Operação de e-commerce: mostramos algumas táticas para otimização, que farão com que suas caixas registradoras aumentem mais rápido do que nunca.
Uma jornada perfeita do cliente de e-commerce tem tudo a ver com a transição de “comprar” para “experimentar”. A chave para o crescimento do seu negócio online é permitir que seus clientes explorem, decidam, compartilhem e aprendam com a experiência deles.
Ao longo dos anos, os testes A/B de e-commerce evoluíram de um simples estudo comparativo para um processo apoiado por uma abordagem orientada a dados. Empresas e proprietários de sites podem utilizar essa abordagem em todas as etapas da jornada do cliente.
Como ter uma operação de e-commerce otimizada?
1. Use o histórico de navegação para recomendações personalizadas
Você sabia que 45% dos compradores on-line são mais propensos a comprar em uma loja de e-commerce que oferece recomendações personalizadas? Portanto, se você não está aproveitando o histórico do usuário em sua loja online para fornecer uma experiência de compra personalizada e redirecionar seus clientes, provavelmente está perdendo uma enorme oportunidade de aumentar sua taxa de conversão.
As recomendações de produtos são a tática definitiva de otimização para operação de e-commerce que você precisa incluir em sua estratégia. Acompanhe os dados do usuário, como localização, fontes de tráfego, preferências, histórico de compras, para que você possa destacar os produtos que estão no topo das mentes de seus clientes.
2. Tenha um carrinho de compras persistente
Sabe aqueles widgets que ficam no canto inferior direito da página inicial? Sim, esse é o seu carrinho de compras pré definido. Esses itens são adicionados ao carrinho há dias e, como você pode imaginar, o carrinho ainda fica intacto com os itens. O que você acha que acontece nesse caso?
Um cookie de longo prazo é estabelecido quando o site de e-commerce é aberto. E agora, o carrinho pode ser visualizado durante as sessões subsequentes por um determinado período de tempo.
Uma porcentagem significativa de varejistas on-line emprega carrinhos de compras persistentes, pois influencia positivamente a decisão de compra dos compradores. Isso ocorre porque 56% dos visitantes tendem a guardar seus carrinhos para mais tarde e levam dias ou semanas para concluir a compra, e você precisa garantir que seus carrinhos estejam intactos quando retornarem.
3. Aposte nos carrosséis giratórios
Outro ponto são os carrosséis que ajudam você a exibir mais produtos, ofertas e promoções. No entanto, eles também tendem a incomodar seus visitantes e tendem a desacelerar seu site, pois não são compatíveis com SEO. Em vez disso, atenha-se às boas e velhas imagens estáticas atraentes ou use carrosséis que permitem que a rotação automática pare ao passar o mouse.
4. Oferte “Frete Grátis” (ou Taxa de Envio) nas Páginas do Produto
Altas taxas de envio são uma das principais causas de abandono de carrinho , e nenhuma taxa de envio é o que os sonhos de compras são feitos.
As empresas com operação de e-commerce que oferecem frete grátis têm várias vantagens sobre aquelas que não oferecem.
Mas todos nós temos nossas limitações financeiras. Se você cobrar pelo frete, mencione esse custo antecipadamente.
5. Traga todas as ‘formas de economizar’ sob o mesmo teto
Se houver várias maneiras de reivindicar descontos ou brindes em seu site – por meio de códigos de cupom, pontos de fidelidade e recortes de jornais – crie uma barra ou menu único para eles. Na crise que estamos passando no momento, os clientes vão derramar uma lágrima ou duas por pura gratidão e sempre vão te amar por ser uma empresa que pensa no todo.
6. Fornecer suporte por bate-papo ao vivo
Um software de bate-papo ao vivo eficaz oferece uma experiência de usuário perfeita, abordando confusões e dúvidas de forma instantânea e conveniente, deixando menos espaço para desistências. Além disso, ligar para o suporte ao cliente repetidamente é a última coisa que um usuário que tenta fazer uma compra online deseja. Se você está pensando em eficiência no atendimento ao cliente, pense no chat ao vivo. Guie aquele visitante relutante que ficou confuso sobre vários elementos iniciando uma sessão de bate-papo útil.
7. Fornecer Visão 360° dos Produtos
Imagens de produtos maiores aumentam as conversões. Mas você provavelmente já sabe disso. Dê um passo à frente e forneça uma visão de 360° de seus produtos. Deixe seus clientes sem dúvidas. Dê a eles uma experiência mais próxima da vida real com uma visão de 360° dos produtos. Isso lhes dará a confiança em seus itens que as descrições dos produtos por si só não podem fornecer.
8. Não confie cegamente nos selos de confiança
Os distintivos de confiança funcionam como quebra-gelos. É ao ver esses selos que um visitante de primeira viagem começa a considerar seriamente uma compra.
Você pode estabelecer uma garantia real de segurança para seus visitantes usando apenas os selos de confiança amplamente reconhecidos.
Exibir uma dúzia de selos de confiança não tão reconhecidos apenas parece que você está impondo uma falsa sensação de segurança. Para ter uma boa operação de e-commerce você precisa selecionar bem os selos que terá em seu site.
Quais as vantagens de ter uma operação de e-commerce eficiente?
A eficiência está diretamente ligada ao sucesso de qualquer negócio. Mas em um mercado tão competitivo como o e-commerce, focar na organização pode ser um diferencial.
Quando a sua equipe trabalha de maneira ágil, com processos e recursos bem alinhados, isto se reflete no atendimento. Como resultado, os clientes ficam satisfeitos e a fidelização se torna mais fácil.
Operar com eficiência também ajuda a reduzir a chance de falhas comuns. Assim, você evita retrabalho, prejuízos e frustração do cliente.
Por fim, uma operação eficiente é sinônimo de tempo para focar no que realmente importa. Com um bom sistema de gestão, por exemplo, o lojista pode acompanhar métricas, relatórios e tomar decisões que contribuam para o crescimento da loja.
A Infracommerce tem soluções ERP focados em negócios e suas necessidades. Para lojas virtuais que buscam alto volume de vendas, ferramentas de crescimento por meio de operações robustas e otimizadas. Entre as características mais importantes, destacamos a integração completa com as principais plataformas, centros de mercado e operadores logísticos do mercado.