Infracommerce

B3
svg2

Business Intelligence: o jeito certo de fazer

Business Intelligence: o jeito certo de fazer

No passado, business intelligence (BI) era um privilégio de grandes empresas que podiam manter equipes de especialistas em TI e cientistas de dados.

Mas na última década, junto com a revolução do software como serviço (SaaS), o software se tornou não apenas mais leve e poderoso, mas também mais acessível. É uma indústria em expansão, que tem demonstrado que mais e mais empresas estão fazendo a transição para plataformas de BI modernas para obter insights sobre os negócios.

Neste conteúdo, confira como o business intelligence impacta positivamente em seu negócio!

Business Intelligence: aprenda o jeito certo de fazer

Business Intelligence (BI) é um conjunto de técnicas ou ferramentas para a aquisição e transformação de dados brutos em informações perspicazes para fins de análise de negócios.

As tecnologias de BI fornecem visões históricas, atuais e preditivas das operações de negócios. As funções comuns das tecnologias de BI são relatórios, análises, mineração de dados, gerenciamento de desempenho de negócios, benchmarking, análises preditivas e análises prescritivas.

Confira agora, as principais etapas para implementação de Business Intelligence:

1) Comece Simples

Registros complexos de dados de fontes múltiplas podem ser difíceis de processar e interpretar em insights que sua empresa pode usar. Comece com o que você já tem.

Por exemplo, procure tendências de gastos / compras, que permitam que você concentre seus esforços de marketing. Seus dados podem revelar que o tráfego diminuiu nas últimas semanas, enquanto as inscrições para avaliação gratuita continuavam aumentando. A partir daí, você deve se aprofundar nos canais ou páginas de destino que estão convertendo nas taxas mais altas e aumentar sua aposta neles. Entenda seus dados e como eles se relacionam e, em seguida, amplie esse conhecimento.

Essencialmente, o BI envolve uma abordagem iterativa para fatiar e cortar dados para procurar padrões significativos sobre os quais decisões de negócios eficazes possam ser tomadas. Isso possibilita que sua empresa otimize seu plano de negócios e obtenha vantagens competitivas importantes, mesmo de fontes inesperadas.

2) Entenda seus clientes

Para fazer com que os clientes fiquem com você, você deve responder ou até mesmo prever suas necessidades. Ganhar e manter uma base de clientes fiéis é de particular importância para as pequenas empresas – reter um cliente é muito mais barato do que atrair um novo. BI ajuda a reunir dados sobre o comportamento de seus clientes e analisá-los para tomar decisões de negócios eficazes.

3) Colabore em tempo real

O acesso a painéis online significa que todos os envolvidos terão sempre as informações necessárias e atualizadas, em tempo real. Não há necessidade de envolver uma equipe de TI e esperar até que ela analise os dados e gere um relatório. É uma oportunidade para as empresas economizarem algum dinheiro sem sacrificar a qualidade da análise.

Nada torna um plano de negócios menos eficaz do que baseá-lo nos números do ano passado. Fazer isso é como escrever uma obra de ficção – os números do ano passado não existem mais. Os dados atuais analisados ​​com base nas suposições de quais condições futuras podem ocorrer terão a melhor chance de implementação bem-sucedida.

As planilhas do Excel fazem um excelente trabalho de armazenamento e organização de informações para análise de dados, mas elas apenas dirão o que você já sabe.

Business Intelligence: métricas e precisão

BI (business intelligence) é uma ferramenta inteligente que o ajudará a revelar tendências em seu desempenho anterior que, de outra forma, poderiam passar despercebidas. Você pode identificar tendências significativas em seus dados com o potencial de desbloquear novas oportunidades de crescimento.

Ao analisar seu desempenho anterior no contexto e tentar compreender os fatores que influenciaram os melhores ou piores resultados, você pode descobrir a chave para o crescimento futuro.

Como implementar o Business Intelligence?

Se você está convencido do valor do BI para sua empresa, faça as seguintes perguntas:

  • Qual é o seu objetivo?
  • O que você espera alcançar com a implementação de BI?
  • Você quer aumentar as vendas ou melhorar a satisfação do cliente?
  • Você quer ser mais eficiente com suas operações ou sua força de trabalho?

Entenda suas prioridades e crie um plano de longo prazo para seu negócio, só então os sistemas de BI podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Business Intelligence tem tudo a ver com dados, e provavelmente você já acumulou muitos deles. Depois de ter uma ideia da área que deseja abordar, considere quais informações você está coletando agora e o que poderia ser facilmente obtido com os sistemas corretos implementados.

Uma das funções principais do BI é reunir dados de diferentes partes do seu negócio e analisá-los. Portanto, considere que tipo de dados você tem disponível para alimentar, pois isso provavelmente conduzirá os resultados.

Como você pode ver, adquirir BI para uma pequena empresa não significa necessariamente sair e investir em software de BI de nível empresarial. Começando aos poucos, você pode começar a entender quais tipos de fontes de dados podem informar melhor suas decisões de negócios.

No entanto, para obter todos os benefícios das plataformas analíticas e de BI modernas, os líderes devem repensar a maioria dos aspectos de suas implantações de analítica centralizadas e centralizadas em TI atuais. Depois de ter uma compreensão clara do que você precisa e se está pronto para implementá-lo, você pode começar a dar os primeiros passos no mundo do BI.

Para encontrar um software de BI que beneficie toda a equipe e ganhe o suporte de todos, conheça as soluções da Infracommerce.

Gostou do conteúdo?

Continue nos acompanhando para mais conteúdos como este. Não deixe de navegar pelo site da Infracommerce e conhecer nossas soluções.

O que é multicanalidade?

Neste artigo, vamos falar sobre o conceito de multicanalidade e como ele vai contribuir para os resultados…

Inbound Marketing no E-commerce

Conheça o inbound marketing e o impacto que esse conceito tem no e-commerce. Saiba como atrair mais…

Qual a finalidade do Call to Action em e-commerce?

Quer entender para que serve Call to Action e sua importância para o e-commerce? Continue…

Fale agora com
nossos
especialistas

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.