Infracommerce – Líder em Full Service na América Latina

Como escolher a melhor plataforma B2B

Como escolher a melhor plataforma B2B

Você sabe como escolher a melhor plataforma para o seu negócio?

Diante de tantas compras online realizadas no dia a dia das pessoas, e o clique de “checkout” estar nas mãos do consumidor, as empresas devem planejar bem na hora de construir lojas virtuais.

Escolher uma plataforma B2B também faz parte da sua estratégia de negócio. Isso ocorre porque quanto mais detalhes a ferramenta fornecer para o seu tipo de produto, mais sucesso você terá no caminho para a conversão de compra.

E como sua pesquisa nos trouxe até você, vamos encurtar sua busca pela melhor plataforma B2B do mercado com uma lista de dicas fundamentais na hora de escolher sua plataforma.

Siga nossas dicas e lembre-se que uma plataforma B2B é um dos fatores determinantes para o sucesso de vendas no mercado digital.

Mas antes…

Entenda o que é B2B

Entender o que B2B realmente é, é o primeiro passo para avançar nessa discussão. Bom, antes de mais nada B2B é uma sigla para “business to business” em inglês; em português, negócio para negócio.

Em outras palavras, estamos falando de uma forma de fazer negócios entre duas empresas, onde uma empresa vende seu produto ou serviço para outra empresa. Portanto, o principal objetivo desse modelo de negócio é permitir a movimentação de mercadorias que serão revendidas ou mesmo transformadas pela empresa compradora.

Na verdade, esse padrão é muito comum entre os fornecedores, ou seja, quando uma empresa acaba sendo cliente de outra empresa. Por exemplo, na terceirização, o modelo B2B surgiu muito.

Afinal, ele era o responsável por facilitar o crescimento da produção e da eficiência em uma empresa que conseguia focar em seu negócio primário e deixar o secundário para outra. No entanto, esse modelo se estende a outros negócios.

Um exemplo é a venda de negócios para distribuidores. Outra situação é onde fornecedores vendem produtos para fabricantes e importadores vendem produtos para distribuidores.

O modelo de negócios B2B é tão grande que se estende às fábricas que vendem produtos por meio de distribuidores ou atacadistas ao consumidor final, que neste caso também inclui o B2C.

Bem, agora você conhece o modelo de negócios B2B. Parece até complicado, mas olhando mais de perto, está longe de ser um bicho de sete cabeças.

Como funciona a plataforma B2B?

Sem uma plataforma B2B, esse modelo de negócio tem pouca aplicabilidade. Eles são essenciais para todas as partes envolvidas no processo, por isso saber escolher é tão importante.

As melhores plataformas para vendas B2B permitem alguns recursos. Por exemplo, eles permitem que sua empresa configure e gerencie uma série de variáveis ​​envolvidas no processo de compra e venda.

Eles também fornecem listas de preços, impostos, condições de pagamento e muito mais. Mais importante ainda, garante que seja personalizado para cada situação ou cada cliente.

Aqui estão algumas vantagens de uma plataforma B2B:

  • Permite o acesso e a criação de informações personalizadas;
  • As pessoas jurídicas realizam seu cadastro nas plataformas para vendas B2B;
  • A plataforma é adaptável às necessidades de cada um, com flexibilidade;
  • Permite uma ampliação de mercado;
  • Tem o potencial de redução de custos e aumento da produtividade;
  • Integra os canais de gestão da empresa num só local.

Por exemplo, ao conectar canais, as plataformas B2B suportam toda a cadeia de suprimentos. Ao mesmo tempo, permite personalizar a experiência, desde o momento da fabricação até o consumidor final.

Ele precisa ser flexível o suficiente para que você possa conectar seu modelo de negócios e ajustá-lo ao longo do tempo. Para saber mais sobre como escolher uma plataforma B2B, siga as etapas nas seções abaixo.

Como escolher plataformas para vendas B2B

Até o momento, observou-se que uma boa plataforma pode garantir benefícios importantes. A ideia B2B é interessante, mas tem que ser feita através de um intermediário de qualidade (a plataforma). Mas como escolher?

A qualidade do suporte

Se as vendas da sua empresa estiverem ameaçadas, uma plataforma B2B deve fornecer suporte rápido e de alta qualidade. Isso garante que você não coloque em risco o que mais importa: seu negócio e seu relacionamento com clientes e fornecedores.

A possibilidade de automação

Atualmente, existem muitas possibilidades de ferramentas de automação para reduzir a carga de trabalho da equipe de uma empresa. Uma boa plataforma integra o maior número possível dessas ferramentas de automação para ajudar sua empresa a ser mais produtiva.

Crie um diretório

Os preços e condições para um cliente podem diferir de outro. Além de conceder acesso aos seus representantes de vendas, as plataformas de vendas B2B também devem permitir a criação de vários catálogos.

A integração

Assim como as ferramentas de automação ajudam a aumentar a produtividade, existem outras ferramentas que podem fazer o mesmo. A melhor plataforma para vendas B2B permite a integração ao sistema, reduzindo custos de tempo e agilizando processos.

Presença no mercado

Goste ou não, é essencial avaliar a presença no mercado e a reputação da plataforma de vendas B2B que você pesquisa. Se um deles não for bem recebido, pode ser um sinal de que não está cumprindo suas promessas.

Por exemplo, tente descobrir a quem a plataforma atende e quem são seus clientes atuais (pelo menos alguns). Isso vai te dar uma ideia melhor da sua confiança no mercado e se realmente está te dando mais vantagens do que o problema.

Conheça a melhor plataforma B2B

A Infracommerce cumpre todos esses papéis e é cada vez mais reconhecida como a melhor parceira para fazer a gestão da sua plataforma B2B. Cada vez mais, empresas importantes do mercado aderem a ela, reconhecendo suas capacidades.

O time da Infracommerce aplica as soluções mais indicadas para B2B, como a automação entre outros elementos extremamente importantes para facilitar a vida da sua equipe de vendas.

Acesse e confira nossas soluções!