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Fulfillment aumenta a escalabilidade do negócio

Fulfillment aumenta a escalabilidade do negócio

O que é fulfillment e como esse modelo otimiza a entrega de e-commerce? Continue lendo para saber mais sobre as possibilidades de otimizar as operações de logística.

A terceirização de atendimento tem sido uma forte tendência e uma vantagem competitiva mais estratégica. Saiba mais logo abaixo!

O que significa fulfillment?

A palavra Fulfillment é uma palavra inglesa que se refere a uma sensação de satisfação e realização. Assim, em logística, significa um conjunto de ações e processos realizados ao longo de todo o ciclo de entrega, desde a confirmação do pagamento e realização do pedido até a entrega de última milha. Portanto, gestão de estoque, separação de pedidos (pick and pack), embalagem, faturamento e expedição também fazem parte do atendimento.

Como o principal objetivo das operações logísticas é melhorar a eficiência e reduzir custos, a primeira tarefa do processo de fulfillment é sempre acompanhar as mudanças e trazer grande satisfação aos consumidores por meio de ações integradas entre as equipes de tecnologia, logística, comunicação, marketing e atendimento.

Nesse sentido, o fulfillment exerce uma grande relação com a experiência de compra, já que torna o processo de aquisição e entrega de um produto mais cômodo e ágil, especialmente  para quem compra online.

Motivo para ter maior escalabilidade

Ter um negócio escalável significa que ele pode funcionar com sucesso à medida que evolui. Um negócio escalável é aquele que tem potencial para escalar, de preferência sem limites. Dito isso, saber se sua empresa é escalável é uma métrica importante para avaliar até onde ela pode ir.

Em geral, para ser escalável, seu modelo de negócios deve ter três características:

1 – É ensinável

O fato de você conseguir ensinar seu processo de produção a qualquer outra pessoa é sinal de escalabilidade. Assim, sua empresa se torna maleável, e pode se expandir de acordo com o planejamento realizado.

2 – É valioso

É aquela operação que você já conhece: o valor é gerado pela oportunidade aliada ao conhecimento único. Sendo assim, é por meio da especialização em uma atividade específica que você se distinguirá da concorrência, que agregará mais valor ao produto ou ao serviço que oferece ao mercado.

3 – É replicável

Além disso, outra prova de escalabilidade é o fato do seu processo ser reproduzido e gerar receita recorrente. Isso indica que seu modelo de produção funciona, e, mais importante, que há mercado para expansão.

Como o fulfillment pode te ajudar

Basicamente, o fulfillment permeia todos os elos da cadeia de suprimentos. O e-commerce em especial, com o avanço da digitalização das operações e a possibilidade de atrair novos consumidores, um bom processo de atendimento de pedidos (também conhecido como) garantindo que o nível de serviço prestado seja executado conforme o esperado, torna a estratégia um grande gerador de receita , E um diferencial competitivo muito relevante.

Como funciona o fulfillment no ecommerce?

O processo de fulfillment pode variar de empresa para empresa, porém é constituído de algumas fases substanciais. São elas:

  • Gestão otimizada do estoque: seria o recebimento e armazenagem dos produtos, seja em armazém próprio ou terceirizado. Nesse contexto, é recomendado contar com o apoio de um sistema de controle de estoque e gerenciamento de reposição pós-venda.
  • Separação do pedido (Picking): após aprovação do pagamento, é gerada a ordem de pedido para que seja autorizada a localização do produto no estoque e separação para envio.
  • Empacotamento (Packing): depois que o item comprado é separado, ele deverá ser embalado com cuidado a fim de evitar avarias durante a entrega. Lembre-se que a embalagem impacta diretamente a percepção do consumidor sobre a sua marca. Não só isso, a emissão e aplicação das etiquetas quando otimizada gera velocidade para a operação.
  • Gestão de entregas e coletas: para o cumprimento dos prazos de entrega com qualidade é recomendável a utilização de tecnologias de tracking e roteirização que auxiliam a disponibilizar as melhores rotas para os motoristas.
  • Pós-venda: aumente a felicidade e satisfação dos seus clientes mantendo-os informados sobre o status da entrega. Nos casos de atrasos, uma boa prática é notificar os compradores com uma comunicação proativa e automatizada. É recomendado também disponibilizar um canal para feedbacks para identificar pontos de melhoria
  • Reversa: nos casos de devolução, é interessante oferecer o serviço sem gerar gasto para os consumidores. Outra boa prática para devoluções é disponibilizar pontos estratégicos de Drop-off, assim o consumidor tem autonomia para escolher onde devolver a sua compra.

Como o fulfillment está revolucionando o ecommerce?

Nos últimos anos, impulsionado pela pandemia, o crescimento do e-commerce impulsionou o desenvolvimento de tecnologias logísticas mais convenientes. No caso do e-commerce, a possibilidade de integração, por exemplo, entre o Sistema de Gestão de Transportes (TMS) e o Sistema de Gestão Empresarial (ERP), permite uma visão completa da operação e economiza tempo devido à automatização do processo, muitos dos quais ainda são fornecidos pela maioria das empresas fazem isso manualmente.

Especialmente para empresas em desenvolvimento de médio porte, os custos de armazenamento, colocação e processamento de pedidos, remessa e remessa podem representar uma parcela significativa da receita. Ao mesmo tempo, manter o atendimento eficiente resulta em entregas mais pontuais, melhor roteamento e processos mais rápidos.

A terceirização do fulfillment no e-commerce

Há uma crescente para a terceirização do fulfillment no comércio eletrônico. Isso fica mais evidente em áreas com grande circulação de pessoas, um bom exemplo são as capitais do Rio de Janeiro e São Paulo.

A equação é simples: com o aumento da demanda, e as novas exigências do consumidor  relacionadas à experiência de entrega, as operações logísticas passaram por mudanças. Este movimento já era esperado, com o desenvolvimento do ecommerce e dos marketplaces.

Por isso, a alta competitividade gerada pela digitalização do mercado cria oportunidade para encontrar bons parceiros em tecnologia para gestão do  fulfillment, reduzindo assim os custos e prejuízo, já que a empresa terceirizada atua exclusivamente, gerando melhor visibilidade e gestão da operação.

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