Embora o fulfillment seja, por definição, o método pelo qual uma empresa processa um pedido de vendas de acordo com as especificações do cliente, isso não minimiza sua importância. Os clientes têm mais poder do que nunca, estão mais informados e têm expectativas mais altas.
O atendimento eficiente de pedidos (fulfillment) é a chave para a reputação de sua marca, os lucros de sua empresa e sua capacidade de reter clientes.
Sem vendas não há negócio. Sem atendimento de pedidos (processo de fulfillment), não há vendas.
Principais vantagens do Fulfillment
O atendimento de pedidos é uma tarefa crítica de negócios para empresas baseadas em produtos.
Uma operação fulfillment, de atendimento de pedidos, eficiente requer coordenação com vários departamentos e parceiros externos.
Um ERP geralmente desempenha um papel essencial no gerenciamento do processo de atendimento de pedidos.
Uma nova venda quase sempre é algo que vale a pena comemorar, mas o trabalho não é feito até que o pedido seja atendido e o cliente tenha o pedido em mãos. O atendimento do pedido é a tarefa crítica de montar o pedido e despachá-lo para o cliente, além dos processos de suporte que dão suporte a essas tarefas.
O ciclo de vida completo de atendimento do pedido é composto de cinco etapas principais, começando com o sourcing estratégico e terminando com a remessa. Muitos negócios incluem gerenciamento de estoque, gerenciamento da cadeia de suprimentos, processamento de pedidos, controle de qualidade e suporte ao cliente no atendimento de pedidos.
Grande parte do processo de fulfillment pode ocorrer sob o mesmo teto em um depósito bem organizado, dependendo do tamanho do seu negócio. Muitas pequenas empresas lidam com o atendimento de pedidos internamente por meio de um processo simples. As grandes empresas exigem uma estratégia de centro de distribuição multicamadas mais complexa. Mas, em qualquer dos casos, o objetivo principal é entregar ao cliente com eficiência o que ele pediu da maneira mais rápida, confiável e econômica possível.
Processo de fulfillment: como funciona
O processo de fulfillment ocorre em um ou mais centros de distribuição e normalmente envolve gerenciamento de estoque, gerenciamento da cadeia de suprimentos, processamento de pedidos, controle de qualidade e suporte para clientes que precisam relatar problemas ou fazer trocas ou devoluções de produtos.
Entenda a importância do Fulfillment nos negócios
As empresas ganham dinheiro com a venda de bens, produtos e serviços a empresas ou diretamente aos consumidores. Não importa se você é B2B ou D2C, a venda não será concluída até que os itens vendidos sejam recebidos por esse cliente. O atendimento de pedidos é como as empresas concluem a venda e está no centro de todos os negócios.
Os desafios de atendimento de pedidos variam de escassez de suprimentos e problemas de gerenciamento de estoque a falhas na demanda e planejamento de logística a torções na cadeia de suprimentos.
Gestão de inventário
O esgotamento do estoque leva à insatisfação do cliente, falhas na experiência geral do cliente e prejudica a reputação da marca. É difícil para as empresas reparar o dano depois de feito. Mas há exceções: os clientes tendem a perdoar mais se a escassez e os atrasos forem causados por um evento climático generalizado, um desastre natural ou um evento Cisne Negro .
Planejamento de Demanda
Por outro lado, manter muito estoque disponível aumenta os custos de armazenamento e transporte. Também aumenta o risco, uma vez que a demanda por esses itens pode cair antes de serem vendidos. É importante prever e planejar cuidadosamente os níveis de demanda a fim de manter suprimentos adequados em estoque, sem nunca cair muito ou estocar muito de um determinado item.
Planejamento Logístico
Entregas lentas ou ausentes, itens quebrados e embalagens danificadas ou úmidas são fatores que podem prejudicar a reputação e as vendas futuras de uma empresa e, por sua vez, sua lucratividade. É essencial, então, gerenciar cuidadosamente a logística para que o envio não dê errado e os itens não sejam danificados. Simplificando, a satisfação do cliente é muito afetada pela logística, portanto, fique de olho no desempenho de ponta a ponta – ou de depósito para caixa de correio.
Execução da Cadeia de Abastecimento
Ter uma estratégia de cadeia de suprimentos envolve avaliar as compensações de custo versus benefício em termos de escolhas operacionais. Por exemplo, uma empresa pode escolher um único fornecedor para um determinado produto para obter descontos para o volume de compra mais alto.
Essa também é uma boa estratégia para obter status de prioridade com o fornecedor, o que pode fazer a diferença no recebimento das mercadorias no prazo durante os períodos de alta demanda. No entanto, usar um modelo de fornecedor único pode sair pela culatra se algo der errado para aquele fornecedor – de greves de funcionários a desastres naturais e sua própria escassez de suprimentos.
A execução da cadeia de abastecimento (SCE) é o fluxo de tarefas na cadeia de abastecimento. Os aplicativos de software são usados para gerenciar todas as atividades dentro dessa cadeia. Especificamente, gerenciamento de material, rastreamento do status físico e movimento do produto, rastreamento de compartilhamentos de dados e feeds de dados e gerenciamento de informações financeiras – principalmente transações entre todas as partes.
O SCE normalmente envolve o uso de vários aplicativos, como gerenciamento de pedidos, gerenciamento de estoque, gerenciamento de armazém, gerenciamento de transporte e software de logística.
Para cumprir com todos os objetivos de fulfillment, descreva seus objetivos e faça planos detalhados para estratégias de recebimento, armazenamento, processamento de pedidos e remessa. Implemente seu plano e faça os ajustes necessários para refinar e agilizar seu negócio para otimizar seus lucros e melhorar constantemente a satisfação do cliente.
Gostou do conteúdo?
Continue nos acompanhando para mais conteúdos como este. Não deixe de navegar pelo site da Infracommerce e conhecer nossas soluções.