Infracommerce

B3
svg2

Conheça o InfraData e arrase no planejamento de estoque

Conheça o InfraData e arrase no planejamento de estoque

Para tornar o planejamento de estoque mais preciso, você precisará seguir algumas etapas necessárias.

Como um movimento estratégico que vai muito além de armazenagem, o planejamento de estoque ajuda a prever a demanda e contribui para a boa imagem da empresa no mercado.

O controle de todas as commodities ou matérias-primas armazenadas por uma empresa é o objetivo principal e estratégico do planejamento de estoque. Esse controle evita faltas e sobras de itens – o que pode fazer com que as vendas despenquem ou aumentem os custos de armazenamento. Sem mencionar o potencial para o financiamento parar e o produto ir mal.

planejamento de estoque contribui para o sucesso comercial de uma empresa, especialmente no comércio eletrônico ou em operações paralelas a lojas físicas. Outro benefício é que pode evitar o cancelamento de pedidos por falta de produtos, o que levará ao churn de clientes e afetará diretamente a imagem da empresa.

O planejamento de estoque ajuda a determinar o intervalo entre as trocas de produtos com base no histórico de rotatividade de mercadorias. Para que funcione, a campanha precisa de dados específicos.

Para que serve o planejamento de estoque

Prever a demanda

Além das estimativas baseadas em histórico, você pode usar as curvas ABC no planejamento de estoque para prever a demanda. Inclui categorizar projetos muito relevantes e não muito relevantes – considerando o que eles representam em termos de receita e lucro – e mostrar quais projetos têm maior probabilidade de serem vendidos ou encalhados. Dessa forma, o projeto pode ser dividido em:

Classe A: produtos de alto valor agregado, que geram lucro maior, mas não têm grande volume de saída;

Classe B: são os mais vendidos, geram boa margem de lucro e devem sempre estar disponíveis em estoque;

Classe C: pouco vendidos, não impactam no faturamento e têm lucro baixo. Devem ser mantidos em quantidade suficiente para não deixar de atender uma possível procura.

Preencher inventários periodicamente

Quem não sabe o que tem em estoque está definitivamente perdendo dinheiro. Estoque ou conte o inventário para verificar a consistência entre as informações de controle. Um bom planejamento de estoque alinha as informações entre o estoque físico e o estoque contábil. Para aumentar a agilidade, o truque é contar uma área de cada vez e fazê-lo regularmente. Dessa forma, você pode identificar problemas e corrigi-los rapidamente.

Padronizar o cadastro

Criar um padrão para registro dos itens, com um código e uma descrição para cada um deles, é essencial para o planejamento de estoque. Assim é possível evitar divergências tanto nas informações como nas quantidades. Essa padronização ajuda na localização do produto, colabora com o inventário e, consequentemente, com as vendas.

Organizar as formas de armazenamento

A ideia é criar uma organização no estoque para que os produtos possam ser encontrados o mais rápido possível. Criar endereços específicos para materiais ou produtos e evitar que eles sejam misturados é a melhor forma para quem pensa em planejamento de estoque.

A aplicação de métodos para colocar os itens mais vendidos em locais de fácil acesso pode ajudar a aumentar a produtividade. Por exemplo, usando investimentos de prateleira para verticalizar, uma melhor organização pode ser feita em grande escala. Esta é uma grande ajuda quando em estoque e orienta onde encontrar itens.

Registro de movimentação

O registro de entradas e saídas, inclusive das trocas e devoluções, é muito importante para o planejamento de estoque e seu controle. Essas informações são essenciais para as tomadas de decisão porque identificam o giro de produtos.

Contato com fornecedores confiáveis

Para ser totalmente eficiente, o planejamento de estoque precisa contar com fornecedores profissionais que cumpram o prazo de entrega dos produtos. Quem está começando, pretende mudar ou diversificar os fornecedores, deve investir em pesquisa e buscar referências. Catalogar os fornecedores mais confiáveis é um passo importante nesse planejamento.

Acompanhar indicadores

Ferramentas de gestão que fornecem visão dos resultados das atividades dentro da empresa – os chamados indicadores de desempenho ou KPIs (sigla em inglês) – ajudam a saber como está o desempenho dos produtos em estoque e apontam as oportunidades. Eles colaboram também para a identificação de problemas, suas causas e na elaboração de soluções. Entre os principais indicadores, destacam-se o índice de perdas e o percentual de pedidos atendidos.

Fazer uso da tecnologia

O investimento em sistemas é importante. Um software de ERP ajuda no controle e planejamento de estoque e automatiza rotinas que passam a ser executadas com mais agilidade. Toda essa organização ajuda a diminuir riscos de erros, compartilhar informações, reduzir custos e gerar relatórios que colaboram com análises e indicadores de desempenho. Logo, a segurança das informações está assegurada.

Como a InfraData pode te ajudar no planejamento de estoque?

InfraData é uma inteligência de dados e tecnologia para embasar a tomada de decisões e oferecer maior sustentabilidade de varejistas, indústrias e distribuidores.

Com a InfraData você tem:

Inteligência de consumo

  • Previsão de demanda para até 3 meses
  • Planejamento da demanda com sazonalidade
  • Elasticidade de preço

Inteligência de Abastecimento

  • Redução de perdas e stock out
  • Indicadores de ruptura e cobertura
  • Dados para obter abastecimento ideal
  • Basket Analysis

Inteligência de e-commerce

  • Vitrine infinita e recomendações
  • Melhor experiência de busca com pesquisa com inteligência AI de linguagem natural
  • Gestão de supply chain facilitada

Customer data platform

  • Rastreabilidade de comportamento
  • Clusterização de comportamento
  • Dados sobre impactos de campanha
  • Processamento de sentimento de redes sociais

Inteligência full commerce

  • Acesso direto aos dados
  • Conexão com outros BI’s
  • Visões prontas e personalizadas em Power BI
  • Advanced search
  • Behavioral targeting

A InfraData tem os melhores cases de sucesso, e é uma das melhores ferramentas do segmento. Acesse e confira!

Caso tenha dúvidas, entre em contato com a nossa equipe:

 

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

Saiba as vantagens do promotor online em seu e-commerce

Por sua vez, um promotor online de vendas é capaz de impulsionar as estratégias certas para garantir mais…

Já ouviu falar em Behavioral targeting?

Behavioral Targeting, traduzido para o português (ao pé da letra) como segmentação comportamental, tem sido um…

Fulfillment: entenda como funciona

Neste artigo, vamos falar sobre como funciona o fulfillment. É a estratégia que faltava para seu…

Fale agora com
nossos
especialistas

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.