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Pós-vendas: A importância de um bom planejamento

O pós-venda é extremamente importante para os negócios. Neste artigo, mostramos a importância e como fazer um pós venda de sucesso para o seu negócio

 

O pós-venda é a etapa que se inicia quando um cliente fecha um negócio com uma empresa. O objetivo de continuar o relacionamento com o consumidor após a compra é garantir que ele fique satisfeito com o produto ou serviço adquirido, volte a fazer negócios com a empresa no futuro ou recomende a amigos e familiares.

Apesar de saberem da importância de fidelizar clientes, muitas empresas ainda focam demais em atraí-los. Não que a conquista de novos clientes deva ser deixada de lado, mas precisa ser aliada a uma estratégia de fidelização.

Uma maneira é por meio do pós-venda, a próxima etapa após a venda que envolve garantir que os clientes tenham uma boa experiência com o produto ou serviço que adquiriram.

A ideia é que se o relacionamento continuar e der certo após a compra, as chances dessa pessoa comprar novamente ou até mesmo recomendar a empresa são maiores.

Neste artigo, você aprenderá tudo sobre essa importante etapa, mas ainda negligenciada por muitas empresas. Continue lendo para descobrir o que é, porque é importante e como fazê-la corretamente!

O que é pós-venda?

Engana-se quem pensa que o relacionamento com o consumidor deve acabar quando um negócio é fechado. Na verdade, é o contrário. É justamente depois de concluir a venda que a empresa deve investir em ações para reter e fidelizar esse consumidor.

É aí que entra o pós-vendas, uma etapa que, como o nome sugere, é posterior ao fechamento do negócio entre empresa e cliente. Nesse estágio, a empresa preocupada com retenção e fidelização busca aplicar estratégias que garantam que o cliente obtenha sucesso com o produto ou serviço adquirido, tendo suas expectativas e necessidades atendidas.

Entenda a importância de um atendimento pós venda bem planejado

Complementando o que foi dito na introdução, muitas empresas ainda persistem em metodologias de venda muito focadas em novos prospects enquanto os clientes existentes são deixados de lado.

Mudar essa postura passa por fazer um planejamento organizado de follow-up dos clientes, desde o primeiro contato com a marca até as fases posteriores do pós-vendas. 

Um dos objetivos principais desse follow-up é garantir ao público a melhor experiência de compra possível para que, assim, a empresa encontre meios de fidelizar os clientes.

Algumas técnicas de pós-vendas são essenciais para orientar seu planejamento. Entre elas, estão:

  • Estar sempre um passo à frente das demandas dos clientes;
  • Entender que seu público sempre merece o melhor para ficar continuamente satisfeito;
  • Fazer abordagens com ofertas personalizadas e que vão de acordo ao que ele procura;
  • E, por fim, usar dados para embasar suas interações com os clientes.

Em tempos de transformação digital, um aliado fundamental que qualquer companhia precisa ter para garantir um bom atendimento pós-venda é o suporte da análise de dados. Principalmente, da análise embasada em tecnologias de inteligência artificial (IA).

A enorme quantidade de dados externos que o cenário digital disponibiliza para as empresas não pode deixar de ser levado em consideração por organizações que pretendem se manter competitivas e em crescimento contínuo.

Pois os dados fornecem informações valiosas para fundamentar a atuação de qualquer empresa no mercado, como informações importantes sobre clientes, potenciais consumidores e até mesmo de concorrentes.

Como fazer um pós-venda?

É importante contextualizar que, dependendo do porte de sua empresa, o pós-vendas pode ser executado tanto pela equipe de vendas que fechou o negócio, quanto por uma estrutura separada, com uma equipe especializada em atender o novo cliente.

Nesse contexto, fica clara a importância da comunicação em ambos os casos:

Faça follow-up

O follow-up não deve ser feito somente durante a venda. No pós-vendas, essa ferramenta é valiosa, servindo para questionar o cliente sobre os pontos positivos e negativos no uso do produto ou serviço até o momento.

Colher feedbacks mostra que a empresa se importa, e permite descobrir quais pontos devem ser mantidos e o que precisa ser melhorado com relação à estratégia. Mostre que você se preocupa com a opinião do consumidor e coloque-se à disposição para ouvi-lo.

Ofereça benefícios exclusivos

Uma boa maneira de reter e fidelizar seus clientes é fazendo com que se sintam especiais. Uma forma de fazer isso é por meio da oferta de benefícios exclusivos, que podem ser enviados em datas especiais, como aniversário, Natal ou Dia do Cliente. 

Esses benefícios podem ser descontos, promoções exclusivas ou outras ofertas que fizerem sentido. Se você está lançando um novo produto, funcionalidade ou serviço, que tal convidar os clientes atuais para conhecê-los primeiro? Permita que experimentem antes do restante do público e, caso decidam pela compra, ofereça um desconto especial.

Para quem vende produtos, o envio de amostras para conhecer outras opções do seu catálogo é uma boa ideia. E ainda dá para estimular o compartilhamento nas redes sociais, o que ajuda a tornar sua marca mais conhecida.

Tenha um suporte eficiente

Um suporte eficiente é o básico para um bom pós-vendas. A equipe de suporte deve ser organizada, bem treinada e eficiente, e os canais de comunicação com a empresa precisam ser integrados e fáceis de encontrar.

Um bom atendimento é uma oportunidade excelente de encantar os consumidores. Mas pode, também, ser um tiro no pé, caso seja de má qualidade, gerando avaliações negativas e reclamações na internet. Por isso, dê atenção especial a esse ponto.

Use as ferramentas certas

Um software de CRM permite integrar as ações de pós-vendas da empresa, auxiliando no relacionamento com o consumidor mesmo depois de o negócio ter sido fechado. Isso porque a ferramenta reúne as informações sobre o cliente, seu histórico de compra, dentre outros dados, o que permite personalizar o atendimento.

Outra plataforma que pode ajudar no pós-vendas é um software de automação de marketing, que ajuda na distribuição de conteúdos, por exemplo. Produção de conteúdo para o pós-vendas, aliás, é o tema de um próximo artigo.

Gostou deste conteúdo? Esperamos que tenham aprendido todos os detalhes sobre o pós-venda. Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco.

Aproveite e conheça as soluções da Infracommerce!