Infracommerce

B3
svg2

Fazendo logística avançada na prática

Fazendo logística avançada na prática

Você sabe como funciona logística avançada? Neste artigo vamos te ensinar a colocar em prática e aumentar a produtividade e organização em seus negócios.

logística avançada é um exemplo de revolução tecnológica que incorpora em suas operações tendências e fenômenos que ocorrem diariamente no mundo moderno.

Para que sua empresa se mantenha competitiva e relevante no mercado, é preciso aprender mais sobre o assunto e entender a diferença que fará para o seu negócio. Então fique atento a isso e coloque suas mãos nele agora!

Como funciona logística avançada

logística avançada é o modelo tradicional da Indústria 4.0, produção em massa, grandes quantidades de produtos, acúmulo de estoque para manter os itens disponíveis para atender a demanda, sem risco de desabastecimento em condições adversas.

Com o avanço da tecnologia e dos sistemas de produção, devemos começar a focar nas necessidades do cliente, produzir produtos customizados e produzir apenas o necessário para comercialização em um curto período de tempo.

Portanto, para isso, toda a cadeia nutricional deve estar alinhada, ou seja, ter a mesma mente e manter as mesmas necessidades.

O resultado é a redução do consumo de matérias-primas e produtos acabados, níveis de estoque limitados, maior flexibilidade de processo e um processo de entrega otimizado.

Em última análise, as empresas não dependem mais de grandes centros de distribuição, e a eficiência, qualidade e prazos de entrega de toda a cadeia de suprimentos serão aprimorados.

Em sentido amplo, a logística avançada pode ser definida como a evolução da logística tradicional. A premissa básica é que o investimento em tecnologia é necessário para aumentar a participação de mercado.

Como já mencionamos, essa ideia surgiu após a Quarta Revolução Industrial. Nesse sentido, o foco está na tecnologia como aliada fundamental no desenvolvimento da organização e, como tal, a tendência é automatizar processos que ajudem a melhorar a eficiência operacional e a produtividade.

Isso só é possível com algumas soluções. Tem:

  • Computação em nuvem;
  • Big Data;
  • Internet das Coisas;
  • Inteligência artificial;
  • Aprendizado de máquina.

O que queremos dizer é que o uso dessas tecnologias conecta toda a operação, desde máquinas e transportadoras até os funcionários. O foco é sempre tornar a logística mais rápida, eficiente, interconectada e inteligente.

Vantagens da logística avançada

Existem várias vantagens em adaptar as operações para a Logística Avançada. Entre elas estão:

Reduzir perdas

Fica mais fácil entender os produtos para desenvolver soluções mais eficazes. Por outro lado, também pode facilitar a redução de perdas de estoque, necessidades de retrabalho, problemas de danos e perdas e outros problemas que podem afetar a produtividade, os custos e os resultados.

Análise de dados aprimorada

Devido ao uso de sistemas inteligentes para análise, investimentos substanciais em tecnologia de ponta podem colaborar para maximizar os resultados. Essas soluções podem fornecer insights para otimizar processos e desenvolver estratégias mais eficazes.

Maior foco na estratégia de negócios

O foco principal da Logística Avançada é focar na estratégia organizacional. Os objetivos estão sempre relacionados à melhoria e modernização da gestão, eliminação (ou minimização) de gargalos e desperdícios, otimização de tempo e redução de custos sem comprometer a qualidade.

Portanto, utilizar softwares que possam monitorar com precisão o fluxo de trabalho e manter as informações acessíveis e sempre atualizadas pode facilitar uma boa conexão entre os processos.

Reduzir custos

Para reduzir as perdas, otimizar o transporte e reduzir a burocracia no processo, reduzindo os custos operacionais. A partir desse momento, a empresa tornou-se mais competitiva no mercado e conseguiu conquistar uma maior participação de mercado.

Satisfação do cliente

Perante todas as melhorias e modernizações realizadas pela empresa, é notório que a qualidade dos serviços prestados aumentou, o que se traduz num aumento da satisfação dos clientes. Isso pode ser alcançado de várias maneiras:

Outro destaque é que entender e atender às necessidades do cliente é a base de sua fidelidade, e sempre fazer da empresa sua primeira escolha na hora de realizar novas compras. Não se esqueça de que existem muitos fóruns de consumidores nas redes sociais.

É importante ressaltar que a logística avançada rompeu com o patamar de tendência e se tornou cada vez mais uma realidade no mundo dos negócios. As empresas que investem nesse modelo podem liderar a concorrência, criar uma vantagem competitiva e ganhar mais espaço no mercado.

Torna os processos mais ágeis

Um sistema de logística avançada que trabalha de forma integrada com diferentes setores permite uma maior agilidade nos processos da sua empresa.

A comunicação estratégica entres todas as etapas da logística avançada facilita significativamente a tomada de decisão, pois mais pessoas acabam se envolvendo, poupando tempo e melhorando a qualidade das decisões.

Além disso, toda essa integração permite uma maior previsibilidade de todas as etapas, o que torna possível a adaptação rápida a demandas repentinas de trabalho, por exemplo.

Em outras palavras, todos esses fatores contribuem para que os processos sigam um fluxo contínuo. Evitando interrupções por falta de informações vindas de outras etapas ou por falta de sincronia na cadeia logística.

Como a logística avançada é aplicada na prática?

Falar de logística avançada é falar de uma série de atividades, cada uma com sua importância, mas, se somadas, constitui um sistema intimamente relacionado à estratégia de negócios da empresa.

A comunicação está no centro desse processo de integração, onde o compartilhamento de informações é fundamental para uma tomada de decisão mais precisa e clara.

Na prática, a logística avançada é uma das formas mais eficazes de garantir a disponibilidade do serviço, a velocidade de entrega e a satisfação do consumidor. Por exemplo, o departamento de estoque de uma empresa fornece informações ao departamento de compras para avaliar a necessidade do que comprar.

Este, por sua vez, passa informações aos fornecedores, que comunicam sobre a disponibilidade que a empresa precisa, prazos de entrega e muito mais. Você vê como ter uma cadeia de comunicação integrada é importante para o seu negócio?

Infracommerce tem soluções para a logística da sua empresa. Para saber mais, entre em contato com a gente!

Logistica Reversa com Infracommerce

A logística reversa é o processo de retorno das mercadorias ao seu ponto de origem – do…

Tendências do mercado eletrônico em 2022

Com o crescimento acelerado das vendas online no Brasil em 2020 e 2021, a concorrência…

O crescimento das lojas virtuais

O varejo passou por uma grande transformação em 2021, como as lojas físicas foram forçadas…

Fale agora com
nossos
especialistas

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.