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Você conhece todos os canais de vendas?

Você conhece todos os canais de vendas?

Com tantos canais de vendas à sua escolha, como escolher o canal mais adequado para o seu negócio?

Este é um problema muito comum entre os gerentes. Apostamos que você deve ter se perguntado a mesma coisa, certo?

Afinal, definir o canal de vendas certo pode afetar diretamente o seu negócio. Portanto, devemos escolher com cuidado e analisar alguns fatores.

Em sua empresa, você já parou para pensar nos canais de vendas que utiliza atualmente, sua eficácia e as estratégias que utiliza para maximizar os resultados de cada canal?

Caso contrário, é um bom momento para começar. Para quem já entende a importância dos canais, fique. Aqui vão algumas dicas para ajudar você a divulgar o seu negócio.

Se você deseja não apenas buscar melhores resultados diretamente, mas também indiretamente expandir seus negócios, então é vital se aprofundar neste tópico.

Em outras palavras, você pode alcançar públicos que ainda não são clientes, mas que tenham um grande potencial.

Pronto para aprender mais sobre este tópico? Neste artigo, discutiremos mais sobre o que é um canal de vendas e como escolher o canal certo para sua organização.

Do que se trata os canais de venda?

A empresa vende seus produtos ou serviços por meio de canais de vendas. Com eles, as empresas podem divulgar seus produtos, serviços e soluções ao público.

Por meio dela, os clientes em potencial fazem o primeiro contato com a organização, independentemente de essas pessoas serem atraídas para comprar os produtos oferecidos.

Os canais de vendas também podem ser divididos em canais diretos ou indiretos. Essa mudança vai depender de como o produto chega ao cliente.

De modo geral, esses canais podem ser plataformas (online ou offline), pessoas físicas, parceiros com o objetivo de concretizar vendas ou recursos digitais que aproximam o público da marca.

Agora que você sabe o que são canais de vendas, pode nos dizer quantos canais de vendas sua empresa possui?

Como uma empresa pode contar com vários deles, sugere-se até que não há nada melhor do que sua empresa em todas as formas de consumo de seus clientes em potencial.

Por exemplo, no setor de varejo, temos PDVs, concessionárias, filiais e até quiosques em shoppings. Claro que existem opções digitais, como e-commerce.

Não, os canais de vendas não são necessariamente os canais pelos quais os clientes fazem compras.

Também pode ser uma forma de publicidade que torne a marca amplamente conhecida.

Portanto, mesmo que o público ainda não tenha entrado na fase de compra, ele poderá entender melhor o seu negócio.

Dessa forma, o destinatário de sua mensagem pode realmente se tornar um consumidor.

É por isso que é tão importante entender o que são canais de vendas e quais tipos existem.

Principais canais de venda e seus benefícios

Conhecer os tipos de canais de vendas pode tornar mais fácil entender como incorporar sua empresa em cada canal e até mesmo escolher quais canais realmente se encaixam em seu modelo de negócio.

Nesse ponto, é importante notar que os canais de vendas desempenham um papel importante no gerenciamento da demanda do consumidor por orientação.

Em outras palavras, ao compreender o nível de demanda dos canais de vendas, a distribuição pode ser dividida de acordo com as necessidades e desejos do cliente.

Ao considerar os canais estrategicamente, você não está limitado a vendas mais eficientes, mas também a um controle de estoque e processos de previsão de demanda mais granulares.

Isso significa que a maior motivação por trás da escolha de um canal de vendas nem sempre é o produto em si, mas também pode ser o contrário.

Escolha um canal de vendas que possa efetivamente promover o desenvolvimento de produtos.

Veja as opções principais:

E-mail marketing

email marketing nada mais é do que copiar suas informações para o público.

Com esta ferramenta, você pode falar mais sobre seus produtos e serviços e mostrar as vantagens e benefícios que eles terão.

No entanto, para que resultados concretos apareçam, deve haver uma base sólida para o contato.

Portanto, nem sempre essa é a melhor escolha para canais de vendas online.

E-commerce

Já o e-commerce é mais direto por se tratar de uma loja virtual.

O consumidor pode ver todas as informações sobre o produto ali ou fazer compras diretamente com a marca.

Esse tipo de mídia requer um trabalho mais intenso para desenvolver o site e criar uma descrição dos itens a serem comercializados.

Tudo é responsabilidade da empresa e deve funcionar perfeitamente.

Redes sociais

As redes sociais também podem ser um dos canais de vendas online da sua empresa.

A própria plataforma oferece uma maneira simples e segura de comprar.

No entanto, o canal também precisa de renovação da marca para promover publicações por meio da produção de conteúdo e investimento.

Além disso, algum tipo de participação dos seguidores também é necessária.

Ponto de venda

O canal de vendas mais popular é o ponto de venda. Dependendo do tipo de produto e do tamanho da empresa, isso pode ser uma boa ideia. Os pontos incluem:

– Loja física: é a loja própria da marca. Pode exigir uma grande quantidade de investimento financeiro, como aluguel, contratação de vendedor, móveis, etc.;

– Franquia: neste caso, o franqueado pode vender produtos de outras marcas após o pagamento;

– Distribuidores: revendem os produtos para outras lojas em grande escala. Estão entre o produtor e o consumidor final.

Revendedores

Outro canal de vendas offline são os distribuidores.

Nesse caso, o consumidor final tem um contato direto com o representante de vendas. Tudo é feito por meio de visitas e demonstrações de produtos.

Google Shopping

Para quem deseja aproveitar ao máximo o potencial das plataformas digitais, o Google Shopping é imperdível.

Ele pode ser usado como uma forma de exibir os produtos que você anuncia no Google Ads; portanto, está totalmente relacionado à plataforma de publicidade.

Ao pesquisar por qualquer coisa, você pode ver a existência do Google Shopping. Por exemplo, uma pesquisa simples: “calçados esportivos masculinos”.

Esse carrossel de ofertas é um dos recursos do Google Shopping.

Marketplace

O mercado já é um velho conhecido do varejo. De modo geral, trata-se de comércio eletrônico em grande escala, que funciona como um verdadeiro shopping center, mas online.

Portanto, diferentes marcas fornecem seus produtos de acordo com o layout, sistemas e regras de mercado.

No geral, o benefício do mercado é que o site geralmente tem uma grande quantidade de tráfego orgânico.

Ou seja, é uma opção barata que atrai turistas, o que se traduz no mesmo menor custo de aquisição.

Telemarketing

Como um dos canais de venda mais tradicionais, o telemarketing possibilita um relacionamento mais direto entre vendedores e clientes.

No entanto, as características mais “diretas” do telemarketing são geralmente consideradas intrusivas. Portanto, é necessário usá-lo com muita inteligência.

E aí? Conhecia todos os canais de vendas? Caso tenha gostado, leia os nossos últimos artigos, pode te ajudar no processo.

Acesse a plataforma Infracommerce e conheça nossas soluções! Caso tenha dúvidas, entre em contato com a nossa equipe.

 

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