Infracommerce

B3
svg2

Por que a logística reversa é importante para o e-commerce?

A logística reversa no e-commerce é uma das estratégias que pode representar o sucesso ou o fracasso do seu modelo de negócio. Isso porque essa etapa de pós-venda é crucial para a experiência do cliente. 

 

Imagine que o consumidor que pede a troca ou devolução de um produto já teve algum problema com o pedido, seja por alguma característica do item que o fez desistir da compra ou por alguma avaria na entrega. Então, quando o cliente entra no fluxo de logística reversa, ele já não está tão satisfeito com a sua escolha. 

 

Por isso, esse é o momento de conquistar, ou melhor, reconquistar a sua clientela. Para ajudar você nesse processo, separamos as principais vantagens da logística reversa para e-commerce. Já para aplicar as melhores estratégias de logística com eficiência e assertividade, contrate as soluções da Infracommerce.      

 

O que é a logística reversa?

 

A logística reversa de pós-venda acontece quando o cliente devolve uma mercadoria para a loja online onde ele comprou o item. O e-commerce, então, deve receber o produto de volta, sendo o responsável por arcar com os custos de frete. 

 

Geralmente, essa logística feita na “contramão” é realizada por meio de uma transportadora ou pelos Correios. Assim, há algumas possibilidades de devolução:

 

  • Logística reversa domiciliar ou de coleta: Nesse caso, o e-commerce envia um colaborador até a casa do cliente para retirar o produto, o que pode ser feito por meio de visita agendada;
  • Logística reversa em postos de coleta: Aqui, o cliente leva o produto para algum estabelecimento comercial, loja parceira ou até mesmo para os Correios;
  • Logística reversa simultânea: Acontece quando o cliente devolve o produto e, ao mesmo tempo, já recebe uma nova mercadoria no lugar.  

 

Independente da modalidade escolhida, é importante que a loja online deixe as regras da Política de Troca e Devolução acessíveis e de fácil entendimento para o cliente. Afinal, esse é um procedimento assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor, que estabelece os seguintes pontos:

 

  • O cliente tem um prazo de até sete dias para desistir de uma compra por arrependimento;
  • Por defeito de fabricação, esse prazo é estendido para 30 dias (produtos perecíveis) e 90 dias (produtos não perecíveis).

 

Vantagens da logística reversa para e-commerce

 

Para quem faz a gestão de um e-commerce, sabe que é essencial ter uma Política de Trocas e Devoluções bem definida. Mas, você sabe quais são os impactos dessa etapa da jornada de compra na saúde da sua loja online como um todo? Confira, a seguir.

 

1 – Oferece uma experiência logística completa

 

Tendo o controle da logística reversa, ou contando com um parceiro logístico para fazer o procedimento, você tem a possibilidade de oferecer uma experiência 360º para o seu cliente. Para isso, é necessário ter um planejamento bem estruturado de ponta a ponta da operação, se antecipando principalmente em datas onde há um aumento de vendas, como é o caso do Natal e da Black Friday.  

 

2 – Contribui para a redução de custos

 

A boa gestão da logística em todas as suas etapas, do armazenamento, distribuição, entrega, até o pós-venda, é essencial para reduzir custos. Quando você tem um planejamento, uma equipe treinada, e um fluxo logístico bem estruturado, o recurso que você emprega para fazer as trocas e devoluções já está previsto dentro da operação. Além disso, os produtos que voltam em bom estado podem retornar para venda em uma seção de outlet, por exemplo.   

 

3 – Ajuda a identificar pontos de melhoria 

 

Ao monitorar a operação de logística reversa e analisar dados, a partir de uma torre de controle, é possível identificar os motivos pelos quais os clientes estão devolvendo os produtos. Com esses insumos, você consegue destacar pontos de melhoria para o setor de logística, e até mesmo para outras áreas que envolvem o fluxo de venda. 

 

Por exemplo, se um determinado produto está com alto volume de troca mesmo sem ter nenhum defeito, pode ser que a sua descrição não esteja tão completa. Então, se resolvido, esse problema que envolve um processo inicial de cadastro, reflete no pós-venda.

 

4 – Garante a satisfação do cliente

 

Depois de todos esses benefícios, é claro que os seus esforços de logística podem ser reconhecidos pelo cliente. Afinal, quando os processos do seu e-commerce acontecem de forma planejada e assertiva, as chances de fidelizar os consumidores são maiores. Lembre-se que o público que chegou até a etapa de logística reversa pode ter passado por alguma frustração durante o processo de compra, então, ele deve ser tratado da melhor forma possível.

 

Hora de implementar essa estratégia

 

A logística reversa é uma das soluções oferecidas dentro do ecossistema da Infracommerce. Com uma estratégia eficiente, ágil e eficaz, garantimos a execução do procedimento em até 48 horas. Ao contratar nosso time, a satisfação do seu cliente é garantida em todas as etapas da jornada de compra. 

 

Fale com os nossos especialistas em logística e saiba como contratar os serviços. Tenha todos os benefícios de estar no maior Full Commerce da América Latina. Venha para a Infracommerce! 

Experiência do cliente: Entenda os benefícios para seu negócio

A experiência do cliente é essencial para o seu negócio. Sendo assim, é necessário focar…

Delivery Hub: veja como funciona o sistema de entrega

Delivery Hub: Ao comprar, o tempo e o custo de envio são os fatores mais…

As maiores vantagens de ter um marketplace online nos dias de hoje

Se você ainda está procurando ideias para iniciar um marketplace, aqui estão as melhores vantagens…

Fale agora com
nossos
especialistas

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.