Dados e tecnologia: Quer saber mais sobre o mundo do varejo e o que esperar do setor tecnológico? Nós ajudamos você!
O setor de varejo está mudando a um ritmo alarmante. Pequenas empresas e gigantes que precisam se adaptar às novidades para sobreviver. Mas como esse processo realmente funciona?
Tornar os produtos e serviços atraentes e atraentes para os consumidores é fundamental.
Novos dados e tecnologias relacionadas ao varejo: a receita para o sucesso
A inteligência artificial (IA) tornou-se uma realidade no varejo e é uma ferramenta indispensável em qualquer operação quando se trata de dados e tecnologia.
As principais inovações trazidas pela inteligência artificial incluem o aprendizado de máquina, que pode gerenciar vários negócios e identificar as preferências de cada cliente.
Por meio dessa tecnologia, as máquinas são programadas para analisar dados em escala, prevendo consumo e tendências comportamentais. Todas as operações do cliente são mapeadas e maximizam os resultados. Erros também são raros.
Ao usar essas ferramentas em seus negócios, você pode melhorar sua capacidade de obter informações sobre seus clientes. Assim, torna o seu processo de compra mais satisfatório e agradável, aumentando assim a sua rentabilidade.
A transformação digital no mercado de varejo
Os hábitos de consumidores mudaram de forma rápida e significativa nos últimos anos, e isso significa que os varejistas não precisam ficar presos em processos mais tradicionais. É essencial que empresas vejam e entendam as novas tendências e como a digitalização irá se tornar seu melhor aliado.
Ao confiar na tecnologia, as decisões das empresas são melhoradas com o objetivo de aumentar as vendas, graças a análises de milhões de dados em tempo real. O compromisso com propósitos disruptivos, métodos de pagamento simples e convenientes ou processos de automatização são apenas algumas sugestões para ser um varejo inteligente, lucrativo e pronto para o futuro e suas mudanças.
Implementação de Sistemas de Prevenção de Intrusos em redes de varejo
O desafio é implementar soluções de navegação em loja para seu negócio de varejo. O primeiro passo é o hardware. Contar com a infraestrutura adequada no lugar é essencial, sejam tecnologias Bluetooth, Wi-Fi RTT ou banda ultralarga através dos beacons, dispositivos emissores que identificam qualquer dispositivo móvel no local onde estão instalados.
A rede de varejo norte-americana Target optou por implementar um sistema de iluminação Bluetooth IoT em várias de suas lojas. Quando os clientes compram na loja usando o aplicativo Target em seu smartphone, eles podem acessar um mapa que encontra sua localização e os ajuda a encontrar o que estão procurando.
Esta solução específica coloca sinalizadores Bluetooth no sistema de iluminação acima da área de vendas. No entanto, dependendo do tamanho da loja, outras soluções também podem ser possíveis. Uma vez que a infraestrutura esteja estabelecida, tudo o que resta é desenvolver o software que pode aproveitá-la.
Os sistemas de prevenção de intrusão têm mais potencial do que apenas ajudar os consumidores a comprar, sendo a melhor solução relacionada a dados e tecnologia. Obter dados sobre onde os clientes compram nas lojas tem três benefícios imediatos: recomendações direcionadas, rastreamento de tráfego de clientes e rastreamento de itens.
Sistemas de Ponto de Venda e E-commerce
Além de vender produtos em lojas físicas, muitas redes de varejo oferecem compra online e retirada na loja, entrega no mesmo dia e entrega online. Com tantas novas maneiras de fazer compras, os sistemas de ponto de venda precisam de uma atualização inteligente.
Quando um usuário solicita um produto online, como isso afeta a quantidade disponível na área de vendas da loja física? Se um produto ficar em espera devido a um pedido de retirada, haverá redução nas taxas da área de vendas? Estas são as perguntas que os sistemas modernos de ponto de venda precisam responder.
Nem todas as empresas sobreviverão à mudança nas opções de varejo digital. O segredo é adotar um sistema que não trate de compras online e em loja, mas sim um sistema unificado e conectado que se integre com outras tecnologias utilizadas pela rede varejista.
Integrações online e transações offline, inventários e promoções em todos os locais presenciais e lojas online são alguns dos maiores obstáculos que os engenheiros de software buscam superar com o desenvolvimento de sistemas de pontos de venda para empresas de varejo.
Realidade aumentada para clientes e funcionários
Experiências de compra com realidade aumentada vão se tornar comuns em 2022. Com provadores virtuais, navegação nas lojas melhorada por RA, e outras experiências de RA se espalhando pelo mercado varejista, quem não se atualizar com esses recursos vai começar a ficar para trás. Este é um dos avanços tecnológicos essenciais que irão tornar visível a diferença entre e-commerces e as lojas físicas.
Algumas das aplicações de RA mais importantes para a indústria do varejo online é possibilitar aos clientes provarem os produtos virtualmente antes de comprarem. A tecnologia de provador virtual já é real. A RA permite que o consumidor se veja com as peças de roupas que pretende comprar. E essa tecnologia pode ser usada para outros produtos, como mobília e decoração.
Inteligência artificial na indústria do varejo
Em quase todas as tendências discutidas até agora, a inteligência artificial desempenha um papel de alguma forma. A realidade virtual contemporânea é alimentada pela análise de cena de IA. No entanto, a IA pode fornecer mais benefícios no setor de varejo. A IA pode ser usada para gerenciamento de estoque e outros tipos de análise de comportamento do consumidor.
Antes de 2022, o varejo já era impulsionado por computadores e bancos de dados valiosos. No entanto, a complexidade desses sistemas criou muitas ineficiências e erros. A equipe de varejo pode descobrir que a quantidade de vendas de SKU exibida pelo sistema está incorreta. Resolver esses problemas é fundamental para economizar tempo e dinheiro das empresas.
A IA é a ferramenta para quem precisa dados e tecnologia pode ajudar o varejo a gerenciar seus inventários mais efetivamente com uma série de métodos diferentes. Por exemplo, a IA pode mensurar as análises dos gastos de consumidores para prever quando determinados tipos de itens devem ser movidos para a área de vendas.
Isso pode levar o sistema a exigir auditoria manual de certas áreas em detrimento de outras. Embora auditar toda a loja seja uma tarefa desafiadora, auditar apenas as áreas que precisam de atenção é muito mais eficaz.
E você? Tem investido em dados e tecnologia para o seu negócio? Conheça as soluções da Infracommerce e automatize seus processos!