Infracommerce

Infracommerce
B3

Veja o que é roteirização na logística

Veja o que é roteirização na logística

A roteirização na logística é um fator extremamente importante. Se você não faz ideia do que se trata, continue a leitura que vamos te explicar.

Toda empresa que trabalha com gestão de frota e transporte precisa desenvolver uma estratégia para conseguir entregar no prazo e nas condições certas. Como primeiro passo para esse objetivo, o processo da roteirização na logística trata da definição da rota ou caminho ideal, projetado para economizar tempo e recursos.

Devido às diferentes análises envolvidas, a roteirização na logística pode ser uma tarefa muito trabalhosa, principalmente sem recursos técnicos (ou seja, manuais).

Neste artigo você vai saber mais sobre o assunto e como tornar esse processo mais ágil em sua empresa.

O que é roteirização na logística?

Roteirização na logística é o processo de definição da melhor rota para a coleta e entrega de materiais, itens, produtos e mercadorias em geral. Uma boa rota afeta a qualidade do serviço prestado aos clientes, afeta sua experiência e reduz os custos logísticos para as empresas.

Hoje, para uma empresa, uma boa estratégia de roteirização na logística é uma das forças motrizes para otimizar a gestão logística.

A roteirização é o método utilizado para melhorar a eficiência do seu supply chain. Ou seja, se existe uma preocupação cada vez maior em tornar a cadeia de suprimentos mais eficiente, barata e rápida, a solução passa — entre outras coisas — por um excelente planejamento de rotas, independente do modal.

Como funciona a roteirização logística na prática?

O processo básico são as etapas de planejamento de roteirização na logística que o motorista responsável pelo transporte seguirá. Veja abaixo os passos a seguir:

  • Em um cenário de transporte de mercadorias, por exemplo, o setor responsável pela distribuição recebe os pedidos, separa os produtos e os organiza, de acordo com o destino, prazos, entre outros;
  • Após essa etapa, é necessário planejar as rotas mais assertivas, com o objetivo de otimizar esforços e tempo;
  • Antes de sair para o transporte, a rota é revisada, com o objetivo de verificar se tudo está de acordo. Nessa etapa, há a possibilidade de, se necessário, reajustar o trajeto. Se tudo estiver dentro do esperado, a rota é informada ao motorista para que ele possa prosseguir com o transporte dos materiais.

A importância da roteirização logística

Um planejamento de rotas eficaz pode ser um fator diferenciador para uma empresa. Ao contrário do que parece, esse plano vai além de definir a sequência de entrega, é preciso preparar a rota de acordo com as principais variáveis ​​do negócio.

Além disso, para garantir a eficácia do processo, é preciso investir em duas áreas fundamentais: tecnologia e planejamento, que são os pontos mais importantes da roteirização na logística.

Quais são os tipos de roteirização?

Quando o assunto é roteirização, vale compreender o conceito à fundo. Na hora que uma empresa vai discutir o planejamento de rotas, ela normalmente segue por dois caminhos: a roteirização estática ou dinâmica.

Existem algumas particularidades a cada uma das práticas e vamos explicá-las em detalhes a seguir, confira:

  • Roteirização estática

A roteirização estática refere-se ao planejamento que não é mutável. Uma vez aprovada, a rota deve ser seguida sem mudanças.

Pode parecer um pouco extremo demais, mas saiba que é um tipo de roteirização na logística muito utilizado: o trajeto é calculado e desenhado antes dos veículos saírem da garagem e segue alguns critérios da empresa.

Por exemplo, o motorista deve obedecê-lo quase como um “guia” da entrega, respeitando tanto a rota, como as paradas, horários, quilometragem desejada, entre outros.

O intuito é diminuir os improvisos e tomar o controle da entrega, por mais “distante” que este processo esteja do escritório. Isso não quer dizer que o motorista deve seguir a rota independente de qualquer coisa. Afinal, o trânsito, o clima e outras variáveis podem criar empecilhos de última hora.

Ainda assim, o planejamento não muda.

  • Roteirização dinâmica

O roteamento dinâmico tem uma diferença essencial em relação à versão acima: não é uma programação fixa. Ou seja, mesmo que o veículo já esteja em trânsito, ele ainda pode ser trocado.

É o caso de empresas que utilizam sistemas de roteirização que rastreiam veículos  e atualizam as rotas em tempo real, cruzam dados com outras informações como GPS para otimizar a entrega.

Ou seja, é um tipo de roteamento que reconhece a presença de imprevistos, como desvios simples para evitar congestionamentos rodoviários devido a acidentes.

Quando a roteirização na logística é indicada?

roteirização na logística é essencial para todas as empresas que lidam com a logística diária de coleta e entrega. Não há dúvidas de que todas as empresas do setor devem adotar essa prática – mesmo as menores.

Em termos de tecnologia e estrutura, há sinais de que as empresas de médio porte já estão investindo. O motivo é simples: trata-se de uma ação totalmente relacionada ao potencial competitivo do negócio.

Se a sua empresa não entrar agora na transformação digital do setor, aderindo às principais boas práticas da Logística 4.0, o seu concorrente irá.

No caso, incluem-se tanto as empresas que dependem da logística como atividade-fim (como transportadoras e distribuidoras) como também atacados, varejos e atacarejos (virtuais ou físicos).

No caso do e-commerce, a atenção à gestão logística é um dos pilares para o sucesso do negócio. As duas principais razões pelas quais os clientes abandonam produtos nos carrinhos de compra são:

  • Custos altos de frete;
  • Prazo de entrega elevado.

Não necessariamente você deve oferecer sempre frete grátis — afinal, essa é uma missão impossível para a maioria das empresas. No entanto, o valor de frete deve ser competitivo no quesito valor e tempo de entrega.

Para fazer tudo com mais segurança, é fundamental contar com uma tecnologia de software de gestão eficiente que armazene dados e rastreie as melhores rotas logísticas para suas entregas.

A Infracommerce é a ferramenta que você precisa para executar suas operações com maior confiança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

O que é SEM (Search Engine Marketing) e como aplicá-lo?

Investir em Search Engine Marketing é uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento da marca e aumentar…

Saiba a importância de conhecer seus concorrentes

Este artigo o objetivo de mostrar a importância de conhecer seus concorrentes e por que a concorrência…

Conheça os pilares de uma Gestão de Frota! ‍

Seu negócio está crescendo. Conforme você expandiu, você passou de um ou dois veículos para…

Precisa de uma solução para sua empresa ou indústria?

Nós ajudamos algumas das empresas que mais crescem do mundo a encontrar novas oportunidades de negócios D2C e B2B.

Com soluções abrangentes em Full Service e Fulfillment, quer saber o que podemos fazer pelo seu negócio?

Fale com um especialista!

Conte-nos sobre seu negócio

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.

Fale com um especialista!