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Preste um bom serviço de armazenagem e distribuição e garanta bons resultados

Preste um bom serviço de armazenagem e distribuição e garanta bons resultados

Neste artigo, falaremos sobre os serviços de armazenagem e distribuição logística e entender por que isso gera bons resultados.

O gerenciamento de armazenagem e distribuição representa o coração da logística de várias maneiras. Apesar do potencial estratégico, também existem grandes oportunidades para maximizar seus resultados. Portanto, o desafio é otimizar seus passos e torná-los mais eficientes.

Facilitar a cadeia logística adotando métodos modernos e tecnologias qualificadas é um importante passo para aumentar o nível de produtividade e, assim, gerar mais lucros para a organização.

Além disso, por meio de processos mais inteligentes, os serviços da empresa são executados com alta performance, deixando os clientes muito satisfeitos. Esse movimento é fundamental para ganhar destaque no mercado em meio a uma concorrência acirrada.

Agora que você percebe o valor do gerenciamento de armazenagem e distribuição, como descobrir dicas e práticas recomendadas para melhorá-lo?

Os que fazer para melhorar a logística e distribuição do seu negócio

A gestão desses locais é cada vez mais um foco das empresas com o objetivo de reduzir custos, equilibrar oferta e demanda e auxiliar no processo de comercialização e/ou produção.

O objetivo é aumentar a eficiência e adotar uma postura que nos permita ver nosso cliente como uma pessoa que exige e espera qualidade nos produtos que compra e nos serviços que recebe.

Nesse caso, ainda há oscilações econômicas, entre outros entraves, como:

  • elevação do estoque de produtos e competição baseada na qualidade e no ciclo de pedidos;
  • pedidos mais frequentes, mas em quantidades menores;
  • ciclos de pedidos curtos por conta das modificações rápidas no mix de produtos;
  • rotatividade elevada da mão de obra;
  • recrutamento de bons profissionais;
  • agilidade nos processos e pressão por produtividade.

Diante desse cenário, o que se deve fazer para melhorar as operações de armazenagem e distribuição? Confira 7 alternativas:

1. Mão de obra

O problema aqui é duplo: o aumento da formação dos profissionais, o que dificulta o recrutamento e a manutenção de funções operacionais; e a falta de pessoas especializadas.

Vale ressaltar que a rotatividade de pessoas afeta a produtividade e o desempenho operacional. As ações das empresas incluem recompensas variáveis ​​para aumentar a produtividade, pois isso tende a incentivar o desempenho das tarefas.

A automatização de processos por meio da tecnologia da informação também é importante, pois é possível medir o desempenho de cada profissional, determinar o tempo livre, fazer comparações e ações para melhorar a produtividade e o desempenho.

2. Armazenagem e distribuição dos produtos

As falhas nesse processo fazem com que se perca muito tempo tentando encontrar um item. O ideal é ter uma armazenagem e distribuição eficiente, que utilize critérios bem definidos.

Por exemplo: a separação e a organização de mercadorias por categorias ou ordem alfabética é uma boa alternativa.

Dentro dos CDs, também é possível separar as cargas por prazos de entregas e rotas. O objetivo é evitar o desperdício de tempo e entregar os produtos em tempo.

3. Controle de qualidade

Os CDs devem melhorar suas operações de distribuição e recepção, elevar o imobilizado contando com o estoque mínimo, controlar a qualidade e a validade dos produtos, monitorar a área de armazenamento, investir em sistemas, automação e pessoal, além de funcionar 24 horas por dia para assegurar mais agilidade aos processos de expedição e recebimento dos itens.

As operações tradicionais fazem a empresa perder a competitividade devido a diferentes falhas, como pedidos incompletos, dificuldade na localização de produtos, retrabalho e demora na realização de inventários físicos.

Além disso, cada família de produtos deve contar com uma estrutura funcional adequada no CD. Afinal, o cimento exige cuidados diferentes dos medicamentos.

4. Tempo de reposição

Esse processo exige a análise de diferentes itens. Por exemplo: o tempo de ciclo do pedido (que abrange desde a recepção até a entrega do produto), o ciclo de tempo de reposição do CD (que é o período que leva para cada remessa ser reposta dividido pelo total de remessas), a taxa de atendimento de produtos e pedidos, a quantidade de dias em estoque de produtos acabados e o tempo de atendimento a pedidos urgentes.

5. Recebimento de mercadorias

Esse é um processo importante no CD, mas que abrange mais do que o simples recebimento de itens.

Por isso, é fundamental contar com um sistema voltado para a logística, porque isso permite fazer uma conferência de quantidade e qualidade da carga com mais precisão.

Também é preciso facilitar a emissão de nota fiscal, por meio de leitores de códigos de barras e coletores de dados.

6. Picking

Essa atividade é aquela em que ocorre a separação e preparação dos pedidos para entrega. Os produtos são separados em diferentes categorias para serem enviadas aos clientes, o que exige mais mão de obra.

No entanto, a prática vem sendo aperfeiçoada com sistemas de voz, por exemplo, que informa a localização do item no CD e a quantidade a ser separada.

7. Movimentação de cargas

Esse processo é um dos que merece mais atenção por parte dos trabalhadores do CD. Isso porque muitas cargas são perdidas devido ao manuseio inadequado das embalagens.

O ideal é contar com o auxílio de equipamentos específicos para esse fim, como porta-paletes e empilhadeiras. Assim, a integridade do produto e a segurança dos funcionários podem ser garantidas.

E você, já implementou essas práticas nos centros de distribuição da sua empresa? Para mais informações sobre como melhorar os processos do centro de distribuição, confira nossos outros artigos em nosso blog. Aproveite e conheça as soluções da Infracommerce!

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