Infracommerce

B3
svg2

Entenda de forma simples a diferença dentre armazenagem e estocagem

Entenda de forma simples a diferença dentre armazenagem e estocagem

Os conceitos de armazenagem e estocagem na logística, são sinônimos, ou seus conceitos muitas vezes se confundem e com frequência. Mas não é bem assim. Calma que não queremos te assustar, mas precisamos destacar as diferenças entre os dois recursos, e lembre-se que esta confusão é feita até mesmo entre profissionais de logística.

No entanto, em um mercado onde os detalhes tendem a impactar cada vez mais o desempenho e o volume da empresa, é imperativo que todos os seus funcionários estejam atualizados com ideias atualizadas e prontas para fazer um ótimo trabalho em todas as áreas. A verdade é: quanto mais preparada sua equipe estiver, mais competitiva será sua empresa.

Neste artigo, confira as principais diferenças entre armazenagem e estocagem. Boa leitura!

Quais a diferença entre armazenagem e gestão de estoque?

A gestão de estocagem é considerada uma atividade estratégica, cuja sua função é controlar os aspectos relacionados ao abastecimento da linha de produção e à disponibilização de produtos para venda.

Já as tarefas direcionadas e executadas dentro do armazém são de natureza operacional, por exemplo:

  • recebimento de materiais;
  • separação de produtos;
  • alocação nas prateleiras;
  • consolidação de pedidos.

Como aprimorar a gestão de estocagem?

O estoque é um dos ativos mais valiosos de qualquer empresa que o possua. No varejo, insumos e produtos acabados representarão a própria essência de um negócio, no sentido de que uma má gestão de estoque pode comprometer a própria existência de um negócio.

Ao mesmo tempo, o estoque pode ser considerado um passivo. Esta afirmação pode ser explicada pelo facto de a manutenção de grandes estoques criar em parte uma série de riscos para a empresa, como por exemplo: produtos perecíveis, o risco de deterioração, roubo, avaria, obsolescência ou perda.

Por esses motivos, ter uma boa gestão de estoque é muito importante para todas as empresas, independentemente do seu porte. Saber quando determinados itens são repostos, a necessidade de comprar e produzir, o preço de compra e o preço de venda são fundamentais para a manutenção de uma atividade, tornando essa tarefa, além de complexa, muito delicada.

Para fazer a gestão de estoque, as empresas utilizam diferentes ferramentas, tais como controles manuais, planilhas, softwares ERP e, mais recentemente, aplicativos SaaS (Software as Service, ou software como serviço, em português).

Seria fulfillment a solução para cobrir a diferença entre armazenagem e estocagem no seu negócio?

Quando as demandas de um e-commerce aumentam isso significa que a empresa está indo bem na confiabilidade dos clientes e possivelmente na sua saúde financeira. Apostar na terceirização da logística é uma solução para as empresas que buscam se concentrar mais no seu sucesso (algo cada vez mais importante) e também que se preocupam no cuidado do começo ao fim, da entrada do pedido à sua entrega.

Nesse sentido, o e-commerce poderá ganhar muito mais prestígio, valor, com os seus clientes que já estão fidelizados e futuros, afinal, a tendência de um consumidor satisfeito é indicar a empresa para os seus amigos e familiares. Não se esqueça que com cada vez mais pessoas inseridas nas redes sociais, fica mais relevante estar alinhado com sua equipe para evitar e solucionar rapidamente os problemas.

Esse pensamento constantemente é mais um segredo revelado por nós para o crescimento de seu negócio!

Levando em consideração todos os históricos que já analisamos, a parte estrutural de um e-commerce é um dos principais problemas enfrentados pelas empresas nacionais e internacionais. Diante disso, antes de montar o seu e-commerce você deve estar atento com a estrutura de logística. Afinal, uma vez que haja uma falha nesse processo, o que pode ocorrer são atrasos na entrega, falta de controle do estoque e muitas reclamações dos clientes.

Como aprimorar a armazenagem logística?

Um sistema de armazenamento logístico é tudo o que contém equipamentos que ajudam a organizar e classificar materiais em um armazém. A função mais importante do sistema é armazenar matérias-primas ou produtos que foram finalizados e estão prontos para entrar na logística.

Nesse sentido, a gestão eficaz de estoques exige que os gestores trabalhem de forma a facilitar e simplificar a execução dos processos.

Use essas dicas em seu processo de atendimento, seja terceirizado ou interno. Essas estratégias ajudarão você a reduzir custos e otimizar seu gerenciamento de estoque.

É preciso conhecer muito bem seu negócio para poder definir os melhores modelos e as melhores estratégias para otimizar a gestão de estoque.

Gostou do conteúdo?

Continue nos acompanhando para mais conteúdos como este. Não deixe de navegar pelo site da Infracommerce e conhecer nossas soluções.

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

Conheça os tipos de Cross Docking

Descubra as modalidades de Cross Docking que existem no mercado. Saiba quais são as diferenças…

Infradata: Impulsionando a experiência de compra com IA e o uso de dados estratégicos

A inteligência artificial (IA) e o uso de dados para a construção de experiências de…

Delivery Hub: veja como funciona o sistema de entrega

Delivery Hub: Ao comprar, o tempo e o custo de envio são os fatores mais…

Fale agora com
nossos
especialistas

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.