Infracommerce

B3
svg2

Qual o principal objetivo do Business Intelligence?

Qual o principal objetivo do Business Intelligence?

As empresas que empregam efetivamente ferramentas e técnicas de Business Intelligence podem traduzir seus dados coletados em informações valiosas sobre seus negócios

O papel da inteligência de negócios é melhorar as operações de negócios de uma organização por meio do uso de dados relevantes.

Esses insights podem ser usados ​​para tomar melhores decisões de negócios que aumentam a produtividade e a receita, levando ao crescimento acelerado dos negócios e maiores lucros.

Sem BI, as organizações não podem aproveitar prontamente a tomada de decisões orientada por dados. Em vez disso, executivos e trabalhadores são deixados principalmente para basear importantes decisões de negócios em outros fatores, como conhecimento acumulado, experiências anteriores, intuição e intuição.

Embora esses métodos possam resultar em boas decisões, eles também estão repletos de potenciais erros e erros devido à falta de dados que os sustentam.

Benefícios do Business Intelligence

Um programa de Business Intelligence bem-sucedido produz uma variedade de benefícios comerciais em uma organização. Por exemplo, o Business Intelligence permite que executivos de nível C e gerentes de departamento monitorem continuamente o desempenho dos negócios para que possam agir rapidamente quando surgirem problemas ou oportunidades.

A análise dos dados do cliente ajuda a tornar os esforços de marketing, vendas e atendimento ao cliente mais eficazes. Os gargalos da cadeia de suprimentos, fabricação e distribuição podem ser detectados antes que causem danos financeiros. Os gerentes de RH são mais capazes de monitorar a produtividade dos funcionários, os custos trabalhistas e outros dados da força de trabalho.

No geral, os principais benefícios que as empresas podem obter dos aplicativos de Business Intelligence incluem a capacidade de:

  • acelerar e melhorar a tomada de decisões;
  • otimizar processos internos de negócios;
  • aumentar a eficiência operacional e a produtividade;
  • detectar problemas de negócios que precisam ser resolvidos;
  • identificar negócios emergentes e tendências de mercado;
  • desenvolver estratégias de negócios mais fortes;
  • impulsionar vendas mais altas e novas receitas; e
  • obter uma vantagem competitiva sobre as empresas rivais.

As iniciativas de Business Intelligence também fornecem benefícios comerciais mais restritos – entre eles, tornando mais fácil para os gerentes de projeto rastrearem o status dos projetos de negócios e para as organizações reunirem inteligência competitiva sobre seus rivais. Além disso, as próprias equipes de BI, gerenciamento de dados e TI se beneficiam da inteligência de negócios, usando-a para analisar vários aspectos das operações de tecnologia e análise.

Por que o business intelligence é importante?

Agora você sabe o que é Business Intelligence, do que é capaz, mas a questão permanece; por que o Business Intelligence é tão importante para as organizações modernas? As principais razões para investir em uma sólida estratégia e sistema de BI são:

Obtenha novos insights de clientes

Uma das principais razões pelas quais as empresas estão investindo seu tempo, dinheiro e esforços em Business Intelligence é porque isso lhes dá uma maior capacidade de observar e analisar as tendências atuais de compra dos clientes.

Depois de utilizar o BI para entender o que seus consumidores estão comprando e o motivo da compra, você pode usar essas informações para criar produtos e melhorias de produtos para atender às suas expectativas e necessidades e, como resultado, melhorar os resultados de sua organização.

Visibilidade aprimorada

As organizações de Business Intelligent têm melhor controle sobre seus processos e procedimentos operacionais padrão, pois a visibilidade dessas funções é aprimorada por um sistema de BI. Os dias de folhear centenas de páginas de relatórios anuais para avaliar o desempenho já se foram. O Business Intelligence ilumina todas as áreas de sua organização, ajuda você a identificar prontamente áreas de melhoria e permite que você esteja preparado em vez de reativo.

Informações acionáveis

Um sistema eficaz de Business Intelligence serve como um meio para identificar os principais padrões e tendências organizacionais. Um sistema de BI também permite que você entenda as implicações de vários processos e mudanças organizacionais, permitindo que você tome decisões informadas e aja de acordo.

Melhorias na eficiência

Os sistemas de BI ajudam a melhorar a eficiência organizacional, o que consequentemente aumenta a produtividade e pode potencialmente aumentar a receita. Os sistemas de Business Intelligence permitem que as empresas compartilhem informações vitais entre departamentos com facilidade, economizando tempo em relatórios, extração de dados e interpretação de dados. Tornar o compartilhamento de informações mais fácil e eficiente permite que as organizações eliminem funções e deveres redundantes, permitindo que os funcionários se concentrem em seu trabalho em vez de se concentrar no processamento de dados.

Insights de vendas

As equipes de vendas e marketing desejam acompanhar seus clientes e a maioria utiliza o aplicativo Customer Relationship Management (CRM) para fazer isso. Os CRMs são projetados para lidar com todas as interações com os clientes.

Como eles abrigam todas as comunicações e interações com os clientes, há uma grande quantidade de dados e informações que podem ser interpretados e usados ​​para iniciativas estratégicas. Os sistemas de BI ajudam as organizações em tudo, desde identificar novos clientes, rastrear e reter os existentes e fornecer serviços pós-venda.

Dados em tempo real

Quando executivos e tomadores de decisão precisam esperar que os relatórios sejam compilados por vários departamentos, os dados estão propensos a erros humanos e correm o risco de ficarem desatualizados antes mesmo de serem enviados para revisão.

Os sistemas de BI fornecem aos usuários acesso a dados em tempo real por meio de vários meios, incluindo planilhas, painéis visuais e e-mails programados. Grandes quantidades podem ser assimiladas, interpretadas e distribuídas com rapidez e precisão ao utilizar ferramentas de Business Intelligence.

Vantagem Competitiva

Além de todos esses grandes benefícios, o Business Intelligence pode ajudá-lo a obter informações sobre o que seus concorrentes estão fazendo, permitindo que sua organização tome decisões fundamentadas e planeje empreendimentos futuros.

‍Em resumo, o BI torna possível combinar dados de várias fontes, analisar as informações em um formato digerido e, em seguida, disseminar as informações para as partes interessadas relevantes. Isso permite que as empresas vejam o quadro geral e tomem decisões de negócios inteligentes.

Sempre há riscos inerentes quando se trata de tomar qualquer decisão de negócios, mas esses riscos não são tão proeminentes ou preocupantes ao implementar uma solução de BI eficaz e confiável. As organizações de Business Intelligence podem avançar em um clima cada vez mais orientado por dados com confiança, sabendo que estão preparadas para qualquer desafio que surja.

E você? O que está esperando para implementar o Business Intelligence no seu negócio? Conte com as soluções da Infracommerce!

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

Acompanhe seus clientes até as compras com funil de marketing

Seu funil de marketing fornece mais valor à sua estratégia de marketing quando você entende seus clientes.  Tome decisões…

Dados e Tecnologia são aliados do Varejo

Dados e tecnologia: Quer saber mais sobre o mundo do varejo e o que esperar do…

Como o Google já usa há anos a IA sem você nem perceber

A inteligência artificial (IA) tem sido o assunto do momento em diversas rodas de conversa.…

Fale agora com
nossos
especialistas

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.