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Inteligência de Consumo aplicada no E-commerce!

Inteligência de Consumo aplicada no E-commerce!

A inteligência de consumo é a mais importante para as empresas modernas e é capaz de fornecer informações valiosas para um planejamento estratégico.

As informações fornecidas não são apenas sobre como elas podem comercializar seus produtos, mas também garantindo que tenham um suprimento suficiente para evitar qualquer interrupção.

Com os aplicativos de mídia social se tornando uma ferramenta influente e o aumento de compra online, entender o comportamento do consumidor permite que as organizações planejem suas estratégias de marketing adequadamente.

inteligência de consumo é a chave para se tornar mais relevante como varejista, mas o que é e como começar? Continue a leitura e entenda.

O que é Inteligência de Consumo? 

Em nosso ambiente de negócios cada vez mais competitivo, como você começa a maximizar o valor?

Como um varejista online com o desejo de prosperar neste mundo centrado no cliente, como você se relaciona melhor com o seu público?

A resposta: inteligência de consumo. Então, o que é e como você começa a alavancar a inteligência omnichannel?

Trata-se do processo de coletar e analisar dados do cliente e transformá-los em insights acionáveis.

Ele não apenas responde a perguntas de quem, o quê, quando e onde, mas também por quê.

Como a Inteligência de Consumo pode ser usada? 

inteligência de consumo pode ser usada para melhorar sua comunicação com seu público, fornecendo as informações necessárias para segmentar campanhas, aliviar gargalos de jornada, além de uma série de outros casos de uso.

Por exemplo,pode ser usada para segmentação psicográfica.

Embora um pouco complicado, os psicográficos são como você pode entender seus compradores em um nível mais intrínseco.

Mas essa não é a única razão pela qual a inteligência do cliente pode ajudá-lo a maximizar o impacto nos negócios.

inteligência de consumo é o processo de coletar e interpretar dados dos consumidores para encontrar as melhores maneiras de atendê-los. As pessoas criam pontos de dados significativos todos os dias, incluindo informações sobre seus hábitos online, preferências de gastos, lojas favoritas para fazer compras e muito mais.

Independentemente do setor, os dados do consumidor ajudam as empresas a obter melhores insights e permitem que desenvolvam melhores estratégias para atingir seu público-alvo.

Mais do que apenas coletar informações, a inteligência de consumo é usar essas informações para impulsionar o desenvolvimento futuro, entender as preferências e criar estratégias que ressoam melhor com os clientes.

No mercado altamente competitivo de hoje, ter esses insights pode significar a diferença entre um mês bom e um ótimo.

5 razões para usar a Inteligência de Consumo 

A seguir, confira as razões pelas quais, independentemente do seu setor, você deve começar a usar a inteligência de consumo.

1. Crie clientes fiéis 

A pesquisa de mercado costumava levar dias, semanas ou até meses, dependendo do escopo das informações necessárias.

No entanto, em um mercado que muda de um dia para o outro, uma abordagem de pesquisa de longo prazo deixará você para trás e seus clientes procurando em outro lugar.

Para converter e reter clientes fiéis, você deve entender suas preferências e necessidades agora. Não em meses.

Muitas vezes, é uma questão de simplesmente explorar como os consumidores interagem com seu site ou empresa.

Você pode acompanhar o histórico de compras, os níveis de satisfação, o tempo gasto em determinadas páginas e outros hábitos para ter uma ideia de como oferecer um serviço melhor.

inteligência de consumo combinada com o painel de vendas certo também oferece a capacidade de apresentar ofertas personalizadas, publicidade e incentivos para motivar os consumidores recorrentes e incentivar a fidelidade.

2. Visualize mudanças em tempo real no mercado

A capacidade de entender o mercado evoluiu para um desafio diário. Para empresas em áreas mais concorridas, como comércio eletrônico, varejo e outras indústrias voltadas para o consumidor, isso significa que um lapso no conhecimento do mercado representa um grande revés.

Ficar para trás na curva da indústria pode ser uma questão de segundos, e essa pode ser a diferença entre as receitas e as perdas acumuladas.

inteligência de consumo se concentra em fornecer um fluxo constante de dados que se convertem rapidamente em insights acionáveis.

Em um nível macro, os dados agregados de sua base de clientes permitem que você compreenda tendências de mercado mais amplas.

Por sua vez, isso permite que você incorpore práticas e análises preditivas em seus negócios. Essa capacidade de prever e projetar também melhora áreas como estoque, marketing e até contratação.

3. Melhore sua eficiência de vendas a partir da inteligência de consumo

As empresas precisam continuar vendendo para continuar operando. As vendas são qualificadas não por seu valor de curto prazo, mas pela forma como se traduzem em negócios repetidos.

Os clientes recorrentes se convertem com base em vários fatores, mas uma equipe de vendas mais preparada e eficiente pode ajudar a tornar o processo significativamente mais fácil.

inteligência de consumo, nesse caso, é usada para melhorar a produtividade e criar um processo de vendas mais ágil.

Os dados e o feedback do cliente podem ajudar a identificar as táticas de vendas que estão funcionando e mostrar maneiras de otimizar as estratégias de baixo desempenho.

Ao concentrar-se nos aspectos que funcionam e eliminar as estratégias e produtos que não funcionam, a inteligência pode reduzir o desperdício e ajudá-lo a treinar uma equipe de vendas melhor para impulsionar seu ROI.

4. Reduza o desperdício

Freqüentemente, as vendas parecem jogar estratégias contra a parede e ver o que funciona. Essas estratégias podem incluir encomendar produtos aleatórios, mudar as táticas de vendas com frequência, criar promoções e muito mais.

Às vezes, esses esforços produzem resultados notáveis ​​– uma promoção que direciona um tráfego significativo para uma loja – mas, muitas vezes, eles criam ineficiências em suas operações.

Em vez disso, concentrar-se em insights acionáveis ​​derivados da inteligência de consumo  pode oferecer uma maneira melhor de criar uma estratégia de vendas ágil. Priorizar uma abordagem voltada para o consumidor pode ajudá-lo a reduzir o número de esforços supérfluos que você produz, além de criar estratégias de marketing, vendas e retenção mais eficazes.

5. Crie uma Persona Mais Relacionada com a Inteligência de Consumo

Seu foco deve estar sempre em seus clientes. Independentemente das promoções, estratégias, ofertas e vendas que você oferece, os consumidores reagem mais às características que ressoam com eles.

Como um benefício adicional de entender as preferências do cliente, você pode usar dados para entender melhor seus clientes e criar personas bem informadas que falam com cada um de seus tipos de clientes.

Com uma imagem mais clara de quem são seus clientes e do que eles querem e gostam, você pode criar uma imagem corporativa e de marca mais alinhada com suas preferências.

Essas personas podem e devem permear suas campanhas de marketing – abordando tudo, desde as imagens que você publica nas mídias sociais até o conteúdo de seus e-mails.

A criação de personas que falam diretamente com seus clientes ajuda você a criar seguidores leais com pouco custo para seus resultados.

Infradata: inteligência de dados e tecnologia para tomadas de decisões assertivas

Infradata é uma solução da Infracommerce que garante os seguintes aspectos de inteligência para o seu negócio:

Inteligência de consumo

  • Previsão de demanda para até 3 meses;
  • Planejamento da demanda com sazonalidade;
  • Elasticidade de preço.

Inteligência de Abastecimento

  • Redução de perdas e stock out;
  • Indicadores de ruptura e cobertura;
  • Dados para obter abastecimento ideal;
  • Basket Analysis.

Inteligência de e-commerce

  • Vitrine infinita e recomendações;
  • Melhor experiência de busca com pesquisa com inteligência AI de linguagem natural;
  • Gestão de supply chain facilitada.

Customer data platform

  • Rastreabilidade de comportamento;
  • Clusterização de comportamento;
  • Dados sobre impactos de campanha;
  • Processamento de sentimento de redes sociais.

Inteligência full commerce

  • Acesso direto aos dados;
  • Conexão com outros BI’s;
  • Visões prontas e personalizadas em Power BI;
  • Advanced search;
  • Behavioral targeting.

Conte com a Infracommerce! O nosso ecossistema digital é baseado nas seguintes soluções: Infrashop, Infradata, Infrapay, Infralog e Infradigital.

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