Infracommerce

Infracommerce
B3

A revolução da forma de pagamento online

A revolução da forma de pagamento online

Ao montar um negócio online, uma das primeiras coisas com as quais você precisa lidar é como o processamento de pagamento online funcionará em sua loja virtual.

E convenhamos, os pagamentos são uma parte muito importante da experiência de compra de qualquer cliente. Tendo isso em mente, sua estratégia de pagamento de comércio eletrônico deve estar lado a lado com sua estratégia de marketing e definitivamente não deve ser tratada como uma etapa secundária.

Neste artigo, você entenderá os fundamentos do processamento de pagamentos para e-commerces.

Boa Leitura!

Pagamento no comércio eletrônico: como funciona o pagamento online?

Embora a indústria de comércio eletrônico cresça exponencialmente a cada ano, ainda há pessoas que não confiam na forma de pagamento online. Um dos principais motivos para isso é o medo de perder dinheiro em operações fraudulentas.

Entendemos que os pagamentos podem ser um pouco confusos e exigem uma quantidade significativa de informações técnicas para serem assimiladas, mas entender como funciona todo o processo de pagamento é essencial se você quiser ser mais assertivo e tomar as decisões de pagamentos mais inteligentes para o seu e-commerce.

Há muita coisa acontecendo desde o momento em que um consumidor clica para comprar um produto em seu site até o ato final de receber o dinheiro em sua conta bancária.

Quando você vende online, você precisa de uma tecnologia, um gateway, que vincule o site da sua loja à instituição financeira que vai receber o dinheiro do seu cliente.

Pagamento online principais funções

No processamento de pagamento online, a operação fica sob a responsabilidade de um processador de pagamentos, que é uma empresa terceirizada que trata das transações entre um comerciante (uma empresa) e um cliente. Simplificando, os gateways de pagamento permitem que os fundos sejam recuperados do cliente para o comerciante por meio de um portal seguro.

Fica mais ou menos assim:

  • O cliente navega pelo seu site, encontra um produto incrível e clica para comprá-lo.
  • O cliente seleciona qual método de pagamento deseja usar para pagar a compra. Dependendo da opção, seu gateway de pagamento coletará as informações de pagamento do cliente e as verificará.
  • O processador de pagamento recuperará o dinheiro e o enviará para uma conta de comerciante
  • Seu cliente recebe o pedido e você recebe o dinheiro na data de liquidação acordada com seu processador de pagamento

Porém, para que todo esse processo aconteça na sua loja, é preciso passar por algumas etapas primeiro.

Obtendo serviços do comerciante

Se você quiser oferecer o pagamento online, precisará de uma conta de comerciante. Trata-se de uma conta que contém o dinheiro coletado de seus clientes antes que o processador o envie para a conta bancária escolhida.

Você pode obtê-lo abrindo um em um banco ou escolhendo um processador de pagamento que fornece tanto a conta quanto os serviços do comerciante, uma solução completa que, entre outras coisas, inclui: obter autorização de transação com empresas de cartão de crédito, coletar fundos de o banco do cliente ou outras instituições financeiras, e enviar-lhe o pagamento.

Se você ainda não possui uma conta de comerciante bancário e optar por contratar uma empresa de processamento de pagamentos, eles configurarão uma para você e fornecerão ao seu site um gateway de pagamento online.

Escolhendo a plataforma de site certa

Vender online requer mais do que apenas ter um gateway de pagamento online, coletando dinheiro de clientes e transferindo-o para sua conta de comerciante e depois para sua própria.

Seu site precisa ser totalmente otimizado para compras online, permitindo que os clientes naveguem, selecionem produtos e os comprem. E para isso você precisa de uma plataforma de comércio eletrônico ou de compras que possa ser integrada a um gateway de pagamento para viabilizar transações de comércio eletrônico.

Portanto, se você está começando do zero ou pensando em mudar sua plataforma para uma que ofereça integração com um processador, dê uma olhada nas plataformas líderes de comércio eletrônico que suportam vários gateways e processadores de pagamento.

Obtendo o processador de pagamento certo

Como pudemos ver, os processadores de pagamento são empresas que permitem que as empresas recebam pagamento online fornecendo uma conexão com a instituição financeira. Mas, esses processadores também executam muitas outras funções.

Os processadores de pagamento verificam a validade das transações com cartão de crédito usando soluções antifraude e seguindo os padrões estabelecidos pelas associações de cartões de crédito para autorizar pagamentos, eles combatem estornos e disputas para você (o que acontece quando um cliente alega que não fez uma compra e quer o dinheiro de volta) e geralmente fornecem suporte ao cliente.

Quais métodos de pagamento online aceitar?

Suas metas de negócios determinarão quais métodos de pagamento online você deve aceitar. Como regra geral, os cartões de crédito e débito são a opção mais popular para qualquer comércio eletrônico. Porém, como dissemos no início do texto, sua estratégia de pagamento deve ser muito bem pensada e considerar todos os elementos do mercado para o qual você está vendendo.

Por exemplo, se você optar por expandir globalmente, provavelmente precisará oferecer métodos de pagamento locais e procurar um parceiro local para aceitar cartões domésticos. Se você está vendendo produtos digitais, a carteira eletrônica é um método essencial para oferecer. Por isso, é necessário um estudo completo dos hábitos dos consumidores para que você consiga atingir a maior parte do mercado.

Cartões de crédito e débito

Não dá para fugir dos cartões de crédito, eles são a forma de pagamento mais utilizada no e-commerce. As solicitações de verificação e transferência são tratadas integralmente pelo gateway de pagamento, que entra em contato com o emissor do cartão para autorizar transações, criptografar as informações do cartão e tratar de questões de segurança, prevenindo e combatendo fraudes.

Bandeiras do cartão de crédito e débito

Existe uma variedade de bandeiras de cartão de crédito e o que determinará qual delas sua loja aceitará é o processador de pagamento que você escolher. Normalmente, Visa e Mastercard são os mais aceitos, seguidos de longe pela American Express.

Antes de fechar negócio com uma processadora de pagamentos, pesquise quais cartões são aceitos para verificar se estão alinhados com sua estratégia.

Carteiras eletrônicas

A carteira eletrônica é a forma de pagamento que mais cresce no mundo. As transações globais de carteira móvel estão em constante crescimento.

Como o nome diz, funciona como uma versão digital de uma carteira, onde os clientes podem cadastrar seus cartões online com segurança e pagar suas compras em um clique.

Cada vez mais ecommerces estão oferecendo este método de pagamento, principalmente por sua fácil integração e autorização em tempo real.

A Infracommerce tem soluções para seu negócio. Quer saber mais? Entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

Erros para não cometer no serviço de atendimento ao consumidor

Falhas no serviço de atendimento ao consumidor podem levar à queda nas vendas e também afetar a…

Black Friday – 2023

Com o fim da Black Friday, é chegada a hora de analisar os resultados da…

Infrapay: Total segurança antifraude e chargeback

A Infrapay oferece tudo o que você precisa para melhorar a análise de risco do…

Precisa de uma solução para sua empresa ou indústria?

Nós ajudamos algumas das empresas que mais crescem do mundo a encontrar novas oportunidades de negócios D2C e B2B.

Com soluções abrangentes em Full Service e Fulfillment, quer saber o que podemos fazer pelo seu negócio?

Fale com um especialista!

Conte-nos sobre seu negócio

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.

Fale com um especialista!