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Você sabe o que é marketing multicanal?

Você sabe o que é marketing multicanal?

Se quer saber o que é e como funciona o marketing multicanal, não deixe de nos acompanhar nesta leitura que preparamos para você! Continue e saiba mais sobre o tema.

marketing multicanal refere-se à prática de interagir com os clientes usando uma combinação de canais de comunicação indiretos e diretos – sites, lojas de varejo, catálogos de pedidos por correspondência, mala direta, e-mail, celular, etc. compre seu produto ou serviço – usando o canal de sua escolha. Nos termos mais simplistas, o marketing multicanal tem tudo a ver com escolha.

A importância do marketing multicanal

marketing multicanal é importante pela simples razão de que você deve estar onde seus clientes estão. E eles estão em toda parte. Se você precisar de outro motivo, considere o seguinte: os clientes multicanal gastam três a quatro vezes mais do que os clientes de canal único.

Não há dúvida de que os clientes de hoje têm muito mais controle sobre o processo de compra do que os profissionais de marketing. Graças à proliferação de canais disponíveis, os clientes têm mais opções do que nunca quando se trata de como desejam obter informações.

Hoje existem mais formas de alcançar os clientes – tanto em número quanto em variedade de canais – do que imaginávamos há pouco tempo. E à medida que o número de canais continua a aumentar – e aumentará – a necessidade de adotar o marketing multicanal se tornará não apenas uma boa ideia, mas também crítica.

Desafios

Mensagens direcionadas: Graças à infinidade de canais e opções para os clientes, entregar a mensagem certa para o público certo não é suficiente. Seus clientes não devem apenas receber sua mensagem, mas também devem estar atentos, receptivos e dispostos a agir – independentemente do canal.

Campanhas altamente coreografadas: Esperar que os clientes mudem as preferências de canal ou dispositivo não é realista. Como resultado, os profissionais de marketing devem desenvolver e coordenar constantemente pontos de contato altamente orquestrados e microcampanhas que abrangem vários canais com fluidez, de uma maneira que o cliente considere significativa e confiável.

Atribuição de resposta de marketing: Está cada vez mais difícil saber quais canais, campanhas ou sequência de pontos de contato contribuíram para conversões e vendas qualificadas. Saber o que desencadeou cada resposta permitiria aos profissionais de marketing avaliar se seus esforços de marketing estavam ou não obtendo os melhores resultados.

Três passos para ter sucesso no marketing multicanal

Então, o que é preciso para fazer o marketing multicanal certo? Aqui estão três chaves para o sucesso:

  1. Crie e mantenha uma visão única do cliente em todos os canais.
  2. Estabeleça uma plataforma de marketing multicanal.
  3. Crie experiências consistentes para o cliente em todos os canais.

Criar e manter uma visão única do cliente

Ter uma visão única do cliente é fundamental. Isso porque os clientes de hoje geralmente interagem com sua marca de várias maneiras que envolvem mais de um ponto de contato. É vital que você tenha uma visão do cliente sobre como eles se comportam em todos os canais, em cada ponto de contato, e que você também entenda o valor de cada cliente para você.

Para obter essa visão única do cliente, pode ser útil estabelecer um data de marketing centralizado que consolide todos os dados do cliente em um só lugar, independentemente da fonte. Ao criar e manter uma visão única do cliente, lembre-se destes pontos:

  • Ter muitos dados de clientes não é o mesmo que ter uma visão única do cliente. Não são apenas os dados em si que são importantes; é o que você faz com ele.
  • Sua visão do cliente deve evoluir. Os clientes mudam. Os negócios mudam. Sua visão do cliente deve mudar junto com eles. Isso significa trazer novos dados, atualizar dados antigos, construir novos modelos, atualizar os antigos, etc.

Estabeleça uma plataforma de marketing multicanal

Você já deve ter ouvido o ditado: “Se tudo o que você tem é um martelo, tudo parece um prego”. O conceito certamente se aplica ao marketing, e é por isso que é tão importante estabelecer uma plataforma de marketing multicanal. E por “plataforma de marketing multicanal“, queremos dizer uma que inclui processos e tecnologia para apoiar:

  • Gerenciamento de campanhas , incluindo recursos para segmentação, criação de fluxo de trabalho e execução de campanhas.
  • Análise avançada , incluindo análise preditiva e otimização de campanha.
  • Execução avançada , incluindo recursos para gerenciamento de conteúdo, acionamento de eventos, tomada de decisões em tempo real e gerenciamento da próxima melhor oferta para programas de marketing de entrada e saída.
  • Atribuição de resposta , incluindo a capacidade de realizar otimização de mix de marketing, planejamento de cenário e análise de atribuição de marketing.
  • Marketing digital, incluindo recursos que expandem o marketing além dos canais tradicionais para canais mais novos, incluindo Web, e-mail, celular, vídeo etc.

Ao estabelecer uma plataforma de marketing multicanal, você poderá integrar canais tradicionais e emergentes. Você também simplificará bastante a criação e execução de campanhas em vários canais, permitindo que os profissionais de marketing criem, em essência, uma única campanha que pode ser replicada em vários canais. E tudo isso coloca o santo graal do marketing ao seu alcance – alcançar a pessoa certa com a oferta certa pelo canal certo na hora certa, reduzindo custos e melhorando a eficácia e o desempenho de seus esforços de marketing.

Crie experiências consistentes para o cliente em todos os canais

A experiência do cliente é um dos diferenciais competitivos mais poderosos. E embora a qualidade da experiência do cliente seja importante, a consistência é igualmente importante. Isso ocorre porque seus clientes experimentam sua marca como um todo, sejam suas interações com você online, em uma loja, por telefone ou alguma combinação destes. Qual é o valor de uma experiência online positiva se a experiência de um cliente na loja for negativa? Se você tratar cada canal como uma entidade distinta, corre o risco de colocar os clientes contra você se não fornecer consistência.

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