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5 Dicas para evitar abandono de carrinho no e-commerce

5 Dicas para evitar abandono de carrinho no e-commerce

Nos acompanhe nesta leitura que preparamos para você e veja as dicas que separamos para evitar um problema comum que é o abandono de carrinho do e-commerce.

Quando alguém planeja investir em seu negócio de comércio eletrônico, sempre deseja obter o máximo retorno sobre o investimento (ROI) rapidamente. Mas qual é a barreira mais comum que dificulta suas vendas e o processo de alcançar o ROI desejado? É o abandono do carrinho de compras.

Hoje em dia, a taxa de abandono de carrinho aumentou bastante. E tornou-se um fenômeno comum de todo mercado online ou site de comércio eletrônico. A maioria das empresas considera o incidente de abandono de carrinho como um cliente perdido.

Como parte da estratégia de marketing moderna, o cliente perdido do carrinho abandonado é redirecionado para fazer a conversão mais tarde. Isso no final do ano ou mesmo mês pode trazer um número considerável de vendas concluídas para somar no retorno de receita do site de comércio eletrônico.

Mas ainda hoje muitos sites de comércio eletrônico ou mercados online não sabem por que ocorre o abandono de carrinho. Além disso, eles nem entendem a importância de fazer conversões por meio do abandono de carrinho ou como mitigá-las para melhorar as vendas.

5 Dicas para evitar o abandono do carrinho de compras

1. Faça uma loja conveniente para a navegação do carrinho

Às vezes, o visitante se perde procurando os itens desejados e navegando pelos produtos que estão no carrinho. Esse é outro motivo para deixar o carrinho no meio do caminho para muitos usuários.

Portanto, agora, quanto mais conveniente você tornar para o cliente navegar pela loja e comprar os itens que desejar, mais chances haverá de transformá-los em conversão. Existem alguns truques que você pode aplicar para facilitar a navegação da loja para o carrinho.

Tente encontrar e analisar o ponto de desistência de um visitante em seu site. Além disso, certifique-se de que, quando o cliente comprar um produto, seu site não o faça clicar no botão Voltar para tornar a experiência de compra perfeita.

Deixe o carrinho destacado e visível em todas as páginas para que eles possam acessar o carrinho para concluir o processo de checkout sempre que quiserem.

2. Crie seu pedido/formulário de cobrança o mais simplista possível

Como se sabe, ninguém quer perder tempo preenchendo formulários longos enquanto deseja fazer uma compra para o produto desejado. Isso leva a um grande número de abandono de carrinho para a maioria dos e-commerces.

Portanto, gerar um formulário de cobrança/pedido que simplifique todo o processo de checkout melhora totalmente a experiência do usuário do cliente. Isso ainda incentiva mais clientes a concluir o processo de pagamento em vez de deixar o produto apenas no carrinho.

3. Certifique-se de que não há distração durante o checkou: evite o abandono de carrinho

A atenção de um visitante do site pode ser desviada em uma fração de segundo. Portanto, você não gostaria de distraí-los com mensagens pop-up ou outros anúncios promocionais enquanto eles estivessem fazendo o check-out.

Certifique-se sempre de que o cliente tenha zero interrupção depois de carregar um produto no local. Muito atraso no processo de check-out com pop-ups ou mensagens inúteis pode desviar sua mente para outra coisa que os influencia a não concluir o processo de pagamento. Então, bloqueie todas aquelas distrações que possam fazer com que eles deixem o carrinho abandonado e saiam do local.

4. Forneça ao seu cliente vários métodos de pagamento

Suponha que depois de procurar por um tempo em diferentes sites você finalmente encontrou o produto que procurava. Mas logo depois de concluir seu pagamento, você descobre que o site nem sequer possui o gateway de pagamento que você precisa. Isso não seria frustrante para você? Este momento de angústia poderia fazer com que uma visita a esse local nunca mais.

Bem, para evitar essa frustração dos clientes visitantes, você precisa garantir que seu site de comércio eletrônico, se não todos, mas pelo menos tenha todos os gateways de pagamento populares integrados a ele. Isso evitaria qualquer chance de perder clientes recorrentes para comprar no site.

Uma vez que eles veem que existem várias maneiras de fazer pagamentos para seus produtos favoritos no site, isso apenas melhora a satisfação do cliente e os incentiva a concluir o pagamento com mais frequência.

5. Se possível, sempre permitir checkouts de convidados

Agora, nem todo mundo gostaria de continuar com o longo processo de criação de uma conta antes de poder comprar um produto. Embora a maioria dos sites de comércio eletrônico veja esse processo de registro de conta como uma forma de coletar informações valiosas sobre o cliente em potencial.

Mas forçar os clientes a fazer isso pode funcionar contra o seu site em termos de aumentar a taxa de abandono do carrinho de compras.

Um estudo sugeriu que pelo menos 14% dos compradores on-line admitiram abandonar o carrinho porque o site os forçava a criar uma conta antes de concluir a compra.

Agora, isso pode ser um grande desconforto para muitos clientes e, no processo, faz com que eles saiam do site sem nem mesmo prosseguir com o processo de checkout.

Isso é um preço muito maior a pagar apenas para coletar informações do cliente. Portanto, oferecer checkout de convidado ou login social para concluir a compra de um produto pode ser uma boa solução para esse problema, em vez de tornar o processo de checkout mais complexo para eles.

Considerações finais para evitar abandono de carrinho

Seu cliente nunca gosta quando está sendo cobrado extra em nome do custo de envio, impostos ou outras taxas ocultas durante o check-out. É por isso que você deve manter os custos de envio e outras taxas ocultas o mais baixo possível. Melhor ainda se você puder adicionar alguns reais (R$) ao preço original do produto, mas manter o frete e outras taxas gratuitas.

Os visitantes nunca gostam de passar por um longo processo de criação de uma conta para comprar qualquer produto, portanto, permitir o login social ou tornar o processo de criação de conta o mais simples possível é sempre aconselhável agora.

Além disso, você deve manter o processo de check-out o mais curto e preciso possível. Porque a maioria do seu cliente deixa o carrinho no meio do caminho devido ao processo de checkout ser muito longo e complicado.

Comece a reduzir o abandono do carrinho de compras e redirecionar os clientes perdidos de forma eficaz!

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