Sabemos que o crescimento é o plano de toda empresa. Mas vivemos em um mundo com tanta informação que fica cada vez mais difícil encontrar as melhores oportunidades.
A lógica é simples: à medida que os compradores continuam adotando novas ferramentas digitais, eles também procuram mais informações – sejam online ou representantes de vendas – para tomar melhores decisões. Isso exige que as equipes também estejam preparadas para contar com tecnologias que tragam vantagem competitiva.
Mas não adianta pensar em uma nova ferramenta ou tecnologia sem antes entender o objetivo principal que ela precisa atingir para melhorar a performance de vendas, que precisa ser apenas uma: melhorar a comunicação com os clientes.
O maior diferencial que a tecnologia proporciona é manter uma comunicação constante e direcionada para solucionar os problemas que os clientes enfrentam. Aproveitar o potencial de ferramentas para esse fim é a abordagem ideal.
Estratégias comerciais que melhoram a performance de vendas
Cada estágio do ciclo de negócios é fundamental para o sucesso da performance de vendas e da empresa como um todo. É importante ter as informações para responder às seguintes questões:
- Como seus prospects chegam até você?
- Quanto às ferramentas usadas ou a falta delas: o que o time está utilizando?
- Qual o canal de aquisição que mais ajuda na conversão de vendas?
- Não usar nenhum recurso está ajudando?
- Você sabe qual a produtividade do seu vendedor?
- Quantas oportunidades qualificadas você precisa para bater a meta?
- Você conhece e entende bem seu processo de vendas?
- Você sabe o que causa uma venda na sua empresa? Ou por que você está perdendo negócios?
São esses dados que vão apontar como sua estratégia está progredindo e trazer insights valiosos para o planejamento de vendas. O primeiro passo aqui é avaliar a organização do banco de dados por meio de ferramentas inteligentes que permitem o cruzamento automático de informações, filtrando o que é mais relevante para sua estratégia de negócios.
O papel da tecnologia para otimizar as estratégias de performance de vendas
Como mencionado, com a ajuda de ferramentas inteligentes, é possível uma interpretação mais precisa dos dados para melhorar a performance de vendas. Isso é o que chamamos de inteligência de negócios, e consiste em um processo de tomada de decisão baseado em dados que realmente leva a um resultado desejado.
Para você ter uma ideia melhor de como essa ferramenta inteligente funciona na prática, vamos dar uma olhada em algumas de suas vantagens:
- Equipes alinhadas e produtivas;
- Qualificação assertiva dos leads;
- Abordagem inteligente e certeira;
- Rotina de atividade de vendas executada de forma estratégica;
- Métodos que ajudam a otimizar o tempo.
Dessa forma, a equipe de vendas não perde tempo com clientes em potencial que não estão prontos para comprar e também evita que os vendedores fiquem sobrecarregados. Além disso, beneficia o engajamento e a produtividade da equipe de negócios.
Tendências de vendas B2B para 2022
Inteligência Artificial
Nas últimas décadas, apenas metade dos vendedores atingiu seus objetivos. Mas há um recurso que pode ajudar a aumentar esses números: a inteligência artificial. Usando a IA, sua equipe de vendas pode coletar dados valiosos sobre os clientes que podem ser usados posteriormente para desenvolver estratégias de marketing para impulsionar as vendas B2B.
O recurso também auxilia fornecendo aconselhamento aos clientes, dependendo da última transação do cliente. Além disso, a IA prevê tendências em seu setor e pode ajudá-lo a desenvolver planos para capitalizar essas oportunidades.
O uso da IA também pode trazer outros benefícios, como:
- Pontuação de leads (rastrear leads): a IA pode ajudar a determinar quais clientes têm maior probabilidade de converter, economizando tempo e recursos no processo
- Melhore a satisfação do cliente: recomendações e insights baseados em IA para sua equipe de vendas deixam os clientes mais felizes e impulsionam o sucesso das vendas.
Vendas baseadas em valor
Para impulsionar as vendas, as empresas geralmente lançam negócios para clientes em potencial. No entanto, esta estratégia saiu pela culatra. Essa é a tendência para as vendas B2B em 2022, e a maioria dos clientes está farta de ser tratada como algo diferente de um caixa eletrônico.
Mas como uma empresa consegue que os clientes comprem sem uma venda pública? Isso pode ser alcançado através da venda baseada em valor.
Essa estratégia funciona porque as empresas não estão mais apenas vendendo, mas estão mais focadas em mostrar aos clientes o benefício ou valor que eles podem obter ao usar seu produto ou serviço – elas estão em todas as interações com clientes em potencial.
Experiência do cliente
Oferecer aos seus clientes uma experiência mais personalizada os tornará mais inclinados a fazer negócios com você em 2022. Você pode incentivá-los a fazer isso, por exemplo, sugerindo que eles criem um perfil em seu site.
Outra maneira de personalizar a experiência é responder a quaisquer perguntas via chat ao vivo. Afinal, conversar com uma pessoa ajudará a tirar todas as dúvidas que o cliente em potencial possa ter, e seu vendedor poderá fechar a venda no processo.
Os benefícios de criar uma melhor experiência do cliente são:
- Aumente as taxas de conversão: uma experiência personalizada do cliente aumenta a probabilidade de fazer negócios com sua empresa
- Engajamento: faça sugestões no site com base na página em que os clientes estão, incentivando-os a ficar mais tempo e ajudando-os a encontrar o que precisam
- Fidelização: Os dados do cliente coletados podem ser usados para fornecer recomendações úteis para suas novas compras, tornando-os clientes regulares no processo.
Vendas B2B omnicanais (omnichannel)
A venda omnicanal B2B envolve unificar seus pontos de contato e criar uma experiência de compra única. Isso dá aos clientes a liberdade de escolher onde e como desejam obter seu produto ou serviço, enquanto obtêm a mesma qualidade de todos os lugares.
A visibilidade em todos esses pontos de contato aumenta as chances de os clientes escolherem sua empresa. Além disso, torna a experiência de compra mais agradável. Sem contar que as empresas que usam vendas omnicanal retêm 89% de seus clientes. Isso porque eles experimentam os serviços da marca pelo canal de sua escolha.
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