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Como a multicanalidade pode impactar nos negócios?

Como as empresas devem interagir com os clientes para anunciar e vender seus produtos e serviços? A multicanalidade é uma saída inteligente. 

As possibilidades para divulgar sua marca, anunciar um negócio e vender seus produtos são realmente infinitas graças à web. Diferentes táticas e plataformas de marketing podem ser aproveitadas para interagir e envolver uma ampla gama de consumidores de várias maneiras.

O objetivo da multicanalidade é usar vários canais de marketing para garantir que as mensagens cheguem ao público-alvo. Dê aos consumidores uma escolha e permita que eles comprem quando e onde quiserem.

 

Entenda como a multicanalidade pode impactar os negócios

A multicanalidade baseia-se no fato de os clientes estarem muito mais propensos a decidir comprar um produto ou solicitar um contato, isso depois de terem obtido informação por vários meios e de terem interagido com diferentes pontos de contato.

É possível interceptar o usuário explorando vários canais de distribuição, como e-mail, mídia social, mensagens de texto, notificações push, Google Ads e, também, por meio de publicidade off-line.

Antigos métodos de marketing, como impressão de folders, telemarketing ou transmissão em rádio e TV, não são mais a única estratégia de marketing multicanal.

O marketing evolui de mãos dadas com a mudança dos gostos dos clientes e com as preferências por certos meios de comunicação.

 

As vantagens da multicanalidade 

A tecnologia empoderou o consumidor, colocando-o diante da possibilidade de realizar quase qualquer ação com apenas alguns cliques, não apenas 24 horas por dia, mas também 7 dias por semana. 

Em outras palavras, é o cliente quem decide quando e como interagir durante uma relação comercial. E essa interação pode ser com um comércio eletrônico, banco, seguradora, organização de telecomunicações, grupo de serviços públicos ou qualquer outra entidade.

No entanto, se um consumidor receber uma mensagem que não seja relevante para ele, seja pela mídia errada ou na hora errada, a experiência do cliente será afetada.

As comunicações com os clientes evoluem rapidamente e todas as empresas devem responder à dinâmica e às necessidades dos utilizadores. Portanto, se uma empresa deseja realmente maximizar o impacto das comunicações digitais, ela precisa reconhecer as tendências.

Investir em multicanalidade para interceptar e atrair a atenção do consumidor pode ser competitivo, mas certamente tem várias vantagens Então, aqui estão alguns benefícios imediatos que você pode esperar de uma forte estratégia de comunicação multicanal:

Reconhecimento da marca

Ao interagir em várias plataformas, os usuários se familiarizam com as informações e reconhecem aquela marca ou determinado produto com mais facilidade.

Principais conversões

Estar disponível por meio do canal escolhido pelo cliente alinha diretamente sua marca com níveis mais altos de engajamento e conversões.

Expandindo o alcance do seu conteúdo 

Se você investe em conteúdo de qualidade, mas não o distribui adequadamente, não está maximizando seu retorno. Espalhe conteúdo além do seu site em vários canais, como e-mail, social, afiliados e etc. Isso ajudará a aumentar a autoridade da marca e a expandir os negócios.

 

Elementos fundamentais para a multicanalidade

Para os profissionais de marketing, a multicanalidade é estar sempre onde os clientes estão. Significa usar uma variedade de canais para se comunicar com seu público.

Hoje em dia, esses canais estão se multiplicando e as preferências e hábitos do consumidor continuam a se mover online.

Para atingir seu público-alvo, você precisa entender qual estratégia de comunicação corporativa usar e quais canais vão trazer o melhor aproveitamento.

Partimos do conceito de que uma empresa, uma marca ou um negócio deve estar onde seus clientes estão. Se houver um canal de comunicação emergente que os clientes estão usando, a empresa precisa estar lá, mesmo que você esteja aproveitando outras possibilidades.

A multicanalidade é baseada na escolha do consumidor. As empresas devem priorizar a experiência do cliente, tornando mais fácil para os consumidores comprarem em seus canais preferidos.

Ter uma abordagem multicanal significa descobrir como tirar o “esforço” da experiência do cliente.

Para criar reconhecimento da marca, oferecer uma experiência de compra gratificante e um atendimento ao cliente que satisfaça os desejos do consumidor, os profissionais de marketing precisam orquestrar campanhas integradas.

O marketing multicanal eficaz aproveita os pontos fortes e fracos exclusivos de cada canal para, assim, capturar a atenção de seu público-alvo. Compreender um canal e se engajar no momento certo é a chave para construir relacionamentos lucrativos e duradouros com o cliente.

Na Infracommerce, você encontra a solução perfeita para o seu negócio. Conheça nossas verticais de atuação: Infrashop, Infradata, Infrapay, Infralog e Infradigital.

 

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