Estratégia para obter vantagem competitiva com plataforma B2B

Estratégia para obter vantagem competitiva com plataforma B2B

Uma plataforma B2B é ideal para pessoas que têm uma empresa e desejam ampliar sua atuação. Também chamada de estratégia de negócio Business to Business, ela é caracterizada pela venda de produtos e serviços para outras pessoas jurídicas.

Devido às suas características, essa é uma opção para quem deseja alcançar um público qualificado. Para alcançar esse patamar, é fundamental diferenciar o atendimento e utilizar as estratégias corretas. Confiras os principais tipos de venda Business to Business, estão:

  • Para consumo;
  • Focado em revenda;
  • Para indústria/transformação;
  • Voltado a franquias;
  • Para manutenção, reparo e operações (MRO). 

Acompanhe neste conteúdo porque a plataforma b2b resulta em vantagem competitiva para seu negócio. 

Melhor estratégia para obter vantagem competitiva com Plataforma B2B

A variedade mencionada acima também aumentou o total de canais de venda adotados no modelo B2B. Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa recente 94% das marcas B2B veem o e-commerce como um fator de vantagem competitiva.

Além disso, 87% apontam que melhorar o comércio eletrônico é uma prioridade estratégica para as operações logística. Somado a isso, ainda inclui o fato de os negócios B2B serem escaláveis e previsíveis. Isso significa que eles podem aumentar as vendas sem elevar os custos de forma proporcional.

Canais de venda

Uma das razões para tantas mudanças é a transformação digital. Por consequência, os canais de venda no e-commerce entre empresas também mudaram. Pode-se observar então a transferência da venda offline para a online, com crescimento dos marketplaces especializados.

Segundo pesquisas os principais objetivos que levam varejistas a venderem em Plataformas B2B visando a vantagem competitiva estão:

  • Aumentar as vendas (75%)
  • Acompanhar uma tendência de mercado (30%)
  • Fortalecer a marca (30%)
  • Alcançar mais clientes finais (26%)
  • Testar um novo canal de venda (20%)

Como funciona uma plataforma marketplace B2B?

B2B é o modelo de negócio em que uma companhia oferece seus produtos ou serviços para atender as necessidades de outros CNPJs. Por outro lado, quando uma empresa atende o consumidor final, é conhecido como B2C “Business to Consumer”, ou seja, “de empresa para cliente”.

Recordar o significado dos conceitos tornará mais fácil entender como funciona um marketplace B2B, acredite. Afinal, o marketplace B2B nada mais é que um site de varejo que permite que outras empresas vendam seus produtos ali dentro, atendendo a demandas de outros CNPJs. Alguns exemplos são as Americanas Empresas e a Submarino.

Os marketplaces B2B são estratégicos para vender seus produtos, pois funcionam como grandes e-commerces, com muito acesso e visibilidade. Não à toa, existem oportunidades de vendas para diferentes perfis de empresas.

Além disso, os marketplaces B2B tornam possível que os lojistas que neles vendem, atendam as demandas no atacado. Por consequência, diminuindo os custos operacionais e de entrega e aumentando a rentabilidade, com a quantidade de pedidos recebidos.

Marketplace B2B para otimizar tempo 

É comum compararmos uma situação para explicar exatamente como funciona determinada questão, certo?

Trazendo um Marketplace como exemplo, podemos dizer que ele é como um shopping – ou feira de rua. O consumidor/empresa tem à sua disposição uma cartela de fornecedores e vendedores com os mais variados produtos em um único site.

Dessa forma ele pode comprar uma, duas, três unidades do mesmo produto ou comprar diversos sem precisar sair de casa ou entrar em site por site. Para o consumidor, no caso do Marketplace B2C, é uma ótima forma de economizar tempo.

Há também Marketplaces de Nicho, que são voltados para produtos específicos, como eletrônicos, automotivos, entre outros. E também tem aqueles que funcionam exatamente como uma feira, com produtos de nichos variados. No Marketplace B2B o processo é semelhante. 

A empresa pode entrar no site, comparar os preços dos fornecedores, sua reputação e disponibilidade de estoque para fazer a melhor escolha. É possível, inclusive, solicitar orçamentos, caso o pedido seja diferenciado, por exemplo. E, é importante dizer, que todos os pedidos e dados ficam armazenados no Marketplace para que o comprador possa utilizá-los no pedido de reposição.

Assim, o responsável pelo setor de compras não precisa perder tempo contactando vários fornecedores. Deixando, dessa forma, o processo de adquirir suprimentos, materiais e mercadorias mais curto. A internet já não é mais um artigo de luxo há alguns anos. Hoje, ela é fundamental para dar visibilidade a sua marca, levantar dores e propor soluções aos clientes em potencial.

Maior segurança em transações comerciais

Grandes barreiras de confiabilidade foram superadas pelos programadores da Plataforma de Marketplace B2B. Hoje, a ferramenta tem um alto nível de credibilidade e é estruturada com uma série de instruções internas que combatem falhas, fraudes ou problemas no domínio. A tecnologia aplicada a diversos setores do mercado tem repercutido diversos efeitos.

Para o comprador, há uma diminuição significativa nas incertezas e o aumento da confiança em negociações. Os chamados "crimes cibernéticos", frequentes no passado, atualmente são combatidos com controles potentes de segurança que favorecem um aumento cada vez mais expressivo das transações comerciais B2B.

Marketplace B2B: ideal para a nova geração de consumidores

O cenário virtual criou o Marketplace para tornar o processo de compra mais prático para os consumidores. O Marketplace B2B acompanhou o sucesso do “business to consumer” e atraiu muitos empreendedores.

Mas, como você já sabe, ainda é um setor pouco explorado no Brasil e com muito espaço para atuação.

Estar visível para um público de milhares – ou milhões – de internautas investindo muito pouco é um cenário bastante atrativo. Mas tome cuidado com a especificidade do seu planejamento estratégico voltado para o Marketplace B2B.

Ele não funciona como uma loja física, ou um e-commerce. Portanto, fique atento aos avisos e dicas expostos, tais como:

  • Controle de estoque;
  • Acompanhamento no pós-venda;
  • Prazos de entrega;
  • Reclamações e avaliações negativas.

E lembre-se de escolher o melhor Marketplace para o seu nicho de atuação. Estratégias ineficientes, com investimentos pequenos podem trazer muitos prejuízos.

Entre em contato com a Infracommerce e tenha acesso as melhores soluções para o seu marketplace.


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