Infracommerce

Infracommerce
B3

Como medir acuracidade de estoque?

Como medir acuracidade de estoque?

Assim como é um termo difícil de ser falado, a acuracidade ou acurácia de estoque também pode ser um desafio prático quando pensamos na logística dos armazéns.

Sua importância é tão grande que, mesmo sem perceber, a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa no mercado pode estar na acuracidade de estoque. Para entender mais sobre esse conceito, preparamos um material explicativo sobre o tema.

Além de esclarecer o que significa acuracidade de estoque, iremos falar sobre sua importância e benefícios, bem como a possibilidade dela ser medida. Acompanhe nosso conteúdo e boa leitura!

O que é Acuracidade de Estoque?

O termo “acuracidade” tem origem na palavra inglesa “accuracy” e traz em seu significado a ideia de precisão. Em Logística, significa ter informações exatas sobre os produtos estocados, ou seja, ter uma equivalência entre o que está registrado no sistema e o que realmente consta no armazém físico.

Na prática, essa precisão quer dizer que quando um funcionário for para o local do registro, a peça estará lá, no local exato, na quantidade registrada por lote ou número de série e rotulada corretamente.

Nesse sentido, a Acuracidade de Estoque indica o nível de qualidade e confiabilidade da informação contida nos sistemas de controle, em relação à existência física dos itens. Nos casos em que essa informação não confere com o saldo real, dizemos que o inventário não é confiável ou não tem acuracidade.

Por que a acuracidade de estoque é importante?

Sem um estoque bem acurado, qualquer empresa pode sofrer com uma série de consequências decorrentes da má organização nos armazenamentos. Entre os principais problemas, destacam-se:

  • Falta de controle dos lotes;
  • Redução da qualidade dos serviços prestados;
  • Riscos de interrupção de fornecimento;
  • Queda de produtividade;
  • Operações ineficientes;
  • Perdas financeiras, entre muitos outros.

Ao prezar pela acuracidade de estoque, porém, muitas vantagens marcantes podem ser obtidas, como:

  • Mais confiabilidade do estoque contábil;
  • Assertividade no planejamento de compras;
  • Fim de extravios ou perdas;
  • Menores riscos de inconsistências entre o estoque e o sistema;
  • Melhor aproveitamento dos espaços;
  • Mais produtividade e assertividade nas operações;
  • Melhor visão sobre a realidade do estoque e seus níveis;
  • Mais eficiência e competitividade para a empresa.

No entanto, para obter todos esses benefícios, é preciso saber como medir os índices de acuracidade de estoque e divergência. Descubra como realizar os cálculos no próximo item.

Saiba como medir acuracidade de estoque

O cálculo da Acuracidade de Estoque pode ser feito avaliando-se cada item separadamente ou o total armazenado. Para ambos os casos, basta dividir o número contabilizado no estoque físico pelo que consta no sistema e multiplicar por 100.

Acuracidade de Estoque = Nº de itens contabilizados no estoque / Nº de itens que constam no sistema x 100

Por exemplo, se na contagem no estoque constatou-se que há 120 unidades de determinado item e o sistema mostra 135, o cálculo seria 120÷135 = 0,88 que, ao ser multiplicado por 100, dá um índice de acuracidade de 88%.

O valor ideal pode depender tanto do tipo de mercadoria quanto da natureza do negócio, contudo, o percentual mais adequado seria o mais próximo de 100%. As boas práticas de mercado recomendam um valor acima de 95%.

Mais que definir a porcentagem ideal para os níveis de acuracidade e divergência, também é indispensável estabelecer o tipo de inventário e sua periodicidade. Os tipos mais comuns incluem:

Geral

Os inventários gerais incluem a contagem de todos os elementos do estoque. A periodicidade normalmente é anual, no final do período fiscal.

Dinâmico

Um inventário dinâmico é aquele em que a contagem é constante, feita com base em critérios pré-definidos. Se esse critério for “produtos que chegam após a aquisição”, por exemplo, assim que uma compra é feita, os dados são inseridos no sistema e a conferência física já é realizada.

Dessa maneira, a adequação das informações já é verificada em tempo real.

Rotativo

O inventário rotativo consiste em uma contagem física contínua das mercadorias em estoque. As contagens são programadas com base nas características dos próprios itens e da periodicidade.

Assim, a classificação pode se basear em valores financeiros, categorias dos produtos, por lotes, entre outros casos semelhantes.

Por amostragem

Nos inventários por amostragem, a contagem é feita apenas em algumas mercadorias que são consideradas como boas amostras do conjunto de produtos que se deseja contabilizar.

Sua abordagem é mais estatística e a periodicidade normalmente é aleatória, sem uma data pré-estabelecida e feita em períodos alternados.

Benefícios da acuracidade de estoque

Ao mesmo tempo que é importante, a acurácia de estoque também oferece uma série de vantagens para toda a cadeia logística de uma empresa. A seguir, vamos falar sobre os principais benefícios de ter uma eficácia na acuracidade.

Pedidos selecionados mais rapidamente

Em primeiro lugar, a auditoria de estoque permite uma maior velocidade na seleção de pedidos. Ao receber um, a equipe precisa dispor de  dados confiáveis para separar, embalar e enviar com precisão.

Caso a acuracidade seja 100% ou próximo disso,  a rapidez com que essa tarefa de seleção vai ser executada vai ser bem maior, o que vai aumentar a produtividade desse processo.

A entrega ágil de pedidos é um fator essencial para um negócio competitivo se manter em destaque dentro do mercado, ampliando a satisfação e retenção dos clientes.

Além disso, o ganho de tempo nessa atividade reflete em mais tempo para outras tarefas também importantes.

Redução de custos e de perdas

A economia para uma empresa com uma boa acuracidade de estoque é significativa. Isso acontece pois se tem uma força de trabalho mais produtiva que pode atender pedidos com maior eficiência e com precisão.

Ou seja, sua equipe oferece mais produção a partir de um menor gasto de tempo. Além disso, quando se tem uma alta acurácia, há menos chances de erros nos pedidos, o que pode significar menos perdas para a empresa também.

Este artigo deixou claro como medir acuracidade de estoque? Em caso de dúvida entre em contato com nossa equipe e conheça as soluções da Infracommerce!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

Seller Day 2024

O Compra Food Service realizou com êxito o 2º Seller Day, reunindo fornecedores e parceiros…

Fulfillment aumenta a escalabilidade do negócio

O que é fulfillment e como esse modelo otimiza a entrega de e-commerce? Continue lendo para saber…

Vencedoras do Prêmio Mulheres no E-commerce

Parabéns para nossas mulheres, vencedoras do premio do Mulheres no E-commerce. Grasiele Valente – Operação de…

Precisa de uma solução para sua empresa ou indústria?

Nós ajudamos algumas das empresas que mais crescem do mundo a encontrar novas oportunidades de negócios D2C e B2B.

Com soluções abrangentes em Full Service e Fulfillment, quer saber o que podemos fazer pelo seu negócio?

Fale com um especialista!

Conte-nos sobre seu negócio

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.

Fale com um especialista!