Infracommerce

B3
svg2

O que é preciso para trabalhar com serviço de entrega?

O serviço de entrega é uma das coisas mais importantes nos últimos tempos. Quer trabalhar com entregas? Então você precisa ler este artigo completo!

Mais e mais consumidores estão decidindo comprar em lojas online. O principal motivo é que o preço é menor que o das pequenas lojas de rua, e há uma grande variedade de produtos. Por isso, é conveniente comprar sem sair de casa.

Com esse mercado em crescimento, aumenta a necessidade de transportadoras e entregadores dos produtos vendidos nas lojas virtuais. Fique atento às nossas dicas se você deseja trabalhar com serviço de entrega de produtos pela internet.

Confira!

 

Primeiros passos para trabalhar com serviço de entrega

Primeiro, planeje e organize todos os seus objetivos. Se você optar por trabalhar de forma independente, precisará considerar suas metas e possíveis folgas.

Crie uma programação flexível que funcione para você, com base em sua rotina diária. Isso é muito vantajoso, principalmente nas áreas de trânsito de cidades menores, onde o atendimento dos correios é mais difícil e demorado.

Essas transportadoras intermediárias acabam sendo a solução ideal para as lojas virtuais, garantindo que os envios sigam as datas corretamente e que cheguem aos clientes finais sem danos.

Seja como uma empresa transportadora ou como um profissional autônomo, vale a pena investir nessa estratégia de serviço de entrega. Aproveite todas as informações disponíveis e inicie o seu trabalho, potencializando as vendas de quem atua com e-commerce.

 

Como trabalhar com serviço de entrega 

Se você deseja trabalhar com serviço de entrega de produtos pela internet, o primeiro passo é entender que você pode utilizar seus próprios serviços de frete como freelancer e escolher a região de sua preferência.

Existe, ainda, a possibilidade de realizar trabalhos para lojas, ou mesmo, subcontratar em empresas especializadas nesta área. Leia e saiba mais sobre:

Fazer entregas com carros particulares

Para que seja satisfatório trabalhar com entrega de produtos da internet, é necessário estabelecer um objetivo bem definido para sua empresa.

Uma boa alternativa é ofertar serviços de entrega para locais próximos à região do comércio eletrônico. Desta maneira, você poderá prestar o serviço com o seu carro particular.

Trabalhar com aplicativo de entrega de mercadoria

Outra opção para quem deseja trabalhar com entregas de pedidos online, mas que prefere não abrir uma empresa, é oferecer o serviço de entrega para aplicativos. 

Ao se cadastrar como trabalhador nesses apps, é possível flexibilizar a sua carga horária, dentro de suas possibilidades e com as suas metas. 

Tenha como diferencial transporte ágil e responsabilidade

Na hora de contratar os serviços, as empresas ou clientes irão procurar por diferenciais que assegurem a sua eficiência. Portanto, ofereça responsabilidade e agilidade no serviço, para conquistar um espaço no mercado de trabalho.

É importante cumprir essas promessas, garantindo que a encomenda chegue intacta  ao consumidor, dentro do prazo estipulado.

Localização é fundamental

No momento de idealizar a localização da empresa para serviço de entrega, tenha em mente esses pontos específicos:

  • Procure situar-se no ponto central da cidade;
  • Tenha um espaço seguro para armazenagem dos produtos e encomendas.

Pense também no endereço dos seus potenciais clientes. Desse modo, você já consegue entender melhor a logística e prever as rotas mais frequentes a serem percorridas em seu dia a dia.

Trabalhar com aplicativos de entregas para autônomos

No mercado, também existem aplicativos que conectam grandes empresas a pessoas que gostariam de obter uma renda extra nos momentos vagos. Esses aplicativos permitem que, quando uma compra seja efetuada, a entrega possa ser realizada no mesmo dia.

 

Investimento necessário

O investimento necessário pode variar em função de: número de funcionários, aquisição de veículos de entrega e local de trabalho. Dessa forma, você deve analisar se sua operadora exige mais de um colaborador, ou se você consegue atender a demanda sozinho.

Considere, também, quais os veículos necessários para o tipo de entrega que pretende realizar. Para cargas de até 1.000kg, serão necessários veículos como pick-ups, vans e outros utilitários.

Se o foco for entregas menores, uma motocicleta pode ser suficiente e mais eficiente. E por último, verifique se será necessário alugar um espaço, ou se conseguirá atender aos serviços trabalhando em casa mesmo.

Todos esses fatores irão influenciar no investimento para começar os trabalhos.

 

Como competir com os Correios no serviço de entrega?

Quando pensam em começar com um novo negócio de entregas, muitos empreendedores buscam alternativas sobre como trabalhar com entregas rápidas e competir com os Correios. De fato, esse setor é dominado por essa empresa estatal fortíssima e bem estruturada.

Por isso, o melhor para o seu negócio é não competir com os Correios. Para fazer isso, você pode ir por dois caminhos: oferecer serviços que os Correios não disponibilizam, ou, suprir algumas demandas que os Correios têm deixado a desejar. 

Lembre-se que o serviço postal é muito eficiente para entregar encomendas de longa distância. Se um e-commerce situado em São Paulo vende um produto para o interior de Roraima, sem dúvidas os Correios são a melhor alternativa.

Porém, quando uma loja virtual atua principalmente na sua região e, mais do que isso, vende produtos frágeis ou que precisam ser manuseados com cuidado, os Correios já não são a melhor escolha. Nesse caso, o seu serviço pode ser bem apropriado. 

 

Entenda o funcionamento do serviço de frete

Os pequenos e médios empresários, que realizam transporte nos municípios, tendem a utilizar veículos pequenos, como SUVs e caminhonetes de pequeno porte. Desta forma, podem ser carregadas diferentes formas de produtos, como alimentos perecíveis, itens frágeis ou peças volumosas.

Se você é novo no ramo e busca um espaço no mercado, deve se preocupar em oferecer frete flexível de produtos, como spread, e se responsabilizar por entregar o produto em boas condições. Um grande desafio no mercado de serviço de entrega é garantir que os produtos cheguem ao consumidor em perfeitas condições.

 

Preparado para ser referência no serviço de entrega?

Infelizmente, não existe uma resposta pronta para esta pergunta. No entanto, é possível traçar estratégias de divulgação que o aproximem das grandes empresas de e-commerce. Em resumo, você deve se oferecer, mostrar serviços e preparar propostas.

No geral, as grandes companhias aceitam propostas de entregadores que atuem dentro de perímetros urbanos. Mas para isso, é necessário atender os quesitos para se tornar um associado da empresa.

Tudo isso está explicado na página da empresa, assim como de outras companhias da internet. Depois do primeiro contato, é necessário negociar as taxas de frete, sua lucratividade, quantas entregas pode fazer por dia, entre outros detalhes técnicos.

Para que tudo saia da melhor forma, é necessário ter uma plataforma que auxilia em todo o processo. A Infracommerce possui soluções para quem tem interesse em oferecer o serviço de entrega. Acesse e confira!

Fulfillment: seu e-commerce escalável

A escalabilidade no e-commerce refere-se à capacidade de executar operações com eficiência, não importa quão…

Elevando o grau experiencia do cliente em 5 passos

Saiba como aumentar de forma significante o grau de boa experiência do cliente com algumas dicas que…

Fale agora com
nossos
especialistas

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.