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Qual o perfil do consumidor do comércio digital?

Qual o perfil do consumidor do comércio digital?

Neste artigo, falaremos sobre o perfil do consumidor diante do comércio digital.

É rápido perceber como o mundo mudou nos últimos anos, principalmente nos últimos anos devido ao isolamento social. Em uma era de distanciamento, as empresas precisam se reinventar para acompanhar os consumidores na era digital: mais exigentes, mais focadas no cliente, preocupadas com questões sociais e, o mais importante, cada vez mais conectadas.

Com o desenvolvimento da epidemia e o forte impulso das vendas online, o comércio digital tornou-se uma das principais escolhas para todos os tipos de consumidores.

Mas tenha cuidado! Engana-se quem pensa que se trata de um movimento programado ou espontâneo. A mudança para o digital é necessária para aqueles que precisam continuar a sobreviver. Com as lojas fechadas e o país em alerta, é preciso se reinventar para continuar vendendo e conquistando consumidores digitais em tempos tão difíceis.

Aliás, conquistar consumidores foi realmente uma tarefa difícil para quem não estava acompanhando a transformação digital. Isso porque o consumidor também mudou. Você sabe quem são esses novos clientes e o comportamento deles na era digital?

Saiba mais sobre o consumidor no comércio digital?

Como o nome sugere, os consumidores digitais são pessoas que realizam transações comerciais e pesquisam produtos e serviços, além de terem um interesse genuíno em informações comerciais em um ambiente online (ou seja, a Internet).

Nesse sentido, procura uma fábrica de t-shirts genéricas nos motores de busca, redes sociais e outras plataformas virtuais para conhecer melhor a empresa e fazer compras online.

Por outro lado, os consumidores digitais não precisam comprar diretamente pela Internet. Ele também pode procurar negócios online, mas fazer compras em lojas físicas. Na verdade, esta é uma estratégia muito comum.

O Brasil é uma das nações de destaque no consumo online. De acordo com o Content Moments, o país ficou à frente da Espanha, Alemanha, Japão, Estados Unidos e Canadá na média de consumo online.

Quais as principais características do consumidor digital?

Ao mergulhar em um mar de informações, os consumidores digitais esperam ir além da propaganda sensacionalista e intrusiva que é comum na mídia tradicional (TV, rádio e impresso).

Em vez disso, ele quer conhecimento. Assim, por exemplo, ao procurar uma “porta de garagem basculante”, a intenção do consumidor é entender o produto, especificações, dicas de instalação, uso etc.

Ao mesmo tempo, há também um desejo de conteúdo diversificado. Para isso, os consumidores digitais contam muito com buscadores como o Google, que já ranqueiam o material mais relevante, economizando tempo nas pesquisas.

É importante destacar algumas outras características do perfil do consumidor, como:

  1. Mobilidade: característica fundamental do consumidor digital. A maioria dos brasileiros já fazem compras através do smartphone, ou seja, é preciso ir além de ser digital, mas também facilitar a experiência do usuário em diferentes dispositivos.
  2. Heavy user de tecnologia: nativo digital, ele está totalmente conectado. Dá preferência a lojas que nasceram digitais ou que conseguiram fazer a migração de forma natural e eficiente.
  3. Protagonismo: se antes as empresas eram as protagonistas, desenhando e desenvolvendo produtos e serviços para os consumidores, hoje os clientes são quem dão o tom dessa criação. Os produtos e serviços são desenvolvidos de acordo com as necessidades do consumidor 5.0 e é isso que eles esperam cada vez mais.
  4. Ativo: o consumidor 5.0 vai atrás da informação, do produto e/ou da solução. Antes de comprar algo, ele busca recomendações nas redes sociais, pergunta aos amigos  e também compartilha suas impressões sobre os produtos, lojas ou experiência. Ele influencia, é influenciável e extremamente ativo, o que é bom para o consumo, a transparência e a credibilidade das marcas que se empenham em otimizar a experiência que oferecem.
  5. Experiência: ele  busca uma experiência completa, além da relação compra e venda. A experiência oferecida em toda a jornada de compra é fundamental para a escolha do usuário.

Por conta disso, é necessário considerar que o consumidor digital não é passivo, mas também interfere diretamente na produção de conteúdo das empresas, pois ele pode comentar, compartilhar e ressignificar materiais.

Ou seja, mais do que produzir conteúdo atrativo, é preciso saber como se relacionar e manter essa proximidade na internet.

O novo perfil do consumidor dentro das redes sociais

Cerca de 83% dos usuários que procuram informações confiam nas opiniões de outros consumidores. Dessa forma, a influência das redes sociais no comportamento e nas decisões de compra de alguém é enorme.

Provavelmente, antes de comprar um produto, você deve ter pesquisado a empresa em algum canal, seja o Reclame Aqui, a página da empresa, o Google, pergunte a um amigo, e outras formas de tornar a compra mais segura.

Mapear essa mudança e acompanhar a forma de oferecer a melhor entrega aos clientes pode tomar a decisão de os clientes comprarem de você novamente, conseguir avaliar bem a sua empresa e atrair outras.

Nessa era de compartilhamento, é muito perigoso não ter ações diretas para proporcionar a melhor experiência para o cliente. Da mesma forma que ele pode espalhar o seu bom atendimento, pesquisas revelam que um mau atendimento e entrega pode ser muito mais divulgado.

Perfil do consumidor atual – 4 tipos

Conforme foram crescendo essas novas formas de compra, mudanças de hábitos e poder nas mãos do cliente, pode-se identificar alguns perfis de clientes que as marcas precisam estar atentas a como trabalhar e atendê-los da melhor maneira.

Negociador

Provavelmente você conhece alguém ou pode ser até você, que na hora de comprar um livro, vai em uma livraria e pega o celular para comparar com as lojas online. Esse perfil do consumidor procura obter melhores condições e procura comparar os preços, seja em lojas físicas com online ou entre elas. Procuram estar no controle de suas compras, é preciso ter cautela nos tipo de emails a serem encaminhados para não forçar a barra.

Oportunista

Procura identificar as melhores ofertas, comparando preços, prazos e especificações. Sites de buscas de preços são fontes de pesquisa desse tipo de consumidor. Trabalhar e-mails com ofertas e produtos deixados no carrinho são boas alternativas para atingir esse público.

Impulsivo

Possuem alta frequência de compra. Ter variedades em sua loja e identificar padrões desse tipo de perfil do consumidor contribuirá para atingi-lo. Assim como oportunista, resgate de carrinho e cupons de descontos podem ajudar a conseguir mais vendas.

Perfil maduro

Os clientes já estão acostumados a realizarem suas compras na internet, já estão em um estágio maduro em relação a compras e como fazê-las. O preço possui pouca influência, dando maior atenção com a entrega e cumprimento do que foi proposto.

Qual é o perfil do consumidor dentro do seu comércio digital? Em caso de dúvidas, fale com a nossa equipe. E se precisar de uma ferramenta para te ajudar no relacionamento com o cliente, conheça as soluções da Infracommerce!

 

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