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Entenda como funciona o segmento B2B

Entenda como funciona o segmento B2B

Elaboramos este artigo para você entender como funciona o segmento B2B e as melhores estratégias de marketing B2B. Boa leitura!

segmento B2B é o processo de uma empresa comercializando seus produtos/serviços para outra empresa. O marketing de empresa para empresa é necessário quando a produção de uma empresa é necessária para que outra empresa mantenha ou melhore suas operações.

Por exemplo, sua marca de roupas favorita obtém suas matérias-primas de fazendas e a empresas de tecidos conta com as empresas químicas. Sua marca de celular favorita provavelmente compra os componentes dos dispositivos de empresas terceirizadas e paga às empresas de transporte para distribuir o produto final.

Como esses relacionamentos com fornecedores são formados?

Tudo começa com a identificação de oportunidades de marketing B2B e, em seguida, adaptando a mensagem da sua marca para uma empresa que precisa de seus produtos/serviços.

5 estratégias para o segmento B2B

As empresas de marketing business to business têm algumas estratégias principais para melhorar a geração e as vendas de leads B2B. As seguintes estratégias de marketing para o segmento B2B são maneiras comprovadas de ajudar a expandir seus negócios.

O marketing B2B bem-sucedido começa pesquisando o que seus clientes precisam. Só porque você está oferecendo um produto ou serviço não significa que os clientes virão correndo. Descubra o que impulsiona a demanda pelo seu produto/serviço e como você pode se destacar da concorrência.

1. Pesquise os pontos problemáticos do cliente

Uma maneira de identificar melhor as necessidades de seus clientes é formar grupos de usuários. Semelhante aos grupos de foco para um novo produto, os grupos de usuários de clientes aproveitam as pessoas que já estão se beneficiando de suas ofertas. Por exemplo, depois de entrevistar seu grupo de usuários de clientes, você pode descobrir que o marketing para empresas de TI é mais eficaz quando se concentra no ponto problemático da segurança na nuvem. Identificar esses pontos problemáticos pode ajudar muito ao personalizar sua mensagem de marketing.

Os grupos de usuários podem ser conduzidos pessoalmente ou podem criar pesquisas que revelam os pontos problemáticos exclusivos que os clientes experimentam antes de procurar sua solução.

Outros métodos de pesquisa incluem fazer pesquisa de palavras-chave para descobrir a demanda de pesquisa orgânica ou aproveitar os dados existentes sobre seu setor.

2. Priorize Revisões, Depoimentos e Estudos de Caso

Uma das estratégias de marketing para o segmento B2B mais eficaz é aproveitar análises, depoimentos e estudos de caso de clientes existentes. Isso cria credibilidade aos olhos de clientes em potencial que precisam saber que seus produtos ou serviços podem oferecer.

Avaliações e depoimentos também são importantes para sua estratégia de marketing digital B2B. As avaliações podem ser aproveitadas on-line para ajudar sua marca a superar os concorrentes e melhorar suas taxas de cliques orgânicos e do Google Ads.

Os estudos de caso são úteis à medida que você se aproxima de uma decisão de compra. Por exemplo, quando os clientes têm uma lista de potenciais fornecedores de produtos/serviços juntos, eles vão querer ver como você se saiu no passado. Ter um estudo de caso de um cliente semelhante pode ser a prova que seus clientes em potencial precisam ver antes de tomar uma grande decisão de compra.

3. Uso do SEO para segmento B2B

A otimização do mecanismo de pesquisa é um ativo valioso para o seu marketing online do segmento B2B. Os prospects precisam tomar decisões informadas, então eles realizam pesquisas online preliminares. Se você não for um dos melhores resultados para o produto ou serviço que está vendendo, talvez nem seja considerado um fornecedor em potencial.

Uma maneira de melhorar seu SEO é alavancar o marketing de conteúdo para o site da sua empresa. O marketing de conteúdo ajuda a posicionar sua marca como uma autoridade tanto para os mecanismos de pesquisa quanto para os usuários.

Na verdade, a estratégia de conteúdo provou ter um papel importante no marketing de fabricação B2B e no design da web de fabricação. Ambos trabalham juntos para melhorar o SEO para os fabricantes e direcionar o tráfego de pesquisa orgânica. Ao publicar regularmente conteúdo altamente educacional, você mostra sua experiência no assunto e ajuda os usuários a tomar decisões mais informadas.

Ao combinar estratégias de marketing para segmentos B2B, como avaliações e marketing de conteúdo, você pode dominar os resultados de pesquisa de seus produtos/serviços. Não apenas os clientes em potencial encontrarão você nos resultados de pesquisa com mais frequência, mas suas avaliações ajudarão a provar que você é um fornecedor confiável.

4. Use as mídias sociais para negócios

A mídia social evoluiu de uma dimensão determinante para uma dimensão qualificadora. Simplesmente ter uma presença nas mídias sociais não vai mais diferenciar sua empresa da concorrência. Espera-se que você esteja presente e ativo nos principais canais sociais, e sua ausência pode excluí-lo de clientes em potencial.

Os gerentes de compras de negócios usam análises de mídia social e dicas culturais para decidir se sua organização é uma boa opção. Isso é especialmente verdadeiro para indústrias criativas, como empresas que procuram as principais empresas de marketing ou serviços profissionais. Há muitas razões pelas quais sua empresa precisa de marketing de mídia social, mas apenas ser ativo em seus canais pode não ser mais suficiente.

O alcance orgânico das mídias sociais vem diminuindo nos últimos anos devido à saturação do usuário. Para maior exposição a clientes em potencial, você precisa ter um orçamento de mídia social pago.

5. Aproveite a automação de marketing

O uso da automação de marketing está se tornando cada vez mais popular como uma tática de marketing de empresa para empresa. Você pode usar a automação para se envolver e nutrir leads de negócios, além de integrar todos os seus canais de marketing.

Por exemplo, se alguém preencher um formulário para baixar um estudo de caso em seu site, a automação de marketing pode ser usada para acompanhar e-mails personalizados relacionados. Essa é uma ótima maneira de maximizar a utilidade de cada contato que suas técnicas de marketing para o segmento B2B geram.

Tenha cuidado para não sobrecarregar seus contatos comerciais com automação de marketing. Se seus e-mails se tornarem muito frequentes ou suas mensagens se tornarem muito personalizadas, você poderá fazer com que um contato cancele a inscrição em sua lista de marketing.

A Infracommerce tem soluções para seu negócio. Quer saber mais? Entre em contato.

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