Quer saber escolher um bom lugar para estoque? Neste artigo, vamos falar sobre os modelos e como cada um funciona.
Os diferentes tipos de inventário refletem a organização e estrutura da empresa. Conhecendo cada um deles, é possível determinar que tipo de produtos estão sendo vendidos, quais variedades e proporções de demanda.
Se você está iniciando uma loja online e ainda não sabe que tipo e qual é um bom lugar para estoque, este artigo vai te ajudar a obter orientações e fazer o controle de estoque e o plano de armazenamento corretos.
Vamos analisar cada ponto então?
Escolha um bom lugar para estoque
Existem vários tipos de ações no mercado que oferecem aos comerciantes opções para escolher e expandir seus negócios. Abaixo separamos os principais modelos e como cada um funciona para que você consiga escolher um bom lugar para estoque.
1. Estoque terceirizado
Esse é um dos tipos de estoque que funciona sob demanda, onde a loja só faz pedidos ao fornecedor quando uma venda é concluída. Geralmente quem utiliza esse modelo não possui uma logística para realizar a entrega dos pedidos, sendo que quem geralmente faz isso é o próprio fornecedor.
A principal vantagem desse tipo de estoque é o fato de que o lojista não precisa investir em logística e na instalação do mesmo, o que também permite que ele possa oferecer uma quantidade maior de produtos no seu catálogo, já que ele não precisa ter o espaço para manter a mercadoria.
2. Estoque consignado
Esse modelo de estoque permite que seja feita uma parceria entre o lojista e o fornecedor, onde os produtos que o lojista não vendeu sejam devolvidos para o fornecedor, fazendo com que o empreendedor só precise pagar pelas mercadorias que vendeu.
A nossa dica aqui é que você sempre faça um contrato para formalizar essa parceria de modo que você não tenha muitos problemas no futuro, além de realizar um controle maior de tudo aquilo que entra e sai, para não perder ou estragar alguma mercadoria no processo.
3. Estoque compartilhado
Muitas vezes, quem tem loja física e virtual costuma utilizar dois estoques diferentes para cada uma, porém o negócio pode se beneficiar muito ao adotar o modelo de estoque compartilhado, onde todas as mercadorias ficam em um lugar só.
Isso ajuda o lojista a economizar os custos e possui um bom lugar para estoque enquanto otimiza os processos de gestão com uma operação mais centralizada.
Porém, nesse modelo o lojista precisa tomar cuidado com a organização, saber categorizar corretamente os produtos da loja física e virtual além de possuir um controle efetivo de entradas e saídas pode ajudar a realizar uma gestão mais assertiva.
4. Estoque descentralizado
De todos da lista, este é um dos únicos tipos de estoque que permite que o lojista armazene a sua mercadoria em mais de um estoque, possibilitando que ele tenha instalações em diversas regiões diferentes.
Esse modelo é muito utilizado por empresas maiores para oferecer um frete com um preço mais atrativo, onde elas investem em estoques em várias regiões do país ou do mundo, para que assim quando o cliente realizar uma compra, o cálculo e prazo do frete seja calculado a partir do endereço do estoque mais próximo a ele.
Mas para adotar esse modelo é importante ter estoque somente nas regiões onde o seu número de clientes é maior, para que assim a loja consiga oferecer essa vantagem no frete.
5. Estoque Cross Docking
Esse é um dos tipos de estoque que também permite que o lojista não precise ter um estoque físico das mercadorias, pois ele funciona de uma forma diferente. Nesse modelo, quando um cliente realiza uma compra ela é enviada até um centro de distribuição e depois chega na casa do cliente.
No Cross Docking a responsabilidade do envio das mercadorias é totalmente da empresa distribuidora, e a vantagem de ter esse modelo é o fato de que uma distribuidora tem uma logística mais robusta, que permite que os envios sejam mais rápidos e eficazes, o que torna um bom lugar para estoque.
6. Estoque próprio
Também conhecido como estoque a pronta entrega, ele é um modelo que permite a oferta imediata de um produto no mercado, o que facilita e traz mais rapidez para as vendas realizadas diariamente.
O único desafio do lojista será o de conhecer a quantidade ideal de compra de cada produto. Um negócio iniciante, por exemplo, não sabe ainda qual é o volume de saídas de um produto, isso pode fazer com que ele realize um número de compras inadequado para sua operação.
Uma forma de contornar essa situação é conhecendo muito bem o comportamento do seu cliente ideal. Procurar em pesquisas do setor para saber o que o público mais compra pode ser uma boa prática para aplicar na sua estratégia.
Conclusão
O estoque é um dos pontos chave que garante o sucesso de um negócio, isso inclui escolher um bom lugar para estoque. No entanto, para alguns empresários, as tarefas administrativas dessa atividade ainda geram muitas dúvidas e, consequentemente, perda de eficiência e até alguns desperdícios de mercadoria e dinheiro que poderiam ser evitados, por isso entender o que é e como fazer uma boa gestão de estoque é tão necessário.
Evite erros, entenda as suas peculiaridades e conheça com profundidade a sua operação com um bom gerenciamento. Tudo isso ainda pode garantir um atendimento de maior qualidade para os seus clientes, tornando o seu negócio ainda mais competitivo no mercado.
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