O omnichannel no marketing é uma das maiores tendências logísticas do momento. Não à toa que, a falta de conhecimento sobre esse tema pode fazer com que sua empresa esteja perdendo espaço no mercado a cada dia.
O foco dessa estratégia é o consumidor, que por sinal, está cada vez mais atento a um bom atendimento. De acordo com pesquisas, a experiência de compra é tão importante quanto o preço de um produto ou serviço.
Levando em consideração também que, hoje, muitos consumidores utilizam múltiplos canais ao longo de sua jornada de compra, nada mais ‘’natural’’ que compreender que esses consumidores já são omnichannel. Assim, fica sob responsabilidade dos negócios modernos se adaptarem a essa demanda do mercado, otimizando suas operações e fazendo uso de estratégias mais eficazes, como é o caso do omnichannel marketing.
O conceito de omnichannel marketing está relacionado a uma estratégia de marketing na qual uma empresa está presente em diversos canais, que funcionam de forma complementar, potencializando as funcionalidades de cada estratégia.
O objetivo do omnichannel marketing é alcançar os consumidores nos diferentes canais que acessam por meio de uma mensagem unificada, proporcionando uma experiência única, consistente e fluida.
Por se tratar de uma estratégia com foco no consumidor, a mensagem que o marketing omnichannel transmite precisa estar centralizada no cliente, e não no canal em que ela é veiculada. O foco deve ser a experiência do consumidor.
Dessa maneira, um dos principais objetivos do omnichannel marketing é garantir que os clientes não percebam diferenças entre o atendimento de um canal e outro, seja no e-commerce, lojas físicas, SAC, redes sociais, entre outros. É importante reconhecer que com todas as transformações digitais aceleradas, o mercado está mais competitivo.
Portanto, é fundamental proporcionar uma experiência consistente e, ao mesmo tempo, personalizada para os consumidores, independentemente do canal em que o contato aconteça, podem ser redes sociais ou e-mail, o atendimento deve ser personalizado. Este é o ponto chave da estratégia omnichannel marketing: foco na experiência do consumidor.
Uma das bases de sustentação de qualquer estratégia omnichannel é a integração de diferentes canais. Ou seja, nesse caso, se trata de impactar os consumidores almejando a consistência e a possibilidade de estar em diversos canais.
Atualmente, os novos consumidores prezam por uma comunicação rápida e eficiente, a integração dos canais permite que a comunicação seja fluida, essa etapa é a transição dos consumidores entre seus diferentes canais, por isso é fundamental que seja aplicada corretamente.
Por consequência, será possível otimizar a experiência de compra, criando uma boa imagem para a marca e aumentando as chances de fidelização.
Além disso, omnichannel marketing permite não somente alcançar um número maior de consumidores, como também estudar o público alvo. Você poderá direcionar anúncios com promoções relevantes para usuários específicos, aumentando as chances de sucesso de uma campanha de marketing.
A tecnologia também é uma realidade em meio aos setores de negócios, uso de recursos e ferramentas omnichannel, como softwares e plataformas de atendimento, podem fazer o registro e armazenamento do histórico de interação com cada consumidor. Como resultado, é possível formar um banco de dados extremamente valioso para o desempenho de seu negócio.
Agora que o omnichannel marketing não é mais nenhum ‘mistério’, confira as principais vantagens desta estratégia:
Com todas as transformações do mercado, novas soluções surgem para novas demandas. Hoje, uma única empresa pode ter diversos meios de contato com seus públicos, tais como via site, redes sociais, blogs, e-mail marketing, Whatsapp, dentre outros incluindo impressos e visuais. Para essa comunicação, torna-se necessária a produção de conteúdo e criação (design) para posts, artigos, apresentações digitais, folders, banners, embalagens, dentre outros.
Todas essas peças, independente de onde serão divulgadas, precisam ter uma comunicação alinhada entre si. E quando se conta com empresas diferentes para a criação de várias peças, as chances de a comunicação não convergir com o mesmo objetivo é alta, além dos timings para produção serem diferentes.
Uma comunicação integrada envolve planejamento, estratégias on e off, utilização dos meios de divulgação e execução em prol dos objetivos de uma organização, respeitando a identidade visual, voz e posicionamento da marca no mercado. E com uma agência multifacetada, as chances de todos esses meios produzidos conversarem entre si é mais garantida.
Desse modo, uma agência full service pode garantir a comunicação integrada de uma empresa, incluindo meios on e off! Como resultado, é possível mencionar inúmeros benefícios ao contratante, tais como:
Num cenário onde o Marketing é o braço direito de qualquer empresa que visa crescimento, não dá mais para ignorar a importância da comunicação integrada.
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