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Venda online: dicas para encantar seus clientes

Venda online: dicas para encantar seus clientes

venda online tem sido prioridade nas empresas de sucesso nos dias atuais. Quer fazer parte desse grupo? Então leia completo e entenda o que fazer!

Aprender a vender online tornou-se uma obrigação para as empresas que buscam expandir. A indústria de comércio eletrônico no Brasil cresce ano a ano, e essa tendência também se reflete na América Latina e no mundo.

Apresentar sua marca online não apenas aumenta a conscientização entre os clientes em potencial, mas também:

  • Você pode segmentar seu público-alvo em diferentes cidades e estados, já que não há limites geográficos que impeçam suas vendas;
  • Seu negócio fica aberto 24 horas — isso significa que você pode vender produtos online todos os dias do ano;
  • Comparado a um local físico ou showroom, os custos fixos de vender pela internet são menores, uma vez que a atividade não exige espaço para expor as mercadorias.

Existem várias opções para começar sua venda online e, neste guia, contaremos quais são as mais profissionais. Mas atenção: o segredo não é oferecer seus produtos em um monte de canais de venda, mas escolher aqueles que mais se alinham ao seu negócio e combiná-los em uma única estratégia: uma estratégia omnichannel.

Um aplicativo omnicanal tornará a imagem da sua marca mais consistente e ajudará você a agilizar o processo interno de cada venda, mesmo por meio de canais offline.

Confira neste artigo algumas dicas para encantar seus clientes através da venda online!

Algumas dicas incríveis de como encantar clientes na venda online

Saber como atrair clientes através do atendimento muitas vezes não é uma tarefa fácil, pois nos deparamos com impaciência, mau humor, falta de educação e outras situações intransponíveis todos os dias.

Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a lidar melhor com situações como essa. E, claro, como surpreender e encantar seus clientes na venda online, construindo assim uma imagem positiva de sua empresa junto aos seus consumidores.

Comece os ajustes internamente

Antes de planejar uma mudança para atrair clientes, primeiro verifique se o que você oferece atende às expectativas deles.

Responda à lista de verificação abaixo para garantir que sua empresa esteja livre de algumas das principais causas de mau atendimento.

  • Responsabilidade com o cliente;
  • Atendimento ágil e eficaz;
  • Comunicação interna eficiente;
  • Colaboradores e a liderança se comportam de maneira positiva internamente para que isso possa se refletir externamente;
  • Todos os contatos e negociações com o possível cliente estão claros para todos os setores.

Se as bases estiverem alinhadas, então sim, comece a construir experiências que encantem seus clientes, começando pelos pontos de contato mais importantes para o seu negócio e assim realizar a venda online.

Seu pessoal precisa ser parceiro e a liderança precisa abrir espaço para isso. Frequentemente requer ação autônoma. Por isso, dê aos seus funcionários a liberdade de agir com autonomia no trabalho e saiba reconhecer e valorizar quando o fizerem.

Além disso, é necessária uma cultura consolidada e forte. O primeiro passo para alcançar esse objetivo é que o propósito da empresa seja compartilhado entre todos os funcionários. Capacite-os e ensine-os a vivenciar a cultura da sua empresa em cada detalhe do dia a dia.

Pense na experiência de compra

A empresa oferece uma vivência atraente e diferenciada com seus produtos e/ou serviços.

O quanto você tem pensado em customer experience? Há algo de diferente na entrada ou saída do seu estabelecimento, talvez no pós-venda? Essas questões podem ser determinantes para encantar clientes, bem como para o aumento de venda online.

Para pensar de maneira sistêmica na experiência do cliente, identifique os principais pontos de contato e reflita sobre como eles podem ser aperfeiçoados na prática.

Mantenha uma cultura para sempre encantar clientes na venda online

Alguns serviços e situações de atendimento são sempre repetidos. Pense em como você pode planejar adicionar esses momentos “uau” à sua rotina. Portanto, uma cultura de agradar os clientes de uma empresa não será pontual, mas permanente.

Um truque é focar nas necessidades e paixões de seus clientes e, a partir daí, pensar em como você pode surpreendê-los oferecendo o que eles necessitam. Uma das principais técnicas para encantar os clientes é que a equipe deve ser apaixonada por entregar uma ótima experiência ao usuário, superando as expectativas.

Quer mais algumas dicas para encantar seu cliente na venda online?

Seu cliente precisa ser tratado de forma especial

Além disso, preze por uma comunicação personalizada. Faça seu cliente sentir-se único, sabendo atendê-lo com empatia e com a dose certa de flexibilização.

Por exemplo:

  • Faça anotações sobre a empresa dele e os problemas que ele enfrenta;
  • Sempre o chame pelo nome;
  • Lembre-se de momentos importantes da vida útil da sua empresa;
  • Se coloque no lugar dele e dê sugestões de acordo com seu conhecimento do que você faria e por aí vai!

Outros exemplos de comportamentos simples que impressionam incluem o atendimento ao cliente que oferece muito mais do que as expectativas do cliente, enviando um lembrete ou um simples e-mail em seu aniversário.

Presentes sem motivo e sem data certa também são alguns dos truques para agradar os clientes. Com certeza seus clientes ficarão muito satisfeitos.

Crie conexões emocionais

Quando você incentiva um relacionamento emocional em vez de apenas fornecer serviço, os clientes experimentam um tipo incomum de envolvimento definido por comportamentos movidos pela emoção e não pela razão. E você notará que grande parte do nosso guia sobre como agradar os clientes se concentra em ações que vão muito além da razão.

Afinal, o carisma é principalmente emocional, certo?

Não esqueça de pedir desculpas

Toda empresa é formada por um grupo de pessoas, certo? Como tal, está longe de ser uma entidade perfeita e totalmente consistente. Erros acontecem e muitas vezes prejudicam os consumidores.

Nessas situações, não há muito o que fazer e não adianta inventar justificativas. É preciso pedir perdão. Pode não parecer, mas com certeza vai agradar os clientes. Afinal, não é sempre que as empresas reconhecem seus erros dessa forma.

No entanto, eles não podem falhar repetidamente, especialmente quando essas falhas afetam a experiência do cliente. Portanto, se algo ruim acontecer, não deixe de se manifestar, peça desculpas, resolva o problema e se comprometa a melhorar a venda online.

Conte com a Infracommerce

Com essas dicas você já consegue realizar a venda online de forma eficiente e excepcional para encantar o cliente. Aproveite para conhecer as soluções da Infracommerce!

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