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Saiba o que provoca ruptura de estoque e como evitar

Saiba o que provoca ruptura de estoque e como evitar

Uma ruptura de estoque é quando um determinado produto está indisponível, portanto, não pode ser adquirido por um cliente.

Uma ruptura de estoque, também conhecida como falta de estoque, pode acontecer em toda a cadeia de suprimentos. Por exemplo, rupturas de estoque ocorrem quando a produção esgota algumas ou todas as matérias-primas no processo de fabricação, o que significa que as operações precisam parar.

Como alternativa, lojas físicas com lacunas em suas prateleiras podem chamar isso de falta de estoque e os varejistas de comércio eletrônico podem descrever uma falta de estoque como quando não têm estoque de um produto específico em seu estoque disponível para venda.

Neste artigo, você vai entender o que provoca a ruptura de estoque e como evitar.

Boa leitura!

3 Razões que provocam a ruptura de estoque

Estima-se que um cliente experimentará uma forma de ruptura de estoque pelo menos  uma vez em cada três experiências de compra. Isso não é bom para a satisfação das compras.

Nos casos iniciais em que um cliente experimenta uma falta de estoque, é provável que procure substitutos para um item semelhante. No entanto, de acordo com pesquisas, se os clientes experimentarem três rupturas de estoque com um varejista, o indicado é que 70% dos clientes mudarão para outro varejista. Além disso, é improvável que eles façam mais compras, de qualquer tipo, com o varejista com o qual tiveram a experiência negativa de falta de estoque.

A falta de estoque pode ser ainda mais frustrante para os clientes quando estão comprando online. Com uma loja física, pode ser mais fácil para um cliente ver uma lacuna na prateleira e entender que está em falta ou perguntar a um colega da loja.

No entanto, no espaço online, uma ruptura de estoque pode ser mais difícil de determinar. Um cliente pode se perguntar se isso é uma falha técnica temporária ou uma grande interrupção. Se o item desaparecer completamente da página da loja, eles podem decidir que não está mais sendo estocado e procurar outros estoquistas ou produtos similares em outros lugares.

Tudo isso pode significar que o varejista pode perder negócios e prejudicar o relacionamento com o cliente, afastando clientes fiéis e gerando críticas negativas. Mas afinal, o que causa uma ruptura de estoque?

1. Rastreamento de estoque ruim

Uma das maiores razões para a falta de estoque é um conjunto impreciso de dados de estoque. Isso geralmente tem 3 causas principais:

Erro humano

Em muitos casos, o erro humano no processo de Auditoria de Estoque (também conhecido como contagem de estoque ou “registro de estoque”) é o responsável por níveis de estoque incompatíveis. É claro que, em centros de distribuição movimentados, pode ser muito fácil fazer uma contagem errada do estoque. No entanto, isso pode colocar sua empresa em uma posição muito difícil que pode ameaçar seu atendimento ao cliente.

Encolhimento

Se o estoque foi danificado ou roubado, e isso não foi relatado, então será considerado estoque ‘disponível’. Isso pode levar a uma falta de estoque quando se trata de embalagem e distribuição, e não há o estoque necessário para atender o pedido.

Quando você considera o encolhimento como um motivo para rupturas de estoque, bem como um custo adicional – é óbvio que o encolhimento é um problema real que todo armazém deve tentar mitigar.

Problemas técnicos

Embora o gerenciamento de estoque computadorizado possa ser um impulso significativo para um negócio, o tempo de inatividade ou uma falha no sistema pode causar um problema com a contagem de estoque.

Muitas vezes, as organizações terão vários sistemas trabalhando em harmonia. No entanto, se eles não sincronizam, aumenta a probabilidade de discrepâncias na contagem, aumentando a chance de rupturas de estoque.

É importante lembrar que todos os três aspectos dos erros de contagem de inventário (erro humano, redução e problemas técnicos) podem ocorrer como problemas independentes e potencialmente se tornar uma combinação de problemas que levam a erros.

2. Cadeia de Suprimentos e Logística

Outra fonte significativa de rupturas de estoque está na cadeia de suprimentos. Para varejistas de comércio eletrônico, há muitos problemas fora do seu controle. A entrega do estoque no seu armazém pode ser impactada por terceiros, problemas mecânicos e até mesmo pelo clima.

No entanto, problemas logísticos também podem estar presentes em seu próprio armazém. Por exemplo, as remessas podem chegar no local errado ou a equipe pode armazenar o estoque no local errado. Também pode haver problemas logísticos no processo de chegada de estoque em suas instalações e necessidade de reserva, para ser movido para distribuição, pronto para entrega.

À medida que as empresas de comércio eletrônico crescem, é importante garantir a remoção de quaisquer pontos de atrito no processo logístico e da cadeia de suprimentos. Com mais estoque, é fundamental criar processos logísticos contínuos e um arranjo de armazém eficiente que possa ser dimensionado à medida que você cresce.

3. Previsão ruim

Muitos casos de ruptura de estoque são causados ​​por aumentos na demanda de produtos. Esses aumentos de clientes geralmente são inesperados, e há muito pouco que os varejistas possam fazer para prever esses eventos. No entanto, a maioria dos varejistas saberá de antemão a rapidez com que seus produtos mais populares são vendidos e quais produtos são os mais bem-sucedidos. Além disso, com os sistemas corretos, eles também terão relatórios de vendas precisos que podem ajudá-los a planejar seus pedidos.

Apesar desse conhecimento, muitos varejistas ainda não preveem adequadamente o que precisam. Como resultado, as rupturas de estoque podem ser comuns e quase inevitáveis ​​para os produtos mais populares de uma loja.

Entender completamente os relatórios de vendas e utilizar esses dados de forma eficaz é uma tarefa crítica para ajudar a evitar rupturas de estoque.

No entanto, para que isso seja uma maneira eficaz de prever tendências de estoque, esses dados em tempo real devem ser precisos.

Como evitar a ruptura de estoque? 

Reduzir a falta de estoque em sua empresa pode ser essencial para as empresas de comércio eletrônico que precisam operar com margens tão apertadas. Desde não contribuir para todo o dinheiro perdido por falta de estoque ou reduzir os custos de estoque em 10%, há muitos benefícios na implementação de estratégias que evitam um cenário de falta de estoque.

1. Escolha uma solução de gerenciamento para evitar a ruptura de estoque

Rastrear e controlar seu estoque pode ajudar a garantir que você tenha contagens precisas que podem evitar rupturas. Com uma solução de gerenciamento de estoque, você tem uma sincronização completa em todos os seus sistemas, independentemente de ter vários armazéns ou canais de vendas.

Uma solução de gerenciamento de estoque também pode alertá-lo sobre estoque baixo para que você esteja preparado antes que ocorra uma ruptura de estoque. Além de ajudar a evitar faltas de estoque, as soluções de gerenciamento de estoque podem impedir que você faça pedidos em excesso, o que significa que você pode manter uma abordagem enxuta de estoque.

2. Melhore sua previsão

Uma compreensão mais forte dos números por trás do seu negócio é a chave para uma previsão bem-sucedida. Como varejista omnichannel, você terá acesso a uma grande quantidade de dados de clientes que podem ajudá-lo a identificar e entender os estágios do ciclo de vida do produto e o que isso significa para sua previsão.

Novamente, ter um sistema que possa reunir seus dados de várias fontes e criar previsões precisas pode ajudar na previsão. Um sistema como o da Infracommerce (Infra.Log) levará em consideração os prazos de entrega, pedidos pendentes e transferências que facilitam ainda mais a previsão de suas necessidades de estoque.

3. Automatize Processos

O erro humano nas operações do armazém pode ser um fator significativo em rupturas de estoque e outros problemas de estoque. Além disso, sem atualizações em tempo real por meio de seu sistema de gerenciamento de estoque, pode ser muito difícil manter os níveis de estoque atualizados. A contagem manual de estoque pode causar problemas de contagens incorretas, estoque estar no lugar errado e ter que interromper as operações enquanto ocorre uma contagem de estoque.

Um processo automatizado que monitora continuamente os níveis de estoque pode economizar muito tempo para as empresas e, ao mesmo tempo, minimizar o risco de erro humano. Processos automatizados podem ser de alta tecnologia como aplicativos RFID para monitoramento de estoque digital mais acessível.

4. Tenha um nível de estoque de segurança e pontos de reabastecimento

É importante trilhar esse equilíbrio cuidadoso de ter estoque suficiente sem se sobrecarregar com estoque demais. Com isso em mente, é crucial criar um nível de estoque de segurança que possa protegê-lo contra faltas de estoque, mas reduz o risco de altos níveis de estoque difícil de mudar.

Ao ter um nível de estoque de segurança, você pode definir alertas de estoque para notificá-lo quando estiver usando seu estoque de segurança, quais itens estão em risco de falta de estoque e quando começar a reordenar.

5. Minimize os problemas da cadeia de suprimentos

Para empresas de comércio eletrônico, a cadeia de suprimentos pode ser extraordinariamente complexa. No entanto, reservar um tempo para otimizar cada processo dentro da cadeia de suprimentos pode ser vital para evitar rupturas de estoque.

Ele pode ajudar a realizar análises de risco para seus principais fornecedores e entender seus planos de contingência caso o pior aconteça – além de desenvolver seus próprios planos de backup; como colocar fornecedores secundários e até mesmo terciários para seus produtos mais importantes.

Revisar as ferramentas que você usa para gerenciar sua cadeia de suprimentos é fundamental para manter sua eficácia.

Reservar um tempo para entender os ciclos da cadeia de suprimentos e as flutuações sazonais pode não resolver o problema das rupturas de estoque, mas provavelmente fornecerá um aviso prévio, o que significa que você pode implementar as medidas que ajudam a mitigar os impactos negativos das rupturas de estoque, mantendo seus níveis elevados de atendimento ao cliente.

Uma ruptura de estoque é quando é possível adquirir o produto, mas talvez um varejista específico não tenha nenhum em estoque, ou haja um problema na cadeia de suprimentos, o que significa que mais estoque está disponível, mas atualmente não está acessível.

É fundamental conhecer uma solução ideal para evitar rupturas de estoque e, assim, garantir a satisfação dos clientes. Para isso, conheça as soluções Infra.Log! A Infracommerce planeja a operação de seu e-negócio de forma integrada, focada em resultados, satisfação do seu cliente e omnicanalidade.

O nosso ecossistema digital é baseado nas seguintes soluções: Infra.shop, Infra.data, Infra.pay, Infra.log e Infra.digital. Entre em contato para conhecer nossas soluções!

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