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Estratégias de marketing para enriquecer o fluxo de compra

O fluxo de compra bem elaborado é ideal para ajudar na jornada de compra do cliente. Neste artigo, temos algumas dicas para que tudo corra bem no seu negócio.

O fluxo de compra da empresa inclui todas as etapas do processo de compras, como solicitações internas diárias, controle de cotações, seleção e negociação com fornecedores.

Ter um fluxo bem definido é o primeiro passo para implementar uma gestão de compras eficaz e estratégica em sua empresa.

Atualmente, seu projeto possui algum controle de aquisição? Não? Então, esse artigo é para você.

Com tantas ferramentas disponíveis hoje em dia, pode ser difícil saber qual vai ajudar a gerenciar suas compras com eficiência, a ponto de ser interessante investir tempo e dinheiro. Mas de nada adiantará se você não implementar um mínimo de organização e rotina em sua empresa.

Continue lendo para saber mais sobre fluxo de compra e como projetar o seu desde o início.

O que é fluxo de compra?

Basicamente, o processo de aquisição de uma empresa consiste em várias etapas. Assim, o fluxo de compra desempenha um papel vital nas organizações. Ele é o processo de compra de um produto ou serviço de um fornecedor preferencial de maneira econômica. 

Os procedimentos de aquisição variam de organização para organização, com diferenças em fatores como prazos de entrega, qualidade do produto e margens de lucro. Sendo essas considerações importantes no fluxo de compra.

O processo começa com o departamento de compras selecionando fornecedores relevantes e concordando com os termos, para obter o melhor preço de custo para o negócio. 

Quando uma empresa tem um requisito para um determinado produto ou serviço, ela inicia uma solicitação de proposta e cotação. Um fluxo de compras típico inclui:

  • Encontrar fornecedores;
  • Identificação das necessidades de bens e serviços;
  • Solicitar propostas/orçamentos; 
  • Negociar com fornecedores;
  • Acordo de termos com fornecedores;
  • Organização e recebimento de produtos/serviços;
  • Execução da garantia de qualidade;
  • Análise de resultados

Ter um fluxo de compra com etapas bem definidas é fundamental para implantar uma gestão de compras eficaz e estratégica na sua empresa.

 

6 estratégias que vão fortalecer seu fluxo de compra

1. Tenha uma estratégia de marketing digital

Uma das principais estratégias para aumentar as vendas é melhorar o seu investimento em marketing. Mas quantidade não significa necessariamente qualidade, por isso é preciso ter um plano estratégico de marketing no ambiente digital.

Monitorar os resultados pode maximizar suas vendas. Em seguida, faça uma pesquisa de mercado para descobrir quais mensagens vão diretamente para o seu público.

Exiba anúncios em plataformas como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads, e faça promoções em redes sociais.

O marketing digital permite que você verifique os resultados durante a campanha, antes de gastar todo o orçamento. Então, faça isso e pare tudo se achar necessário! Depois, recomece com um novo planejamento para o seu fluxo de compra.

Para acompanhamento de resultados, você também pode usar o Google Analytics e as próprias ferramentas de anúncios. Outras ações estratégicas para aumentar as vendas com marketing são:

2. Aposte na afiliação

O marketing de afiliados é uma estratégia de vendas infalível, e a chave para o lançamento de qualquer produto ou serviço em grande escala.

Se você conseguir alavancar com sucesso os seus afiliados, poderá aumentar muito suas chances de conseguir qualquer venda. Isso é especialmente verdadeiro quando seu afiliado é influente em seu campo.

Mas como fazer isso? Primeiro, você deve criar seu programa de afiliados e definir o percentual de vendas que está disposto a repassar.

Alguns afiliados também podem direcionar muito tráfego para seus produtos, serviços e ofertas. No entanto, nem todos estão dispostos a ajudá-lo a vender tudo o que você vende.

Você pode usar um site existente para encontrar parceiros ou simplesmente criar seu próprio programa de afiliados e fazer você mesmo.

De qualquer forma, os afiliados certamente podem adicionar impulso a qualquer cenário de vendas. No entanto, pesquisar as parcerias certas é certamente a chave para o sucesso no mundo do marketing de afiliados.

3. Avalie suas estratégias de preços

Se o seu produto ou serviço é sensível a oscilações de preços, preste atenção especial à sua estratégia no fluxo de compra.

Descubra o que seus concorrentes cobram e aumente ou diminua os valores com base no mercado e em seus objetivos. Baixar preços também é uma das estratégias para aumentar o volume de vendas – nesses casos, sua margem de lucro será menor e seu volume de vendas aumentará.

Além disso, o aumento nos produtos cria maior valor percebido na mente dos consumidores e aumenta seus lucros.

Você também pode realizar ações de “queima de estoque” e liquidação como uma estratégia para aumentar as vendas em períodos de baixa procura por determinados produtos.

4. Expanda seus canais de distribuição

Alterar ou adicionar as plataformas nas quais você vende seus produtos pode aumentar significativamente suas vendas e receita sem alterar suas campanhas de marketing ou preços de produtos ou serviços.

Observe mais de perto os efeitos do uso de vendas online, distribuidores e representantes de vendas externos para prever como cada um afetará seu volume de vendas, margens e lucros gerais.

Em alguns casos, novos canais de distribuição exigem suporte de marketing. Por exemplo, se você tem uma loja física e quer abrir um e-commerce, será necessário criar ações de divulgação específicas.

5. Diversifique suas ofertas

Se você é uma empresa estabelecida, talvez seja hora de adicionar novos produtos e serviços à sua estratégia para aumentar as vendas e alcançar um crescimento exponencial.

Faça alguma pesquisa sobre os produtos que seus clientes em potencial estão comprando, mas você não está vendendo e que você acha que podem ser lucrativos para fabricar e comercializar.

6. Tenha uma gestão de atendimento ao cliente eficiente com chatbot

Vamos começar definindo os chatbots: são sistemas de comunicação automatizada que funcionam dentro de aplicações de mensagem, como WhatsApp, Messenger, sites, etc, e conversam com as pessoas via texto ou voz.

Os bots normalmente se enquadram em duas categorias principais: bots baseados em regras e bots com inteligência artificial

 

O primeiro responde a comentários e dúvidas pré-programadas e específicas. Esses bots são incapazes de lidar com situações mais complexas, em que os padrões de conversação diferem das regras pelas quais eles são treinados.

Em contraste, o último é alimentado por inteligência artificial (IA), que permite lidar com comandos mais complexos, aceitar uma ampla gama de entradas do usuário, fornecer respostas personalizadas e evoluir com as conversas que tem com as pessoas ao longo do tempo.

Fornecer respostas em tempo real pode fazer toda a diferença quando se trata de estratégias para vender mais, por exemplo, por meio da conversão de leads.

Gostou dessas dicas? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este. Aproveite e conheça as soluções da Infracommerce!

 

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