Tanto B2B quanto B2C são termos antigos no mercado e, segundo as definições, os significados são distintos mas no E-commerce, eles têm se transformado e se juntado ao longo do tempo.
B2B (Business to Business) trata-se da sigla utilizada no comércio eletrônico para definir transações e relações comerciais entre empresas. Na prática é um ambiente (plataforma de e-commerce) em que uma empresa (indústria, distribuidor, importador ou revenda) irá comercializar seus produtos para outras empresas. Essa operação pode ser observada na revenda, transformação ou consumo.
B2C (Business to Commerce) trata-se de uma etapa final, define a transação comercial entre empresa (indústria, distribuidor ou revenda) e consumidor final através de uma plataforma de e-commerce. Essa operação está estritamente relacionada ao consumo.
O que irá caracterizar o tipo de comércio que uma empresa pratica não é o produto, mas sim a atividade final, ou seja, qual o fim a que é destinado a mercadoria. Isso define o modelo de negócio e os personagens que atuam nesse modelo.
Transformação: Indústria vende seus produtos para outras indústrias. (B2B)
Revenda: Indústria vende para distribuidor ou revenda (B2B)
Revenda: Distribuidor vende para Revenda (B2B)
Revenda: Indústria, Distribuidor ou Atacado vende para Profissional Liberal (B2C)
Consumo: Distribuidor ou Atacado vende para Consumidor Final (B2C)
Consumo: Indústria vende para Consumidor Final (B2C)
Consumo: Indústria vende para Consumidor Final através de Distribuidor ou Atacado (B2B2C)
Acima, você pode identificar que muitas empresas acabam por praticar mais de uma modalidade ao mesmo tempo ou formatos mistos de negócio. Isso é considerado super válido, visto que será necessário atender os 2 públicos. O ambiente de compra e de auto atendimento no e-commerce permanece o mesmo. No caso, o que irá mudar são as políticas comerciais de preço, quantidade, forma e condição de pagamento que são configuradas para cada público. Essas configurações são determinadas pela criação de perfis e tipo de usuário.
A grande diferença entre B2B e B2C, contudo, é que em um E-Commerce B2B, a plataforma é capaz de calcular os impostos de vendas de maneira automática na realização do pedido, devido a origem e destino das mercadorias e a substituição tributária entre Estados.
Focar na simplificação de transações, checkouts e preços não basta para modernizar experiências. É necessário pensar de forma mais ampla para abranger toda a experiência do consumidor. Por si só, uma solução de e-commerce não é construída para entregar essas experiências atrativas que englobam toda a jornada do consumidor. Por esse motivo, muitas empresas estão buscando por soluções integradas que combinam funcionalidades poderosas de experiência digital com e-commerce para entregar experiências de e-commerce B2B de sucesso.
Os clientes B2B estão esperando experiências inovadoras de comércio online, que estão à altura das suas interações B2C. Analise sua própria plataforma para ver se você está preparado para atender a essas expectativas. Essa plataforma é suficiente para lidar com as expectativas dos clientes modernos ou está na hora de buscar por uma solução que esteja preparada para lidar com as complexidades da compra B2B e impedir que os seus clientes comprem de terceiros que oferecem maior facilidade de fazer negócio?
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Se você não conhece o impacto do Pix para e-commerce e como ele pode ser um aliado para o seu negócio, fique atento às nossas últimas atualizações!
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