O rastreamento de cargas torna possível que a equipe de logística, assim como o consumidor final, receba informações sobre o que está acontecendo, e onde está a mercadoria a ser recebida.
Dessa forma, a maneira mais comum de realizar o monitoramento de cargas é fazendo o uso de um dispositivo GPS, que irá enviar o posicionamento em tempo real do transporte.
Nessa dinâmica, o rastreio de mercadoria pode ser acompanhado em mapas digitais, integrados a softwares de gestão da frota, em um escritório de indústria e afins. Mas não tem como falar disso sem se apropriar da discussão sobre tecnologia logística, então vamos começar por aí.
O mercado passará por diversas transformações em decorrência das novas tecnologias para os processos logísticos. Por menor que seja o negócio, todos já se beneficiam de alguma tecnologia, seja um simples smartphone ou planilha no notebook. Porém, o mercado está evoluindo, e cada vez mais depressa, se você deseja levar a sua operação logística a novos patamares, você deve ficar atento às novas tendências do setor.
Desse modo, os profissionais dessa área devem conhecer as novidades a respeito do assunto, pois é, uma forma de ganhar destaque frente a concorrência, e isso certamente vai trazer benefícios no dia a dia empresarial, como segurança na informação, possibilidade de rastreamento, e muitos outros benefícios.
O envolvimento da TI (Tecnologia da Informação) e de seus profissionais com a logística, a elevaram a um outro patamar, no lugar de que o pensamento estratégico unido à análise de dados e estatísticas proporciona às empresas uma visão muito ampla dos processos, tornando a gestão muito mais eficiente e econômica.
Novas tecnologias: integração de processos logísticos. A integração dos processos logísticos e tecnologia é vital! Tratam-se de inúmeros fatores que envolvem controles e organização. Alguns são:
O uso de sistemas de informação pelas empresas é o que viabiliza inúmeros setores que fazem parte das inovações apresentadas neste conteúdo. Afinal, por meio deles é possível centralizar a gestão da informação de toda a empresa, integrando a logística de variadas filiais em diferentes localidades, por exemplo, e permitindo uma tomada de decisão muito mais conjunta, que podemos chamar também de alinhada.
Por outro lado, esses sistemas permitem a análise dos dados de modo a antecipar futuras demandas e/ou possíveis inconsistências nos processos, dando permissão a empresa que se adapte para um aumento ou diminuição no fluxo de entregas, este é um exemplo, ou corrija falhas antes que elas tenham o poder de ocasionar prejuízos.
Este é um conceito bastante utilizado em inúmeros setores da empresa, a exemplo da logística. A partir dele é possível tornar a rotina de operações muito mais rápida, autônoma e menos vulnerável a falhas, além disso, diminui o retrabalho, poupando tempo e dinheiro (assuntos extremamente valiosos quando o assunto é logística).
Para se ter ideia de como a automação está presente no nosso cotidiano e no das empresas, basta imaginarmos a seguinte situação: o consumidor entra no site e busca pelo produto que deseja; uma vez encontrado, já é informado da sua disponibilidade em estoque; após isso ele fecha a compra e realiza o pagamento; uma vez aprovado, o produto agora será separado para o envio à transportadora.
De modo bem simples, resumimos alguns processos logísticos que ocorrem de forma rápida em uma compra, graças à automação.
Esse conceito é importante por facilitar o monitoramento e gestão de equipes externas, melhorando a comunicação entre a empresa e quem atua na ponta do processo logístico, realizando o transporte, por exemplo.
A tecnologia mobile melhorou exponencialmente a segurança dos transportes e facilitou a vida dos envolvidos nesse processo, uma vez que é possível passar informações sobre do trabalho em tempo real, informando a empresa sobre eventuais dificuldades, atrasos e gastos excepcionais.
Muito além disso, hoje é possível monitorar a rota dos veículos, prevenindo furtos e roubos de cargas durante o transporte de mercadoria.
Alguns dos benefícios de sistemas de gestão de estoque são: agilizar o processamento das informações relativas às vendas e encurtar o tempo de separação de mercadorias, evitando erros e atrasos nas entregas.
Otimizar a relação com o cliente também é uma demanda do setor de logística. Isso porque, poder identificar quais as reais necessidades dos consumidores pode ser uma forma altamente eficiente de melhorar a prestação dos serviços e alcançar a satisfação daqueles que os utilizam.
Além do caminho percorrido, o rastreamento de cargas oferece outras informações importantes sobre o transporte, como dados sobre a aceleração do veículo, abertura de portas, períodos de pausa do caminhão e a jornada de trabalho do motorista, apoiando pessoas atentas aos desafios de logística no Brasil.
No entanto, o rastreamento de cargas pode também ser enviado para o cliente, garantindo assim que o consumidor final se sinta seguro com seus serviços, afinal, ele receberá mensagens via SMS ou por e-mail. Estarão a par de possíveis atrasos na entrega ou, se tudo acontecer como o esperado, receberão apenas informações sobre quando o produto que ela espera saiu para a entrega, chegou à cidade de destino e uma data estimada de quando deve estar à sua porta.
Outras formas de monitoramento de cargas:
- PS;
- radiofrequência: faz apenas o monitoramento de cargas em tempo real;
- telemetria: mais completa que a anterior, ela faz o rastreio de mercadoria, registra dados de frenagem e períodos de parada do veículo, que pode usar sinais de rádio ou de satélite.
Sem dúvidas, a possibilidade de rastreamento de cargas contribui significativamente para a segurança no transporte de cargas, já que esse recurso intensifica o controle da frota e minimiza as chances de ataques nas estradas.
O acompanhamento online traz outro benefício: com ele, os responsáveis pelo transporte supervisionam o serviço dos condutores, pois tem meios de checar se eles estão cumprindo os percursos definidos ou infringindo limites de velocidade.
Com relação às rotas, elas também podem ser otimizadas com o auxílio de um software qualificado. Programas de planejamento automatizam a criação de trajetos, levando em conta diversos fatores definidos pela transportadora, por exemplo:
- Pontos de entrega de carga;
- Paradas programadas;
- Percursos mais rápidos;
Vias notoriamente perigosas ou em más condições — que precisam ser evitadas.
Conforme falamos, a melhor forma de amenizar ameaças é por meio do conhecimento e do planejamento. Nesse contexto, o plano de gerenciamento de riscos é, resumidamente, um conjunto de práticas que uma empresa seleciona para se organizar e aperfeiçoar o controle a fim de evitar danos.
Esse projeto consiste em analisar todos os riscos em potencial e incorporar ferramentas e técnicas que preservem a empresa e a deixe preparada para lidar com transtornos. As vantagens desse plano estratégico são muitas, pois, com ele, o Transporte:
Identifica as principais ameaças do segmento;
- Toma decisões mais acertadas diante de adversidades;
- Orienta melhor seus funcionários;
- Diminui prejuízos operacionais;
- Aproveita oportunidades;
- Controla com mais rigor a documentação obrigatória;
- Maximiza o uso de recursos financeiros e infraestrutura.
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