Infracommerce – Líder em Full Service na América Latina

Principais metodos de pagamento online

Principais metodos de pagamento online

Nas últimas décadas, temos visto muitos avanços em razão dos métodos de pagamento online. À medida que a adoção do pagamento eletrônico do consumidor disparou, as empresas começaram a seguir o exemplo com a necessidade e os benefícios dos pagamentos eletrônicos.

A transição para pagamentos online pode ajudar sua organização a pagar fornecedores rapidamente, reduzir riscos, aumentar o controle e melhorar a visibilidade. Há uma razão pela qual milhares de empresas de médio porte estão abrindo caminho para um futuro de contas a pagar sem papel, aproveitando os métodos de pagamentos online.

Continue a leitura e entenda!

O que são os métodos de pagamento online?

Os pagamentos online, ou e-payments, são uma forma de fazer transações ou pagar contas online ou por meio eletrônico, sem o uso de cheques físicos ou dinheiro.

Os métodos mais populares de pagamentos eletrônicos incluem cartões de crédito, cartões de débito, cartões virtuais e ACH (depósito direto, débito direto e cheques eletrônicos). Por exemplo, quando um fornecedor realiza um serviço para sua empresa e envia a fatura eletronicamente, o processo de pagamento ao fornecedor via cartão de crédito, cartão de débito e outros, são considerados um pagamento eletrônico.

Com a maioria dos métodos de pagamento online, os custos e taxas associados aos pagamentos B2B tradicionais, como cheques, não existem mais – incluindo despesas com papel, postagem e mão de obra.

Os benefícios dos métodos de pagamento online

Os pagamentos online e os sistemas de pagamentos eletrônicos são altamente benéficos para as empresas e seus fornecedores. No contexto de contas a pagar, os métodos de pagamentos online são vantajosos, pois reduzem custos, melhoram os relacionamentos, aumentam a visibilidade e proporcionam maior segurança quando comparados aos cheques tradicionais. Veja como:

Custos de processamento reduzidos

Quanto mais pagamentos uma empresa pode processar eletronicamente, menos eles gastam em papel e postagem, além do tempo necessário para imprimir, assinar, preencher e enviar cheques. Na verdade, mudar para uma estratégia holística de pagamentos eletrônicos pode reduzir os custos de processamento de pagamentos em até 80%.

Relacionamentos Fortalecidos com Fornecedores

As empresas podem melhorar as relações com fornecedores facilitando pagamentos mais rápidos e seguros que incluem dados de remessa avançados para facilitar a reconciliação.

Maior segurança de pagamento

Os métodos de pagamento online são inerentemente mais seguros do que os cheques em papel, e métodos específicos, como cartões virtuais, oferecem proteção ainda maior contra fraudes. Além disso, os melhores sistemas de pagamento eletrônico incluem recursos e controles adicionais para ajudar a proteger o processo de pagamentos.

Visibilidade aprimorada

Os sistemas de pagamento online fornecem à sua empresa maior visibilidade dos status de pagamento, métricas financeiras e trilhas de auditoria precisas. Além disso, reduzem os custos e a probabilidade de erros na entrada de dados.

Métodos de pagamentos online seguros e eficientes

Quando você faz uma compra, é inevitável sentir um pouco de medo na hora de inserir seus dados. E é lógico, já que o cibercrime existe, qual é a forma mais segura de pagar online?

É bom saber hoje em dia quais são os métodos de pagamentos online que não poupam segurança:

1. Cartões de crédito

Este método de pagamento está protegido contra fraudes graças a um seguro vendido por alguns bancos como parte de seus serviços. Também é fácil reverter uma transação se a ela não seja satisfatória para o comprador. Da mesma forma, permite identificar o vendedor no momento do pagamento e que o banco deposite em sua conta bancária.

2. Serviços de pagamento de terceiros

Na América Latina eles têm sido úteis porque seus usuários não precisam ter cartão de crédito. Eles podem fazer isso afiliando uma conta bancária. A segurança deles se baseia no fato de que você não precisa usar o número do seu cartão ou conta bancária em cada loja com a qual interage.

Quando você faz uma compra usando esse método, basta creditar o valor em sua conta do serviço de pagamento e seu comprador será debitado de lá sem ter acesso aos seus dados financeiros pessoais e confidenciais.

Acesso a operações bancárias via Internet

Todos os pagamentos feitos a partir de uma conta bancária são considerados pagamentos bancários online. Esses pagamentos não exigem a inserção de informações de cartão bancário e podem ser feitos diretamente de uma conta bancária. Uma das principais vantagens deste método de pagamento online é o baixo custo de aceitação de pagamento para os comerciantes.

3. Cartões pré-pagos

Muitos bancos oferecem aos seus clientes e pessoas físicas cartões pré-pagos. Sua segurança se deve a duas razões. A primeira é que ele não está vinculado a nenhuma das suas contas bancárias ou cartões de crédito. Portanto, ao usá-los, você apenas compartilha com a loja as informações do plástico.

Em segundo lugar, você escolhe os fundos para cada compra. Ou seja, você recarrega, compra e se precisar de mais, carrega novamente. Hoje em dia, você pode até recarregá-lo do seu celular.

4. Processador de pagamento

Usar um processador de pagamento como é uma das opções mais seguras. Os clientes têm a possibilidade de realizar suas transações através de cartões bancários (crédito ou débito), transferências, carteiras digitais ou códigos QR.

PIX: um método de pagamento online popular

PIX é um dos métodos de pagamento online e funciona quase da mesma forma que uma transferência bancária, com uma diferença: a transferência é feita em tempo real. É muito rápido!

Ou seja, em transferências como DOC ou TED, a empresa precisa esperar um pouco para receber o valor da transferência, e com o PIX, o valor cai na mesma hora. Não importa se a transferência é feita no final de semana ou a qualquer hora do dia (inclusive feriados).

As transferências podem ser feitas de forma totalmente independente do banco. Para isso, a loja ou estabelecimento precisa fornecer ao cliente uma chave de acesso, que pode ser CNPJ ou outras informações permitidas.

Este modelo de transferência é seguro e em muitos casos gratuito. Alguns bancos cobram taxas muito baixas para quem transfere dinheiro. Mas apenas para o remetente, pois o destinatário renuncia a quaisquer taxas.

5. Débitos diretos 

Empresas baseadas em assinatura preferem débitos diretos porque são uma ótima opção para aceitar pagamentos recorrentes. Os consumidores consentem que os comerciantes retirem automaticamente o valor do pagamento acordado de sua conta bancária, o que é conveniente para empresas e consumidores.

6. Pagamentos móveis

São feitos através de um smartphone, usando um aplicativo de pagamento móvel, como Samsung Pay, PayPal ou outros. Pagamentos móveis podem ser feitos, através de um código QR, ou mesmo por SMS.

Carteiras digitais

As carteiras digitais permitem que os usuários armazenem fundos eletronicamente. Os usuários podem carregar suas carteiras por meio de transferência bancária, operadora de celular ou cartão bancário. As carteiras eletrônicas permitem que os consumidores façam compras on-line de maneira conveniente, paguem contas ou transfiram dinheiro para outras pessoas.

Conheça o método de pagamento online ideal para seu negócio, está na hora de entender como funcionam as soluções Infra.Pay! A Infracommerce planeja a operação de seu e-negócio de forma integrada, focada em resultados, satisfação do seu cliente e omnicanalidade.

O nosso ecossistema digital é baseado nas seguintes soluções: Infra.shop, Infra.data, Infra.pay, Infra.log e Infra.digital. Entre em contato para conhecer nossas soluções!