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Infracommerce: Uma empresa que se preocupa com os impactos ambientais

Os impactos ambientais são um fator importante para tomada de decisão. Por esse motivo, é necessário ter um negócio que esteja pautado em sustentabilidade. 

 

A pandemia levou a um crescimento exponencial no comércio eletrônico global, ao mesmo tempo em que aumentou a conscientização do consumidor sobre questões de impactos ambientais. Tanto os varejistas quanto as marcas estão sob pressão para tornar as compras online mais sustentáveis ​​– e ambos podem se beneficiar com essa iniciativa.

Impactos ambientais no desenvolvimento econômico, industrial e comercial

Os impactos ambientais no âmbito empresarial precisam ser debatidos constantemente.  Além disso, é preciso definir, de forma objetiva, o protocolo para que as empresas implementem tais práticas no mercado

O desenvolvimento sustentável é uma das principais preocupações da comunidade empresarial. Além do impacto no meio ambiente e na sociedade, é preciso considerar as questões econômicas e o custo das ações sustentáveis ​​para a tesouraria da empresa.

O retorno do investimento e do capital deve ser respeitado. Mas quais são as formas de garantir que sua empresa adote ações que levem ao desenvolvimento social, econômico e ambiental, sem prejudicar seu capital?

O desenvolvimento sustentável das empresas deve atender também às que fazem uso de suas políticas. As ações e decisões da companhia também devem ir de acordo aos impactos ambientais ​​para garantir seu futuro no mercado. Por isso, prove os resultados de desenvolvimento sustentável da empresa por meio de relatórios abrangentes.

A sustentabilidade não diz respeito apenas ao presente. O objetivo é criar um futuro em que toda a cadeia produtiva, da indústria até o consumidor, continue operando da melhor forma possível. Dessa forma, a sustentabilidade corporativa é vista como um importante fator de decisão estratégica.

Do ponto de vista ético, o conselho de administração da empresa tem a responsabilidade de se atentar e se posicionar de forma sustentável perante o mercado e seus consumidores. Portanto, é necessário controlar os impactos ambientais do empreendimento. Hoje, existem vários tipos de relatórios e indicadores específicos para medir a sustentabilidade dos negócios.

Esses relatórios são usados ​​para demonstrar os resultados das ações e planos de sustentabilidade. Além de garantir a viabilidade financeira dos investimentos e projetos na região. Esses relatórios garantem o desenvolvimento sustentável de negócios, serviços ou produtos para a empresa e para o mercado. Agora, é crescente a tendência de utilização de relatórios integrados no planejamento estratégico de ações sustentáveis.

Entenda os pilares da sustentabilidade no mercado

  • Ambiental: O pilar ambiental geralmente recebe mais atenção, pois as empresas se concentram em como reduzir suas pegadas de carbono e resíduos de embalagens, por exemplo. Acompanhar e focar na redução do impacto ao meio ambiente pode ser um ponto positivo para o planeta e para o financeiro da empresa, à medida que mais e mais consumidores valorizam esse tipo de esforço.
  • Econômico: Para que uma empresa permaneça solvente, ela precisa se concentrar em sua própria viabilidade e lucratividade. Dito isso, para ser sustentável, o lucro não pode vir à custa dos outros dois pilares. O importante é que os interesses do negócio se alinhem com os da comunidade, clientes e valores da empresa.
  • Social: O pilar social inclui operar de forma que beneficie os funcionários e a comunidade do entorno, de acordo com a licença social. Também significa prestar atenção em toda a sua cadeia de suprimentos e garantir que as pessoas envolvidas na criação de seus produtos sejam tratadas e remuneradas de forma justa.

Na onda da sustentabilidade, empresas já testam alternativas ao plástico descartável para retirada na loja e entrega em domicílio. Esses serviços são parte do rápido crescimento dos negócios, depois que os compradores se acostumaram com a conveniência durante a pandemia.

Tanto as marcas quanto os varejistas têm uma grande oportunidade de incorporar e endossar a sustentabilidade em sua produção, embalagem e mensagens, bem como em seus métodos de entrega.

Para os varejistas, o comércio eletrônico vem com frete. E com o envio vêm caixas, emissões de carbono e muito material de embalagem de plástico, o que significa que cada uma dessas compras teve um impacto no meio ambiente.

Como é improvável que o consumo global diminua tão cedo, o setor de comércio eletrônico agora está focado em ajudar a oferecer sustentabilidade, melhorando diferentes aspectos de suas operações.

Sabemos que é mais fácil falar do que fazer, pois o setor tem que lidar com desafios como: implantar mais soluções logísticas para atender à demanda aumentada, produzir mais embalagens para garantir que os produtos sejam entregues aos clientes com segurança, e o desafio de lidar com mercadorias e embalagens devolvidas.

Mas algumas práticas podem auxiliar nesse processo!

Como a Infracommerce trabalha com a sustentabilidade

A Infracommerce pretende crescer de maneira sustentável considerando os impactos ambientais, sociais, de governança e econômicos (ESG na sigla em inglês). Isso porque entendemos nossa capacidade de produzir e compartilhar valor para a sociedade. 

Nascemos para gerar escala e oportunidades para as marcas terem sucesso no mundo digital. Desta forma, nosso foco é transformar a sociedade com soluções inovadoras e mais eficientes, oferecendo a melhor experiência em cada etapa da jornada de compra.

Como expressão do nosso compromisso, aderimos às melhores práticas de ESG e ao Pacto Global da Nações Unidas (ONU) no Brasil, uma das maiores iniciativas de sustentabilidade corporativa do mundo.

Somos certificados pela Great Place to Work como uma das melhores empresas para se trabalhar. Além disso, atuamos para garantir que a estrutura organizacional da Infracommerce espelhe a demografia da sociedade, clientes e consumidores, assegurando uma cultura inclusiva e um ambiente diverso e representativo. 

As mulheres são 55% do nosso quadro funcional. Recebemos o selo Women on Board (WOB), que visa reconhecer, valorizar e divulgar ambientes corporativos com a presença de mulheres em conselhos de administração ou consultivos. Atualmente, 28,57% das sete cadeiras de administração são ocupadas por mulheres.

Em nosso Código de Ética e Conduta, formalizamos as orientações e normas de comportamento, que guiam nosso compromisso com a ética e a integridade, assegurando nosso crescimento constante, sólido e sustentável.

Seguiremos o caminho de crescimento e integração de agendas ESG ao nosso negócio, como pilar de nossa estratégia e posicionamento corporativo. Quer conhecer mais a Infracommerce? Fale com o nosso time!