Neste artigo, vamos discutir um tema que faz muitos lojistas questionarem: como integrar loja física e online?
Em primeiro lugar, devemos esclarecer a verdadeira razão deste trabalho. Existem muitas vantagens nessa integração, tais como:
No final, o que ganha é a experiência do cliente - o objetivo central dessa integração! Portanto, os 3 segredos de ouro de hoje se concentram em fornecer aos seus clientes uma gestão otimizada e uma boa jornada de compras.
Uma das vantagens de realizar este processo no seu negócio é que você aumentará a fidelização e satisfação do cliente e também o faturamento da empresa! Por meio dessa integração, as informações podem ser trocadas e a base de clientes pode ser expandida, e os relacionamentos com os clientes também podem ser integrados. Legal, certo?
Embora o ambiente físico envolve o problema de abordagem do cliente, o ambiente virtual resolve o problema de compra de forma simples e prática. O resgate em lojas físicas é mais fácil e as pesquisas na mídia online são muito mais rápidas.
Essa é uma maneira de quebrar todas as barreiras que existem entre você e seus clientes. Romper "barreiras" é muito importante para alcançar a mais alta qualidade de seus serviços. Ao trazer sua marca para a Internet, você atenderá a uma das necessidades mais urgentes do mercado.
Essa ação é muito importante para se manter competitivo. Se você não fizer isso, seus concorrentes o farão! Além disso, ao integrar loja física e online, você fará um grande upgrade no posicionamento da marca.
Com a ajuda de estratégias de marketing digital, como SEO, bons resultados podem ser alcançados no reconhecimento e aceitação das marcas pelos consumidores em um curto período de tempo. O comércio eletrônico tornará sua marca mais ampla e eficiente.
Quem quer que traga negócios físicos para a Internet obterá automaticamente uma grande expansão de mercado. Por fim, criar uma loja virtual e migrar sua loja física para a Internet possui custos muito baixos.
Em um e-commerce, são precisos poucos funcionários e sua maior preocupação deve ser investir em uma plataforma confiável, que ofereça um serviço de fácil operação e garanta segurança nas transações financeiras.
Agora, vamos mostrar as 3 dicas para você conseguir integrar loja física e online.
Omni-channel é um conceito que surge a partir de um novo comportamento do consumidor que, ao pesquisar e adquirir produtos, obterá melhores informações e experiências. Portanto, trata-se de estabelecer uma conexão entre todos os canais de sua loja física e loja virtual.
Na prática, isso significa integrar as lojas físicas e virtuais em todos os aspectos: utilizar ferramentas técnicas (que discutiremos nas dicas a seguir), desenvolver uma estratégia de marketing que combine dois pontos de venda e treinar os funcionários para fornecer comunicação eficaz com todos os canais de vendas.
Comece com a seguinte atitude:
Essa técnica também é muito valiosa e é essencial para você integrar lojas físicas e virtuais em termos mais técnicos.
O sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é um software de gestão empresarial que pode centralizar todas as suas tarefas de gestão: estoque, faturamento, pagamento, registro de produto, logística, fornecedores, recursos humanos, etc.
Por isso é tão importante a possibilidade de sua plataforma de e-commerce se integrar a um bom ERP. Dessa forma, sua loja física e sua loja virtual são gerenciadas como uma só.
Por exemplo, na prática, você não precisará mais registrar o mesmo produto duas vezes. Cadastre-se em uma loja física? O cadastro é feito automaticamente na loja virtual. Imagine a economia de tempo gerenciando o estoque em sua loja?
Com o sistema a ser integrado, existe também uma plataforma que permite a integração de outros recursos, como plataforma de pagamentos, empresas de entrega, mercados, etc.
Isso é importante porque quando um cliente faz uma compra em sua loja online, ele não precisa ser direcionado a outro site para concluir o pagamento, melhorando assim sua experiência de compra.
Outro segredo de ouro é treinar funcionários para que possam trabalhar com canais físicos e online.
Além de fornecer boas ferramentas para prestar um bom atendimento aos funcionários - ou seja, eles sempre têm as informações necessárias para realizar as vendas - também é necessário transformá-los em verdadeiros consultores de vendas.
A chamada venda consultiva nada mais é do que preparar a equipe de vendas, permitindo-lhes entender os produtos vendidos online e offline, bem como as características dos clientes da marca.
É uma combinação perfeita, pois entendendo o cliente e o produto, pode-se estabelecer um bom argumento de venda, eliminando todas as dúvidas e incentivando o cliente a fazer bons negócios com a loja.
Portanto, coloque os vendedores em todos os canais de atendimento, inclusive no chat da loja virtual – mesmo que haja um chatbot pré-configurado.
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