Quer entender para que serve Call to Action e sua importância para o e-commerce? Continue a leitura.
Para conseguir que mais visitantes ajam, você precisa aprender a gerenciar a atenção do visitante, adicionar elementos que criem um senso de urgência e garantir que o produto pareça um evento.
Tudo começa com a elaboração de uma chamada à ação de e-commerce persuasiva .
Você deve absolutamente ficar bom em SEO, gerenciamento de mídia social e outros ofícios em estágio de aquisição. Mas mesmo alguns grupos de marketing que têm equipes decentes de aquisição de visitantes falham quando se trata de fazer com que os visitantes duramente conquistados ajam.
Essa é uma oportunidade perdida porque, para a maioria das equipes de marketing, dobrar a taxa de conversão é na verdade uma proposta mais realista do que dobrar o tráfego do mecanismo de busca do site.
O que é um Call to Action?
As chamadas para ação (CTAs) contêm as etapas que os profissionais de marketing estão convidando os visitantes a seguir.
- Para um vídeo, isso pode ser uma declaração no final pedindo que o espectador se inscreva.
- Para um blog, isso pode ser um pedido para compartilhar o artigo com colegas ou amigos.
- Para muitos sites, este é um botão que pede ao visitante para adicionar o item a um carrinho, enviar um formulário ou baixar uma avaliação.
Quando os CTAs são botões em um site, há algumas diretrizes gerais que você precisa seguir. Por si só, eles devem ser persuasivos – bem escritos, para que fique claro para onde levarão os visitantes; e perceptíveis, por isso chamam a atenção do usuário.
No entanto, como os CTAs não existem no vácuo, há mais no ofício do que apenas os próprios botões. Aqui estão algumas maneiras de otimizar sua call to action de comércio eletrônico:
1. Empregar o princípio da escassez
Dizer às pessoas que algo está disponível agora, mas não por muito tempo, cria um senso de urgência . Isso leva as pessoas a agir imediatamente, em vez de adiar a decisão.
Quão eficaz é a escassez para persuadir as pessoas? Para os profissionais de marketing digital, isso significa comunicar quando o tempo ou os itens são limitados. Indique o tempo restante até que os usuários possam aproveitar uma oferta ou o número de itens em estoque até que o produto se esgote. Dessa forma, você convence as pessoas a atenderem ao seu apelo à ação.
2. Aproveite a prova social e a autoridade
Há duas coisas que os profissionais de marketing precisam lembrar para tornar um apelo à ação de comércio eletrônico eficaz:
- o cérebro humano é preguiçoso, e
- as pessoas são criaturas sociais
A tomada de decisão cansa o cérebro, por isso usa atalhos para evitar fazer muito esforço.
Um desses atalhos é a prova social. Em situações em que não temos certeza de qual é o melhor curso de ação, tendemos a procurar orientação de outras pessoas, que estão ou estiveram na mesma situação.
- Há um texto explicativo “Best Seller” para indicar que muitas outras pessoas compraram o produto.
- A avaliação média do cliente está posicionada perto do botão Call To Action.
Ao chamar a atenção para o que outros fizeram antes e transmitir que outros obtiveram bons resultados, esses elementos do site tornam mais provável que o visitante aja.
Outro atalho que nosso cérebro usa é a autoridade. As pessoas não têm tempo para desenvolver conhecimentos de domínio sobre tudo. E uma das maneiras de mitigar isso é recorrer a figuras de autoridade ou especialistas em um determinado campo.
3. Aliviar incertezas
Dar aos clientes a capacidade de reverter um risco facilita a tomada de decisões. Esta é a ideia por trás das políticas de devolução, como “Compre agora, decida depois” e “Tudo bem se você mudar de ideia”. Estes essencialmente dizem aos clientes que eles não precisam se preocupar com o remorso do comprador porque eles ainda podem desfazer sua ação.
Incentive os clientes a clicarem em seu Call To Action exibindo suas garantias transacionais com destaque. Esses símbolos não apenas ajudam a evitar a evasão de decisões, mas também transmitem sua confiança em seus produtos e serviços.
4. Utilize ancoragem
As pessoas tendem a confiar na primeira informação que lhes é apresentada. Avaliamos as informações subsequentes em relação à primeira que vemos.
No marketing, isso significa que os consumidores julgarão o preço de um item como barato ou exorbitante com base no primeiro número exibido.
5. Coloque os elementos no local padrão
Se algo não pode ser visto facilmente pelos usuários, então pode não existir. E se os usuários não puderem ver seu Call To Action, eles não poderão agir.
É por isso que o previsível é bom para o seu site. Você deseja seguir as convenções da web e colocar elementos onde os usuários esperam encontrá-los.
Para PDPs, os usuários esperam ver a imagem do produto à esquerda e o bloco CTA à direita.
6. Torne o texto do botão específico, em vez de vago
Um botão vago não pode obrigar os usuários a agir. Se os usuários não entenderem o que seu botão fará, eles não clicarão nele.
Certifique-se de que não haja incertezas sobre o que acontece quando os usuários clicam em um botão, tornando a cópia direta. Evite rótulos que não sejam claros como “Continuar” e “Enviar”.
Por que um Call To Action é importante?
Call to action (CTAs) estratégicos podem ajudar você a orientar seus visitantes na jornada de compra e impactar diretamente suas taxas de conversão . Um CTA realmente eficaz fará maravilhas ao chamar a atenção dos visitantes, despertar seu interesse e guiá-los de forma eloquente durante o processo de inscrição.
A mente humana está tão acostumada com o funcionamento do mundo online que espera ver um call to action em uma posição de destaque em seu site ou página de destino. Isso, no entanto, não significa que eles estão preparados para seguir suas instruções e se converter. Criar CTAs eficazes é uma arte em si, mas pode ser dominada se você seguir as técnicas comprovadas.
Entendeu como funciona? Em caso de dúvidas fale com a nossa equipe e conheça as soluções da Infracommerce!