Melhor Plataforma de E-commerce B2B

Melhor Plataforma de E-commerce B2B

As constantes transformações digitais foram responsáveis pela onda de mudanças em todos os setores, sobretudo na forma como as empresas compram e vendem os seus produtos. 

O mercado B2B é um desses desdobramentos, que estabeleceu o sistema de marketplace. Trata-se de uma plataforma que mostra aos compradores um universo de vendedores, de diferentes áreas. A plataforma B2B gerencia todo o negócio e facilita a busca de novos parceiros, e também o contato entre empresas.

Melhor plataforma B2B: o que é e quais são os benefícios

O modelo B2B tem sido cada vez mais relevante para negócios modernos. Para indústrias e distribuidoras, a adoção B2B tem se colocado como um excelente recurso para expandir vendas. É incontestável que a Transformação Digital em diversos setores repercutiu em processos disruptivos, como os industriais, que estão mirando a solução como também canais de venda. 

Contudo, lembre-se: muitas empresas pensam que pegar uma solução de e-commerce B2C e adaptá-la para ser utilizada num ambiente de negócios B2B basta, isso não basta. Infelizmente, essa é a falha mais primária que uma empresa pode cometer. É como dizem por aí: para todo problema complexo existe uma solução simples e errada.

O modelo de negócio B2B (Business to Business) tem questões específicas e regras, é muito mais complexo que um modelo B2C. Por esse motivo, soluções tecnológicas de venda B2B online ou Plataformas de e-commerce B2B precisam de um grau de sofisticação, flexibilidade e automatização muito maiores que uma plataforma B2C. E essas características ainda não podem ser resolvidas com um módulo ou um plugin: são funcionalidades que fazem parte do core do sistema.

O maior segredo de um site de e-commerce B2B bem estruturado, que entregue resultados significativos, está em quão bem ele consegue reproduzir e melhorar as particularidades de negócios do mundo offline para o mundo online. Se não for assim, ele vira mais um sistema de Order Entry, e não uma verdadeira ferramenta de negócios self-service que atende as necessidades do seu cliente B2B. Será necessário tornar a vida do comprador B2B mais fácil para que ele compre mais e possibilite à empresa expandir sua base de clientes para novos mercados.

Qual a melhor plataforma B2B do mercado?

O conceito B2B significa “Business to Business” ou “De Empresa para Empresa”, ele é utilizado para se referir aos negócios realizados entre duas empresas. 

E-commerce é o comércio digital, feito através de sites e aplicativos pela internet. 

Plataforma,  por sua vez, é o canal em que esses negócios ocorrem, como os sites, aplicativos e lojas digitais. É através dessas plataformas que você faz o anúncio dos seus produtos e serviços, realiza negociações e administra a relação com seus clientes.

Quais são as funcionalidades do E-Commerce B2B?

Em primeiro lugar, é necessário garantir o sucesso do seu e-commerce B2B utilizando uma plataforma que tenha sido desenhada para esse tipo de negócio. Apesar dessas plataformas variam quanto aos seus recursos, aqui vão algumas funcionalidades essenciais que você precisa ter:

1. Configurações de Catálogo

Catálogos em papel tem um custo muito alto de produção e o envio de PDFs gera uma busca difícil e rígida para o consumidor. A real solução B2B possibilita que você crie um catálogo digital interativo, com permissões aplicadas para que quando um cliente faça o login, ele acesse apenas o que lhe é permitido visualizar. Você deve ter a capacidade de controlar quais produtos cada consumidor pode ver e comprar, com visualizações de catálogos específicos para cada conta, simplificando o processo de compra.

Fora isso, soluções B2B precisam fornecer suporte flexível a multi-site e multi-catálogo para os modelos de e-commerce mais complexos. Caso você possua diversos sites, um catálogo principal para todos eles ajuda você com a gestão de marca, já que poderá gerir tudo a partir de um ponto, ao invés de ter que duplicar os catálogos em todos os sites.

2. Ferramentas de Autoatendimento

Seus consumidores querem ter a capacidade de fazer um pedido a qualquer momento. Eles não querem depender da hora que um representante de vendas pode atender sua ligação. 

Dê ao seu cliente autonomia para comprar e gerenciar suas próprias contas a partir de funcionalidades de autoatendimento como gestão de conta e pedido, acompanhamento de entrega e pedidos recorrentes. Até porque, soluções B2B robustas também irão possibilitar recompras através de um click, com base no histórico de pedidos.

3. Workflow de compra

Hierarquias organizacionais complicadas afetam a forma que os seus clientes compram. Customize workflows para atender toda estrutura organizacional dos seus consumidores e a jornada de compra. Esses processos também podem ser automatizados, reduzindo ainda mais o tempo que for preciso para finalizar o pedido.

4. Integrações 

Softwares de CRM, ERP, automação de marketing, entrega, pagamento e faturas, além de outros que auxiliam no funcionamento do seu negócio precisam ser integrados e conectados de forma contínua para não só simplificar as suas operações de negócio, mas também para que as diferentes funcionalidades possam ser realizadas facilmente em uma plataforma, resultando em uma experiência aprimorada para o seu consumidor final. Você também pode pedir referências de cliente com as integrações que você está procurando aos fornecedores para avaliar como foram as experiências de implementação.

Plataforma B2B: transformação no comportamento dos consumidores! 

Focar na simplificação de transações, checkouts e preços não basta para modernizar experiências. É necessário pensar de forma mais ampla para abranger toda a experiência do consumidor. Por si só, uma solução de e-commerce não é construída para entregar essas experiências atrativas que englobam toda a jornada do consumidor. Por esse motivo, muitas empresas estão buscando por soluções integradas que combinam funcionalidades poderosas de experiência digital com ecommerce para entregar experiências de e-commerce B2B de sucesso.

Os clientes B2B estão esperando experiências inovadoras de comércio online, que estão à altura das suas interações B2C. Analise sua própria plataforma para ver se você está preparado para atender a essas expectativas. Essa plataforma é suficiente para lidar com as expectativas dos clientes modernos ou está na hora de buscar por uma solução que esteja preparada para lidar com as complexidades da compra B2B e impedir que os seus clientes comprem de terceiros que oferecem maior facilidade de fazer negócio?

Conte com a Infracommerce para te ajudar em todos os seus processos. Temos serviços personalizados para o seu negócio e teremos ainda mais resultados. Entre em contato!




Fale com um especialista

Leia também

Pix para e-commerce: saiba como isso pode alavancar suas vendas

Pix para e-commerce: saiba como isso pode alavancar suas vendas

Se você não conhece o impacto do Pix para e-commerce e como ele pode ser um aliado para o seu negócio, fique atento às nossas últimas atualizações!

Acessar
4 Funcionalidades para aumentar o lucro com as vendas b2b

4 Funcionalidades para aumentar o lucro com as vendas b2b

As vendas B2B são uma realidade cada vez mais presente na rotina dos empresários, junto à muitas responsabilidades. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

Acessar
Faça um split de pagamento customizado para cada negócio com InfraPay

Faça um split de pagamento customizado para cada negócio com InfraPay

Entenda o que é split de pagamento, veja como usar e para quem é indicado. Além disso, falaremos um pouco sobre os benefícios da InfraPay como solução de pagamento.

Acessar

Assuntos

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações

Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.