Se você se interessou por esse tema e quer saber mais sobre como funcionam as operações de fulfillment para e-commerce, acesse aqui e fique ligado!
Empresas com logística bem definida são capazes de executar com proficiência os processos operacionais desde o estoque até a entrega ao consumidor final. O software dedicado às estratégias de atendimento é uma opção para empresas que buscam otimizar a logística interna e externa.
Fulfillment é um programa que envolve todos os setores de comercialização de e-commerce. Nosso objetivo é otimizar todos os processos que ocorrem neste campo para que o consumidor fique satisfeito com o que comprou.
Nesse ponto, um software que auxilie no processo de atendimento é fundamental, pois automatiza algumas das funções realizadas no processo de vendas, resultando em entregas mais rápidas e menos erros.
O que é Fulfillment?
Fulfillment é o conjunto de processos logísticos e operacionais envolvidos em vendas online, desde o recebimento do pedido até a separação, embalagem, entrega e pós-venda junto ao consumidor.
Quais são as etapas do fulfillment?
- Estoque
- Separação
- Packing
- Transporte
- Pós-venda
Operações de Fulfillment: a tendência que veio para ficar nos e-commerces
A logística do e-commerce é muito parecida com as lojas físicas. A empresa recebe o pedido no sistema e envia as informações para o depósito para triagem da mercadoria.
Uma vez que a separação é concluída, o processo de embalagem começa. Uma vez embalado, envie o produto adquirido pelo consumidor e poste uma notificação para que ele possa acompanhar o status da entrega. Ao chegar ao consumidor final, encerra o processo de venda de apenas um item.
Esse processo acontece em grande escala todos os dias. Uma ou duas pessoas no armazém não podem gerenciar todo o processo, nem mesmo os chefes de outros departamentos.
É aí que entra o software de repositório do Fulfillment. A palavra em inglês “Fulfillment” refere-se a uma boa organização da logística do e-commerce, implementando um plano mais conciso para que a empresa sempre entregue no prazo.
O software ajuda a implementar essa estratégia, automatizando serviços que antes eram realizados de forma totalmente manual. Troca de informações entre departamentos, armazenamento de informações sobre mercadorias e outros serviços podem ser realizados com apenas um clique no sistema da empresa.
Essa adoção é uma tendência no e-commerce, pois o software Fulfillment otimiza a logística de uma empresa, melhorando a percepção dos consumidores.
Maiores desafios do fulfillment no e-commerce brasileiro
Embora o fulfillment seja uma estratégia ideal para o e-commerce, muitas pessoas ainda não sabem como organizá-lo e lidar com os desafios diários.
Em primeiro lugar, existem dificuldades óbvias no cálculo do estoque. Muitas vezes, o estoque no almoxarifado não corresponde ao que foi registrado na última reunião. Isso prejudica as vendas, pois o consumidor pode adquirir produtos pelo site e não ter itens disponíveis para entrega.
Outro desafio muito potencial é a logística de transporte. A falta de atenção ao envio e à terceirização por parte de empresas não confiáveis pode levar os consumidores finais a ficarem insatisfeitos com produtos atrasados ou defeituosos.
Mas se houver um software por trás dele para ajudar a organizar e rastrear remessas, tudo isso pode passar pelo processo de otimização.
Como otimizar o fulfillment no e-commerce
Independentemente de a sua empresa contar ou não com um parceiro terceirizado, sempre há oportunidade para otimizar as etapas de fulfillment. Lembre-se: melhoria contínua é chave!
Aqui vão alguns pontos de atenção:
Busque uma plataforma de e-commerce eficiente
Sua plataforma de e-commerce deve ter integrações eficazes. Você está conectado aos principais softwares de ERP, API e controle de estoque?
A plataforma Infracommerce possui todas as funcionalidades para facilitar a organização dos pedidos. Com ele, sua equipe pode gerenciar muitos processos de atendimento, como estoque e remessa.
Faça uma boa gestão de estoque
É preciso garantir que os produtos de maior giro estejam sempre disponíveis, seja em armazém próprio ou de um terceiro. Fique atento ao fluxo de reposição de estoque!
Se for contratar uma empresa de fulfillment, escolha os produtos que já vendem bem. Assim, o estoque não fica parado com o parceiro, afinal você estará pagando por isso.
Também é importante facilitar a identificação dos produtos, como marcações para tamanhos e cores diferentes. Desta forma, você evita confusões com códigos e SKUs.
Fique atento aos canais de atendimento
Como vimos, as empresas de atendimento prestam atendimento ao cliente. No entanto, é possível que os consumidores tenham ativado sua loja por meio de outros canais, como as redes sociais.
Certifique-se de que sua loja tenha canais de fácil ativação e uma equipe de atendimento que entenda o processo de logística reversa. Uma boa plataforma de e-commerce e ERP é essencial!
Mensure os resultados
Por fim, é fundamental mensurar o funcionamento do seu fulfillment. Aqui vão alguns indicadores que você deve acompanhar:
- Quantidade de pedidos e envios feitos pela loja em um determinado período;
- Tempo médio entre o pedido e a expedição, além, é claro, da entrega;
- Número de pedidos devolvidos, extraviados e danificados
Tais métricas ajudam a avaliar a agilidade do serviço como um todo e os problemas mais frequentes.
Benefícios da terceirização do fulfillment
Se você não pode aplicar uma estratégia de atendimento por conta própria, pode contratar uma empresa especializada em logística de comércio eletrônico. Assim, ao entregar parte do serviço para outra pessoa, a tarefa fica mais leve e o processo acontece mais rápido.
Mas, afinal, quais são os benefícios de terceirizar esse serviço?
Primeiro, você pode reduzir os custos de envio e operação. Os contratos com empresas terceirizadas deduzem a remuneração dos funcionários especializados em ações e outras organizações setoriais, bem como as despesas de transporte próprio.
Para verificar todas essas informações e acompanhar as tarefas executadas pela empresa contratante, basta um software Fulfillment programado para essas funções.
Falando em tecnologia, você pode investir no software de Fulfillment para acompanhar outros departamentos mais estratégicos, já que existem empresas terceirizadas fazendo a logística das operações.
Conte com as soluções da Infracommerce para otimizar sua logística com fulfillment!