Para tornar o planejamento de estoque mais preciso, você precisará seguir algumas etapas necessárias.
Como um movimento estratégico que vai muito além de armazenagem, o planejamento de estoque ajuda a prever a demanda e contribui para a boa imagem da empresa no mercado.
O controle de todas as commodities ou matérias-primas armazenadas por uma empresa é o objetivo principal e estratégico do planejamento de estoque. Esse controle evita faltas e sobras de itens – o que pode fazer com que as vendas despenquem ou aumentem os custos de armazenamento. Sem mencionar o potencial para o financiamento parar e o produto ir mal.
O planejamento de estoque contribui para o sucesso comercial de uma empresa, especialmente no comércio eletrônico ou em operações paralelas a lojas físicas. Outro benefício é que pode evitar o cancelamento de pedidos por falta de produtos, o que levará ao churn de clientes e afetará diretamente a imagem da empresa.
O planejamento de estoque ajuda a determinar o intervalo entre as trocas de produtos com base no histórico de rotatividade de mercadorias. Para que funcione, a campanha precisa de dados específicos.
Para que serve o planejamento de estoque
Prever a demanda
Além das estimativas baseadas em histórico, você pode usar as curvas ABC no planejamento de estoque para prever a demanda. Inclui categorizar projetos muito relevantes e não muito relevantes – considerando o que eles representam em termos de receita e lucro – e mostrar quais projetos têm maior probabilidade de serem vendidos ou encalhados. Dessa forma, o projeto pode ser dividido em:
Classe A: produtos de alto valor agregado, que geram lucro maior, mas não têm grande volume de saída;
Classe B: são os mais vendidos, geram boa margem de lucro e devem sempre estar disponíveis em estoque;
Classe C: pouco vendidos, não impactam no faturamento e têm lucro baixo. Devem ser mantidos em quantidade suficiente para não deixar de atender uma possível procura.
Preencher inventários periodicamente
Quem não sabe o que tem em estoque está definitivamente perdendo dinheiro. Estoque ou conte o inventário para verificar a consistência entre as informações de controle. Um bom planejamento de estoque alinha as informações entre o estoque físico e o estoque contábil. Para aumentar a agilidade, o truque é contar uma área de cada vez e fazê-lo regularmente. Dessa forma, você pode identificar problemas e corrigi-los rapidamente.
Padronizar o cadastro
Criar um padrão para registro dos itens, com um código e uma descrição para cada um deles, é essencial para o planejamento de estoque. Assim é possível evitar divergências tanto nas informações como nas quantidades. Essa padronização ajuda na localização do produto, colabora com o inventário e, consequentemente, com as vendas.
Organizar as formas de armazenamento
A ideia é criar uma organização no estoque para que os produtos possam ser encontrados o mais rápido possível. Criar endereços específicos para materiais ou produtos e evitar que eles sejam misturados é a melhor forma para quem pensa em planejamento de estoque.
A aplicação de métodos para colocar os itens mais vendidos em locais de fácil acesso pode ajudar a aumentar a produtividade. Por exemplo, usando investimentos de prateleira para verticalizar, uma melhor organização pode ser feita em grande escala. Esta é uma grande ajuda quando em estoque e orienta onde encontrar itens.
Registro de movimentação
O registro de entradas e saídas, inclusive das trocas e devoluções, é muito importante para o planejamento de estoque e seu controle. Essas informações são essenciais para as tomadas de decisão porque identificam o giro de produtos.
Contato com fornecedores confiáveis
Para ser totalmente eficiente, o planejamento de estoque precisa contar com fornecedores profissionais que cumpram o prazo de entrega dos produtos. Quem está começando, pretende mudar ou diversificar os fornecedores, deve investir em pesquisa e buscar referências. Catalogar os fornecedores mais confiáveis é um passo importante nesse planejamento.
Acompanhar indicadores
Ferramentas de gestão que fornecem visão dos resultados das atividades dentro da empresa – os chamados indicadores de desempenho ou KPIs (sigla em inglês) – ajudam a saber como está o desempenho dos produtos em estoque e apontam as oportunidades. Eles colaboram também para a identificação de problemas, suas causas e na elaboração de soluções. Entre os principais indicadores, destacam-se o índice de perdas e o percentual de pedidos atendidos.
Fazer uso da tecnologia
O investimento em sistemas é importante. Um software de ERP ajuda no controle e planejamento de estoque e automatiza rotinas que passam a ser executadas com mais agilidade. Toda essa organização ajuda a diminuir riscos de erros, compartilhar informações, reduzir custos e gerar relatórios que colaboram com análises e indicadores de desempenho. Logo, a segurança das informações está assegurada.
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