Infracommerce

Infracommerce
B3

Tendências de 2022 para o mercado digital

Tendências de 2022 para o mercado digital

Para não perder as novidades e as oportunidades que o mercado digital oferecerá em 2022, não deixe de conferir as tendências que devem impactar sua empresa este ano!

mercado digital está em constante mudança. Os avanços tecnológicos não param e proporcionam às empresas de diferentes segmentos e portes de mercado uma gama de recursos que prometem melhorar a receita e a experiência do cliente.

Por isso, os empreendedores que desejam ter um bom ano precisam ficar atentos às tendências do mercado digital em 2022. Não só teremos novas tecnologias, pois muitos recursos atuais tendem a passar por processos evolutivos para se adaptar ao mercado e também para atender às necessidades das massas.

Como surgiu e para onde está indo o Mercado Digital?

Nos primórdios da Internet, o sistema estava desatualizado e as páginas eram muito simples. Não havia canais de interação entre a empresa e seus clientes. Tal como acontece com os métodos tradicionais de marketing, a comunicação era unilateral.

A Internet continuou a evoluir e, por volta dos anos 2000, o mercado digital começou a ser estabelecido. O crescimento do número de usuários tem levado as empresas a investir cada vez mais na área, resultando em enormes avanços tecnológicos.

Acompanhando todos esses movimentos e, assim como o mercado digital, estamos em constante evolução, nos adaptando cada vez mais às necessidades das marcas e públicos.

Embora seja sempre reinventado, uma coisa não muda: conteúdo de alta qualidade e extremamente personalizado é a base do mercado digital. Pode até parecer que estamos falando a mesma coisa sempre, mas a coisa certa tem que ser dita para o público certo na hora certa – essa tática é chamada de marketing de conteúdo, que está inserida dentro do marketing digital.

Mas, o que é Marketing Digital e qual a diferença do tradicional?

No marketing digital, com um investimento inicial bem menor, é possível direcionar anúncios para públicos específicos – por localização, gênero, idade, interesses… – o principal: mensurar os resultados das campanhas em tempo real, ou seja, saber como muitas pessoas viram seu anúncio, clicaram nele e compraram.

Ao contrário da publicidade na TV, rádio e outdoors, pela primeira vez, as empresas podem escolher exatamente quem verá um anúncio e ainda saber exatamente qual será o retorno sobre o investimento (ROI).

O que esperar do mercado digital

Crescente influência digital

Nos últimos anos, os influenciadores digitais têm ocupado um espaço muito importante na atração de marcas e conectá-las aos clientes. Artistas e profissionais já presentes na Internet conseguem atingir o público-alvo da empresa de forma personalizada através de uma comunicação mais pessoal e próxima.

A tendência é que ainda nesse ano essa influência cresça ainda mais no mercado digital. As expectativas são uma visão geral de um determinado nicho, não necessariamente os milhares de seguidores que começam a entrar cada vez mais nessa estratégia de marketing. Isso porque as micro e pequenas empresas estão ampliando suas operações e buscando apoio desses influenciadores.

Chatbots com mais espaço no mercado digital

Os chatbots estão em alta e devem ser uma das tendências do mercado digital em 2022. Empregando o melhor design em inteligência artificial, os robôs estão aparecendo cada vez mais no dia a dia dos clientes, proporcionando praticidade e agilidade nas interações.

Em 2022, os chatbots tenderão a forçar a entrada em outros canais de serviço que as empresas usam, como aplicativos, redes sociais, mensagens de texto, telefonemas e e-mails. Como resultado, a automação se tornará uma realidade dentro do contact center, permitindo que os operadores concentrem 100% de seus esforços em questões estratégicas complexas.

A inteligência artificial que alimenta o chatbot dá a ele uma personalidade única que anima a experiência do cliente. Os chatbots melhoram a qualidade das interações com os clientes, proporcionando uma experiência personalizada e agradável.

Aumento das estratégias multicanal

Seu público-alvo não está limitado a um canal. E sua empresa também não pode se limitar.

Dado que tantos canais de mídia social têm profunda penetração no mercado e grande número de usuários, uma estratégia de marketing digital eficaz exigirá uma presença completa e confiante para que seu negócio tenha consistência com base no dia a dia da persona.

Mensagens consistentes espalhadas por vários canais digitais se tornarão cada vez mais poderosas.

União entre inbound e outbound

A capacidade de uma empresa de se adaptar às novas demandas do mercado depende não apenas das inovações que adota, mas também de como usa estratégias já bem-sucedidas de maneiras inovadoras.

Esse é o caso de estratégias que combinam inbound e outbound, utilizando as melhores práticas de cada estratégia projetadas para combinar os esforços de marketing digital com a sabedoria por trás de um departamento de vendas interno totalmente estruturado.

Assim, melhores resultados podem ser obtidos em menos tempo.

Social selling

Vender nas redes sociais não é novidade, mas o formato de social selling é uma forte tendência em 2022. À medida que a publicidade se torna mais cara e as páginas da marca e da empresa têm menos alcance orgânico, é hora dos funcionários se posicionarem como referências no LinkedIn, Facebook e outros sites.

Isso tem muito a ver com a ideia de ter micro influenciadores internos que criam e/ou distribuem conteúdo educacional relevante sobre o mercado empresarial. Eles podem ser profissionais de vendas, marketing ou até mesmo de outras áreas, e é importante manter os seguidores avançando no processo de compra.

Como resultado, métodos de vendas mais precisos podem ser desenvolvidos, pois os profissionais têm uma visão mais clara de quem é o responsável pela tomada de decisões.

Gostou de saber mais sobre as tendências do mercado digital para 2022? Esperamos que esta lista ajude você a se preparar para um ano de sucesso! E caso precise de uma ferramenta para te ajudar nesse processo, a Infracommerce tem soluções para o seu negócio digital.

Acesse e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

Os segredos do One Stop Shop

Muitas pessoas denominam One Stop Shop como um “balcão único”, mas realmente é isso que significa? Um…

Você conhece todos os canais de vendas?

Com tantos canais de vendas à sua escolha, como escolher o canal mais adequado para o seu…

Saiba como corrigir e evitar a ruptura de estoque

Ruptura de estoque pode dar uma dor de cabeça, caso a gestão logística não seja feita corretamente. Vamos…

Precisa de uma solução para sua empresa ou indústria?

Nós ajudamos algumas das empresas que mais crescem do mundo a encontrar novas oportunidades de negócios D2C e B2B.

Com soluções abrangentes em Full Service e Fulfillment, quer saber o que podemos fazer pelo seu negócio?

Fale com um especialista!

Conte-nos sobre seu negócio

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.

Fale com um especialista!