Infracommerce

Infracommerce
B3

Planejamento para e-commerce: Janeiro é o mês de traçar metas e estratégias

O início do ano é um momento perfeito para todo dono e gestor de e-commerce refletir sobre as conquistas do ano anterior e estabelecer novas metas. É uma oportunidade para definir as estratégias que serão aplicadas ao longo do ano, incluindo as campanhas das datas sazonais, pontos de melhoria na jornada de compra e vários outros fatores que impulsionam a experiência do cliente. 

 

Neste artigo, vamos destacar a relevância desse período para a definição de metas e estratégias que impulsionam o sucesso do seu e-commerce durante todo o ano. Acompanhe!

 

Reflexão sobre o ano anterior

 

Antes de definir novas metas, o primeiro passo para iniciar 2024 é analisar os resultados e aprendizados do último ano. Identificar o que deu certo e o que pode ser melhorado é fundamental para o sucesso das suas ações comerciais nesse novo ciclo. 

 

Assim, fica mais fácil planejar o seu calendário de 2024 partindo das suas experiências anteriores, o que pode incluir não só os resultados que partiram de você, mas também o que os seus clientes trouxeram de feedback em 2023.

 

Definição de metas realistas

 

A definição de metas claras, alcançáveis e alinhadas aos seus objetivos de longo prazo é essencial para o sucesso da sua loja online. Justamente por isso, é extremamente importante fazer o seu planejamento de 2024 já no início do ano. 

 

Para ajudar a traçar metas dentro da realidade do seu modelo de negócio, você pode utilizar a metodologia SMART (Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais). Essa é uma ferramenta útil para estabelecer objetivos claros, alcançáveis e alinhados às metas de longo prazo, facilitando a gestão e o acompanhamento dos projetos.

 

Planejamento estratégico

 

Como já citamos acima, o planejamento estratégico anual é fundamental para orientar as ações do seu e-commerce. É importante criar um plano de ação detalhado, que inclua as metas definidas e as estratégias para alcançá-las. Assim, um planejamento bem estruturado ajuda a manter o foco nas ações estratégicas.

 

Em outro conteúdo, aqui no blog, já trouxemos algumas dicas para você planejar as ações do seu e-commerce para 2024. Por lá, você também confere as projeções de mercado para 2024 e as principais tendências de e-commerce (leia aqui).

 

Ferramentas de organização

 

Existem diversas ferramentas e metodologias que facilitam a organização do planejamento, como agendas, aplicativos de gerenciamento de tarefas, entre outros. Abaixo, vamos destacar alguns desses recursos, mas é importante ressaltar que você deve escolher aqueles que melhor se adequam às necessidades do seu modelo de negócio.

 

  • Missão, visão e valores: Define a direção estratégica da empresa e serve como base para a tomada de decisões e para a motivação dos colaboradores;
  • Análise SWOT: Identifica as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio, ajudando a elaborar estratégias mais eficazes;
  • Plano de Ações: Estabelece as ações concretas que serão executadas para alcançar os objetivos estratégicos;
  • Análise PESTEL: Avalia o ambiente externo e os fatores relevantes que podem afetar o negócio, auxiliando na identificação de oportunidades e ameaças;
  • Metodologia SMART: Estabelece objetivos claros, alcançáveis e alinhados aos objetivos de longo prazo, facilitando a gestão e o acompanhamento dos projetos;
  • Canvas Modelo de Negócio: Visualiza a estrutura da empresa, ajudando a identificar as principais atividades, clientes e fontes de receita.

 

A importância da revisão periódica do planejamento

 

Você já analisou os resultados dos anos anteriores, já definiu metas realistas para o seu negócio, já estruturou seu planejamento anual com as ferramentas adequadas e colocou tudo em prática. Agora, o trabalho está finalizado, certo? Bom, não exatamente, uma vez que é importante revisar o seu planejamento de e-commerce periodicamente.

 

Ajustes sempre serão necessários para se adaptar a mudanças, tendências do momento e novas oportunidades de mercado, mantendo, assim, o foco nas metas definidas agora, no começo do ano.

 

Hora de colocar em prática

 

O planejamento estratégico é uma ferramenta poderosa para alcançar o sucesso do seu e-commerce. Definir metas realistas, criar um plano de ação detalhado, estabelecer prioridades e investir em estratégias de vendas online é essencial para manter a saúde da sua marca no mercado digital, a longo prazo.

 

Para ajudar você nessa jornada, a Infracommerce disponibiliza soluções completas e modulares, que promovem a digitalização do seu negócio com escala, eficiência e inovação. Fale com o nosso time e saiba tudo o que o maior Full Commerce da América Latina pode fazer pelo seu e-commerce.

Entenda o impacto do one stop shop no mercado B2B

Quer saber do que estamos falando quando nos referimos a one stop shop no mercado B2B e…

Você sabe o que é Pipeline de Vendas?

O pipeline de vendas é uma ferramenta com o objetivo de apoiar a equipe de vendas em…

Saiba como fazer análise de concorrente

Tão importante quanto entender seu negócio é saber como fazer análise de concorrente. No Brasil, a…

Quer fazer parte
do seleto grupo
de operações
de e-commerce eficientes e escaláveis?

Entregamos operações de e-commerce de acordo com as necessidades da sua empresa de forma completa ou modular.

Vamos conversar!

Conte-nos sobre seu negócio 

* campos obrigatórios.

Ao me cadastrar concordo em receber novidades sobre e-commerce, varejo e eventos relacionados à Infracommerce.