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Se o ano começa depois do Carnaval, como equilibrar as metas para ter lucro no e-commerce?

O início de ano é sempre um tempo mais ameno para os negócios no geral. É um período em que grande parcela da população aproveita para tirar férias em janeiro, e para cair na folia em fevereiro. Então, o ano “começa” realmente depois do Carnaval, certo? Em partes sim, mas você, como dono de e-commerce, deve se atentar ao seu planejamento anual para não ter surpresas nas vendas de início de ano. 

Para ajudar você a preparar o seu e-commerce para as vendas de 2024, driblando o baixo faturamento de janeiro e fevereiro, separamos algumas dicas valiosas, que você confere a seguir. 

Já para mapear as melhores estratégias para a sua marca no digital, conte com o time de especialistas da Infracommerce. Vamos juntos desbravar o universo das vendas online!   

6 dicas para recuperar as vendas depois do Carnaval

Como já mostramos aqui no blog, o ideal é que você faça um planejamento anual das suas ações comerciais, mesmo que apenas com um esboço inicial de cada campanha que você vai implantar na sua loja online (leia mais aqui e aqui).

Dito isso, o próximo passo é entender o comportamento do seu público-alvo nesse início de ano, incluindo o resultado de vendas em janeiro e fevereiro dos anos anteriores. Então, a partir desses números, é possível estabelecer metas a serem batidas, sempre dentro da realidade do seu modelo de negócio.

Há, também, algumas estratégias que você pode adotar para ter um faturamento que cubra esse período mais baixo de vendas. Veja, abaixo, alguns setores em que você pode apostar para abater os desfalques de início de ano.

1 – Aposte em datas sazonais

As datas sazonais são um ótimo gatilho para tomar fôlego depois do início do ano. Sempre observe quais delas fazem mais sentido para o seu nicho de atuação, e aposte naquelas que já deram algum retorno para o seu e-commerce. No primeiro semestre, essas são as principais datas que podem impulsionar suas vendas online:

  • Dia do Consumidor – 15/03;
  • Dia das Mães – 12/05;
  • Dia dos Namorados – 12/06.

Todas essas datas possuem um viés super comercial, e isso é um prato cheio para o seu e-commerce. Saiba ajustar o tom da comunicação em cada ocasião e ofereça promoções diferenciadas, para que, assim, os clientes recorrentes vejam vantagem em aproveitar as ofertas de todos os eventos. 

2 – Aplique estratégias de preço e promoções

Por falar em ofertas, estabeleça descontos reais na sua loja online. O consumidor moderno pesquisa muito antes de comprar e está cada vez mais exigente. Por isso, não adianta aumentar os preços dias antes da sazonalidade, para depois baixar e ofertar isso como uma promoção exclusiva, ok? 

Outra estratégia é enviar cupons, vouchers e brindes exclusivos para a base de clientes que já compra com você. Isso aproxima o cliente da marca e faz com que ele se sinta especial, e não apenas um consumidor comum. Isso é um trabalho de segmentação de público, que você pode contratar dentro da vertical Infradigital.     

3 – Faça o controle de estoque

Para que todas as suas ações comerciais aconteçam dentro da normalidade, é preciso fazer um controle de estoque eficiente. Com o Multi Warehouse Fulfillment da Infracommerce, você tem uma visibilidade de todos os produtos, em todos os locais de armazenamento, evitando falhas e perdas de estoque ao longo do processo de logística. 

4 – Tenha uma boa gestão logística

Então, para ter um estoque eficiente também é necessário ter uma logística eficiente. Com a Infracommerce, esse quesito também está garantido. Nossa robusta estrutura logística, com 10 Centros de Distribuição em sete estados brasileiros, faz com que os seus produtos cheguem nos quatro cantos do país, com agilidade, redução de frete e custos menores de operação.

Acesse a página da Infralog e saiba tudo sobre nossas soluções de logística (clique aqui). 

5 – Ofereça todas as formas de pagamento digital

Já para um e-commerce ser completo ele precisa oferecer todas as formas de pagamento disponíveis no mercado. Afinal, o PIX, por exemplo, tem se tornado o meio de pagamento mais popular entre os consumidores. E tudo o que é novidade chama a atenção de quem está comprando. 

Tomando o PIX como exemplo, imagine que o consumidor só consegue fazer uma compra online com PIX, já que ele não possui cartão de crédito e não gosta de colocar suas contas no débito. Se a sua loja não tiver o PIX como opção, certamente ele irá procurar outro e-commerce que tem essa alternativa. Percebe que esse é um ponto crucial que pode fazer você fechar ou perder uma compra? Então, se atente a isso.

6 – Utilize os dados a seu favor

Todo esse comportamento de compra pode ser identificado e quantificado com o uso de tecnologias de inteligência de dados. Assim, a partir dos dados é possível personalizar a comunicação e, até mesmo, oferecer uma experiência de compra diferenciada, apresentando uma vitrine que vai de encontro com a preferência de cada consumidor. 

Além disso, o uso de dados também pode auxiliar você com a previsão de demanda, estoque e distribuição, sendo possível automatizar e otimizar processos, trazendo mais retorno para sua loja online, a longo prazo. 

Dica bônus: Conte com especialistas de mercado

Conquiste clientes, aumente seu faturamento e otimize custos com as soluções digitais do maior Full Commerce da América Latina. Aqui, na Infracommerce, você pode contratar uma gestão completa de e-commerce, tanto para B2B quanto para D2C.

Fale com os nossos especialistas e coloque em prática todas as dicas que você conferiu por aqui, no nosso blog. Vamos juntos driblar as adversidades de início de ano e fazer a sua marca decolar no mercado online em 2024!

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