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Dicas para aumentar vendas de forma orgânica

Dicas para aumentar vendas de forma orgânica

Neste artigo, desenvolvemos algumas dicas para você aumentar vendas de maneira orgânica em seu comércio. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema.

Vitórias rápidas são cruciais para qualquer estratégia de crescimento. Eles criam impulso e financiam investimentos para iniciativas de crescimento de longo prazo. Corte de custos, aquisição e reestruturação são ferramentas importantes para melhorar os ganhos de curto prazo, mas muitas vezes distraem as organizações de gerar receita organicamente.

Ganhos de receita imediatos e direcionados ao cliente geralmente são negligenciados na busca por ganhos rápidos. Quando combinados com a redução prudente de custos, eles geram resultados tangíveis e mantêm os funcionários focados no cliente. Eles também constroem as competências de marketing, vendas e inovação necessárias para crescer ainda mais rápido no futuro.

Aumentar vendas: o que é crescimento orgânico de negócios?

O crescimento orgânico dos negócios é alcançado usando seus recursos existentes para expandir seus negócios. Por outro lado, o crescimento inorgânico é feito por meio de fusões, aquisições e aquisições.

O crescimento orgânico é um método fundamental para gerar resultados tangíveis, manter os funcionários focados nos clientes, desenvolver o marketing, expandir as vendas e inovar.

Confira 10 maneiras de impulsionar organicamente o crescimento dos negócios:

1. Aumentar vendas para seus melhores clientes

É fácil acreditar que seus maiores clientes também são seus melhores clientes. Mas, geralmente, é um mito. Uma análise da contribuição para o lucro, custo para servir e potencial de crescimento orgânico pode destacar os principais clientes dignos de um foco intenso em toda a empresa. Pode-se dizer, também segundo especialistas, que esse tipo de pressão faz com que em apenas 10 a 20 por cento da base de clientes (os melhores clientes) aumentar o lucro líquido em 5 por cento ou mais.

2. Aproveite ao máximo os novos relacionamentos com clientes

Os primeiros dias de um novo relacionamento são críticos e, no entanto, uma das partes mais negligenciadas da experiência do cliente. Clientes de todas as categorias expressam consistentemente a maior vontade de comprar mais e experimentar produtos diferentes logo após entrarem a bordo. Por que não aproveitar esse período de lua de mel, oferecendo mais produtos, serviços e acessórios?

Há um benefício a longo prazo também. Nossos estudos em nome dos clientes descobriram que, em média, os clientes que fazem uma segunda compra dentro de 90 dias após a primeira compra são mais que o dobro do valor vitalício do cliente médio.

3. Concentre-se em sua equipe de vendas

Para um impacto imediato, adicionar ou reforçar a equipe de vendas é um dos impulsionadores mais eficazes do crescimento orgânico. Isso é especialmente verdadeiro em setores com vários canais de vendas. Ao invés de cortar custos, é mais vantajoso adicionar vendedores ao seu mercado de maior crescimento. Há benefícios vistos também em empresas que não aumentaram o número de funcionários, mas redistribuíram os recursos existentes, usando melhor treinamento e melhores processos. A reimplantação de recursos gera um retorno quase instantâneo em relação ao retorno típico de novas contratações de vendas.

4. Otimize um próximo lançamento

Muitas extensões de linha e poucos blockbusters programados para lançamento no próximo ano? Priorizar as introduções mais importantes e focar na execução é uma das maneiras mais simples de aumentar organicamente a receita. Não criará best-sellers, mas evita que uma infinidade de pequenos lançamentos diluam o impacto entre os clientes.

Isso não acontece com a frequência que deveria porque exige diligência diária e disposição das equipes funcionais para trabalharem juntas. Mas quando os líderes se concentram em prioridades multifuncionais, o tempo de lançamento no mercado melhora uma média de 20 a 30%, principalmente por evitar os atrasos que se acumulam em organizações sobrecarregadas. Esses ganhos exigem pouco ou nenhum investimento incremental.

5. Aumente os preços estrategicamente

Embora os aumentos gerais de preços possam ser desaconselháveis ​​em mercados competitivos, geralmente há grupos de clientes ou grupos de produtos que podem suportar um aumento de preço sem diminuir a demanda. Nossos clientes identificaram repetidamente 20% de suas linhas com menor elasticidade devido a um conjunto competitivo diferente ou a diferentes perfis de compradores. Aumentos seletivos de preços são um dos movimentos mais rápidos e de menor risco que uma empresa pode tomar, porque quase todos os benefícios fluem para o resultado final e o investimento em análise leva apenas algumas semanas.

6. Implemente uma estratégia de mídia mensurável

Dados insuficientes não são desculpa para não poder avaliar o impacto dos investimentos em mídia ou para não realizar a análise do mix de marketing. Se a mídia não for mensurável, mude a mistura para a mídia que seja. Se for mensurável, investigue e comece a otimizar. Descobrimos que as empresas que transferiram os dólares de marketing para mídias digitais conseguiram lançar, testar e aprender rapidamente novas propostas de valor e preços, o que pode adicionar 10 a 15% de receita incremental.

7. Considere a mudança organizacional

A mudança organizacional pode definitivamente resultar em maior eficiência de trabalho e aumento de produtividade, mas lembre-se de que a reestruturação em toda a organização é incrivelmente desgastante para líderes e funcionários – ela cria agitação e geralmente demora um pouco para compensar.

As dependências multifuncionais necessárias para inovar, vender e comercializar são facilmente interrompidas – portanto, avalie suas metas e seus cronogramas antes de decidir agitar o barco agora ou se precisa se concentrar no crescimento de curto prazo.

Se seu objetivo principal é o crescimento orgânico de longo prazo, considere uma mudança organizacional. Mas se a sua prioridade é o crescimento do negócio a curto prazo, concentrar-se em incentivar e apoiar o trabalho de equipes multifuncionais informais terá um impacto maior.

8. Atualize os produtos mais vendidos

Quando os tempos estão difíceis, os líderes da cadeia de suprimentos querem que a força de vendas se concentre em produtos com estoque excessivo. As finanças se preocupam com as margens. E a engenharia de produto olha para o que há de mais novo – mesmo que não tenha um benefício. Não se entregue. Pegue seus produtos mais vendidos e concentre-se em vender mais deles.

Encontre maneiras de atualizar os produtos por meio de cores, materiais e embalagens.

Explore novos caminhos de marketing por meio de merchandising mais brilhante, mensagens mais nítidas e promoções mais inspiradas.

9. Reformule seu discurso para aumentar vendas

Geralmente, são apenas alguns membros altamente qualificados da equipe de vendas que produzem a maior parte das vendas incrementais. Use sua experiência e compreensão do cliente para retrabalhar o argumento para o resto da equipe. Um tom mais nítido, principalmente quando muda o foco para os problemas do cliente e oferece soluções, pode ter um retorno imediato do crescimento orgânico e, consequentemente, aumentar vendas.

10. Estabeleça metas concretas e recompense o sucesso

É incrível o que as pessoas podem fazer se tiverem um objetivo concreto de acelerar um lançamento ou introduzir uma iniciativa importante. O redesenho detalhado do processo pode ser crucial para melhorias de velocidade de lançamento no mercado a longo prazo. Mas, no curto prazo, não há substituto para pedir que as equipes sejam mais rápidas, comemorando seu sucesso e recompensando-as pelo esforço adicional. O molho secreto?

Os líderes de crescimento dessas empresas dedicam tempo para encontrar e desobstruir os gargalos administrativos e de processo que suas equipes estão enfrentando.

Além do poder de aumentar a receita no curto prazo, as vitórias no crescimento orgânico  também fornecem informações importantes sobre seus clientes e sua motivação. Esse foco no cliente ajudará a aprimorar sua estratégia a cada passo do caminho.

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