Infracommerce

B3
svg2

Como a Páscoa se tornou uma data importante de vendas para o e-commerce 

Assim como o Natal, a Páscoa é uma festividade religiosa que foi incorporada ao calendário do varejo, e que representa uma ótima oportunidade de vendas. Nesta data, que a cada ano é celebrada em um dia específico, a cultura cristã e as motivações comerciais se entrelaçam, fazendo com que os produtos mais vendidos estejam relacionados às reuniões em família e aos ovos de chocolate.

Continue a leitura e saiba mais sobre essa data sazonal. Já para planejar o seu calendário comercial de 2024, conte com toda a expertise do time da Infracommerce e com as soluções digitais do maior ecossistema da América Latina.

História e transformações culturais

A Páscoa faz parte do calendário cristão e simboliza a ressurreição de Jesus Cristo. Pela cultura religiosa, a data marca um período de “recomeço” e “vida nova”, tendo ressignificado uma comemoração judaica da época de Cristo, chamada de “pesach“, que marcava a libertação dos hebreus no Egito. 

Como diversas culturas celebravam a Páscoa, a data foi unificada somente no século IV d.C., durante o Concílio de Nicéia. Assim, a comemoração foi fixada no primeiro domingo depois da lua cheia e após o equinócio de primavera. Por esse motivo, a Páscoa é um feriado móvel até os dias de hoje, acontecendo em datas diferentes a cada ano.

Já a tradição de presentear com ovos de chocolate e a figura do coelho da Páscoa está ligada à simbologia do renascimento, fertilidade e vida nova. Há até mesmo culturas, como a alemã, onde as cascas de ovos são decoradas e se tornam presentes.Outra manifestação cultural do período são as “caças aos ovos”, que mexem com as expectativas e o imaginário das crianças.      

Importância dentro do calendário comercial

Além de todo o simbolismo em volta do evento, a Páscoa é também uma data comercial com um alto potencial de vendas. Os ovos de chocolate são a grande estrela dessa época do ano, e os produtos relacionados à festividade também ganham destaque: barras de chocolate, coelhos de pelúcia, peixes, bacalhau, vinhos e outros alimentos típicos das reuniões em família. 

Para se ter uma ideia, as vendas online de produtos relacionados à Páscoa cresceram 49% em 2023, segundo a Nuvemshop. Ao todo, foram mais de 50 mil produtos vendidos. Outro indicador, da Vert.se Inteligência, é que as principais marcas de chocolates no Brasil (Lacta, Nestlé e Cacau Show) foram as mais citadas nas redes sociais durante a Páscoa do ano passado.

Além do setor alimentício, o turismo e a hotelaria também se beneficiam do período de Páscoa. Isso porque no feriado da Paixão de Cristo, que acontece na Sexta-feira Santa, muitas famílias aproveitam a folga para viajar.   

Estratégias de vendas online para a Páscoa

Com todo esse cenário, o varejo tem uma das maiores datas sazonais do primeiro semestre. A Páscoa movimenta o comércio online e físico, impulsionada pela competitividade dos preços dos ovos de chocolate e itens relacionados à celebração. 

E é em sazonalidades como essa em que o e-commerce precisa apostar em estratégias de marketing digital para se destacar da concorrência. Apenas alterar o layout da loja online não basta mais nos dias atuais, é preciso utilizar recursos de comunicação personalizada para cada segmentação de cliente para ter resultados mais efetivos. 

Para ajudar nessa personalização da experiência de compra, o uso de inteligência artificial e da análise de dados são estratégias que estão em alta no e-commerce em 2024. Outro quesito é ter uma boa estrutura logística para poder oferecer entregas ultra-rápidas (same day e next day delivery), sendo esse um fator decisivo que motiva a compra online. 

Podemos, ainda, citar atrativos comerciais como a oferta de frete grátis, descontos progressivos, cupons para transformar clientes sazonais em clientes fiéis, e várias outras estratégias. Mas lembre-se: tudo vai depender do seu nicho de mercado, dos seus produtos e do seu público-alvo.

Conte com especialistas para planejar as datas sazonais de 2024

Justamente pelos pontos citados no parágrafo anterior, é importante ter especialistas de mercado para ajudar você a definir as melhores estratégias para o seu e-commerce. Aqui, na Infracommerce, você encontra soluções completas e modulares que vão alavancar as suas vendas nas datas sazonais. 

Explore os recursos de cada frente de atuação do nosso ecossistema:

  • Marketing Digital;
  • Inteligência de dados;
  • Tecnologia;
  • Logística;
  • Meios de pagamento e crédito.

Fale com o nosso time e saiba tudo o que o maior Full Commerce pode fazer para contribuir com o seu sucesso no digital.   

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

Vender em marketplace: vantagens e desvantagens

Queremos compartilhar com você os prós e contras de vender em marketplace e ajudá-lo a decidir se…

Intermediários financeiros: para que serve?

Quer saber mais intermediários financeiros? Então não deixe de conferir o artigo completo com informações práticas…

Vendedoras Prêmio Mulheres no E-commerce

Parabéns para nossas mulheres, vencedoras do premio do Mulheres no E-commerce. Grasiele Valente – Operação de…

Fale agora com
nossos
especialistas

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.