Existem diversas formas de otimizar a logística. Separamos os 5 principais fatores para você aplicar e garantir a satisfação do cliente no seu e-commerce.
Você já parou para pensar em tudo que envolve a logística do e-commerce? Se você está administrando um negócio on-line, é melhor manter os olhos abertos!
Controle o estoque, calcule o frete, planeje suas vendas e envie cada produto. Cada uma dessas atividades deve ser feita com cuidado. Assim, você pode garantir que seus clientes tenham uma ótima jornada de compra em um ambiente online.
Desde o momento em que um potencial cliente entra no site, até o momento em que compra, recebe o produto e no pós-venda, ele espera que a loja virtual atenda às suas expectativas em termos de qualidade do produto e prazo de entrega.
As estratégias para armazenar, mover e enviar produtos geralmente afetam a experiência de compra. E é tudo sobre logística de e-commerce!
Então, vamos dar uma olhada em 5 dicas para otimizar a logística no seu e-commerce!
Otimizar a logística: saiba como começar
Depois de tudo o que vimos, fica a questão: por onde começar a otimização da logística? Uma possível solução nesse sentido é recorrer ao sistema Pick Up & Drop Off (PUDO) para facilitar as entregas.
Por esse sistema, seu e-commerce pode recrutar pontos de retirada e de coleta junto a estabelecimentos comerciais (com espaço ocioso disponível), ampliando sua capacidade de distribuição a um custo mínimo.
Funciona tanto para a entrega de produtos comprados online quanto para trocas e devoluções, com eficiência, segurança e economia. Mas existem alguns outros pontos para se atentar e conseguir otimizar a logística.
Confira abaixo:
5 dicas de como otimizar a logística
As oportunidades estão à frente, mas apenas aqueles com as melhores estratégias podem aproveitá-las. Isso significa otimizar a logística no nível mais detalhado, cuidando desde as compras com os fornecedores até o último minuto da entrega.
Trabalhoso? Certamente. É necessário que você use as melhores práticas, você pode começar agora a tornar seu e-commerce uma verdadeira máquina de faturamento.
Cinco delas você conhece agora. Acompanhe!
- Use os dados a seu favor
Você já conhece ou ouviu falar do conceito Supply Chain Analytics? Basicamente, quem trabalha nessa área lida com dados, a fim de encontrar soluções em logística, seja para reduzir custos ou aumentar a lucratividade.
Esse é um dos desdobramentos da Indústria 4.0, na qual o e-commerce está diretamente envolvido e o uso de Big Data é obrigatório.
Nas operações logísticas, dados são gerados todos os dias por sistemas do tipo WMS, OMS e TMS. São eles que darão suporte para que você tome decisões com margem de acerto maior.
- Desenvolva e monitore KPIs
Um indicador-chave de performance (KPIs) serve como parâmetro para avaliar o desempenho em certo processo ou atividade. Em logística, o que não faltam são KPIs para serem mensurados. Cada um deles faz uso de dados relativos a domínios específicos.
Para medir o tempo de entrega, por exemplo, você precisará ter acesso a dados de cada veículo e motorista ou mesmo dos modais de transporte envolvidos a partir da saída de um produto.
Estabelecer os KPIs certos é sinônimo de processos decisórios mais precisos e, sendo assim, a tendência é que o e-commerce tenha êxito em suas atividades.
Alguns deles são:
– Custo por mercadoria produzida
– Taxa de extravio
– Número de entregas
– Qualidade.
- Implemente soluções tecnológicas
A tecnologia tem um papel central nas operações logísticas e, nesse sentido, é fundamental que um e-commerce conte com softwares e sistemas adequados. Por isso, vale a pena investir em soluções como o já citado WMS, usado basicamente para automatizar processos em um centro de distribuição ou armazém.
Outra dessas soluções é o chamado Transport Management System (TMS), pelo qual se pode fazer a gestão dos transportes e a gestão de frota.
- Use a curva ABC e a queima de estoque se preciso
Uma dica sugerida por muitos especialistas é aplicar a curva ABC para controlar o estoque. O modelo inspirado na Análise de Pareto parte do princípio de que 80% das consequências são influenciadas por 20% das causas.
O que, traduzindo para o estoque, seria algo como: 80% dos produtos mais vendidos geralmente representam 20% do total de produtos armazenados. Assim, a ideia é usar a curva ABC para decidir melhor sobre produtos que precisam continuar e aqueles que podem sair da sua loja on-line.
Outra dica é não ter medo de queimar seu estoque por meio de promoções, caso o produto não esteja girando o suficiente. Nesse sentido, a internet te dá inúmeras possibilidades para liquidar os produtos, com apoio das redes sociais e no próprio canal de venda.
Dessa forma, use a criatividade e faça promoções atrativas.
Por que otimizar a logística no e-commerce?
Nas operações logísticas não há espaço para erro, pois quando isso acontece, representa um prejuízo financeiro e de imagem para o lojista.
Além de troca ou devoluções futuras, há todos os custos envolvidos na entrega de um item aos consumidores – sem mencionar sua própria insatisfação com o que receberam.
Nesse sentido, quem atua no e-commerce precisa estar preparado para lidar com o volume cada vez maior de compras. E você, quando vai começar a otimizar a logística do seu e-commerce?