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One Stop Shop e as vantagens no mercado B2C

One Stop Shop e as vantagens no mercado B2C

One Stop Shop é um conceito para ‘’balcão único’’. Trata-se de um ambiente que atende a várias necessidades do cliente em uma única visita.

É uma tendência crescente, impulsionada pela expansão do e-commerce.

Com uma busca incessante pela melhor experiência do cliente, os consumidores optam por  marcas que ofereçam os mais altos níveis de satisfação.

No entanto, uma loja focada em apenas um produto ou serviço não consegue atender a todas as necessidades de seu público. E é aí que o conceito One Stop Shop tem aparecido.

Muitos negócios veem nisso uma oportunidade de se firmar como uma opção que combina diversos produtos ou serviços e se tornar uma referência para os consumidores.

Essa é uma estratégia de venda com uma abordagem flexível que funciona muito bem para o mercado business-to-consumer (B2C), direcionadas aos consumidores finais.

Continue a leitura para saber mais sobre este tema, o que é um balcão único e quais são os benefícios de tal estratégia.

O que significa o conceito de One Stop Shop?

Um verdadeiro One Stop Shop, ou simplesmente balcão único, é onde o cliente tem um contato para tudo o que precisa.

Esse contato é a pessoa que fala com todos os setores para orquestrar o que é necessário ser feito.

Se seus clientes têm um contato para tudo,mas não para serviços de suporte, por exemplo, isso não é um verdadeiro balcão único.

Mas por que isso importaria?

Certamente um telefonema extra para dar suporte ao cliente não é algo sério.

Mas pense de novo. Embora ser um verdadeiro balcão único signifique mais trabalho para sua equipe, também há benefícios adicionais em gerenciar genuinamente todo o processo.

One Stop Shop no mercado B2C

De acordo com os resultados divulgados em uma matéria no portal do Consumidor Moderno, em Março de 2021, há muitas vantagens em uma estratégia de One Stop Shop no mercado B2C.

As experiências com o balcão único têm apontado um aumento da lucratividade do varejo.

Além disso, os pontos destacados na publicação como principais benefícios da linha de produtos expandida incluem:

  • Aumento do ticket médio de compra;
  • Aumento de vendas com One Stop Shop;
  • Preferências do público por marcas ou lojas;
  • Uma experiência de cliente mais positiva;

Principais benefícios do One Stop Shop no mercado B2C

One Stop Shop nada mais é que um ambiente, virtual ou físico, em que o consumidor pode realizar compras de diferentes itens em um só local. Para conhecer os seus benefícios, acompanhe:

1. Impacto nos Negócios

O primeiro e mais importante benefício é que você ganhará mais negócios por ser um balcão único.

Os clientes não querem o incômodo de ter que entrar em contato com vários departamentos para resolver diferentes tipos de problemas.

Frequentemente, eles precisam se repetir sobre qual é o setor, quando, onde, por quantos e possivelmente assinar vários contratos.

Se este for o caso do seu negócio, você já se perguntou se está perdendo contratos e clientes porque é muito incômodo fazer negócios em sua empresa?

2. Atendimento ao Cliente

Um segundo benefício é a melhoria do atendimento ao cliente com o One Stop Shop. Se você estiver no controle das informações e for responsável pela organização dos recursos de suporte, terá maior controle da experiência geral que quer oferecer.

Você conversou com o cliente e entendeu o que ele precisa. Você não será colocado na desconfortável posição de ter que entregar o que alguém prometeu.

Você também tem a oportunidade de construir um relacionamento com o consumidor, entender suas necessidades e reconhecer as nuances de trabalhar com ele.

3. Responsabilidade Financeira

A terceira vantagem no mercado B2C é a responsabilidade financeira.

Como você controla o que foi solicitado, quanto e a que preço, você também sabe o que deve ser entregue.

Quando o cliente precisa passar por você para fazer alguma alteração, você consegue garantir que seja incluído na “fatura final”.

Especialmente aquelas que afetam as taxas, que necessitam de soluções de um departamento diferente, você conta com esses setores para comunicá-las efetivamente, caso essa seja sua função na equipe.

4. Coesão da Equipe no mercado B2C

Existem muitos outros benefícios, mas o último em que estamos focando aqui é o impacto em sua equipe.

Embora um verdadeiro One Stop Shop pareça mais trabalhoso para quem olha de fora, na verdade economiza tempo e frustração.

Pense no seguinte cenário: o seu cliente encomenda os produtos diretamente ao departamento de vendas. Eles decidiram incluir o serviço de embalagem extra, já que trata-se de um presente de aniversário.

No entanto, o colaborador responsável esqueceu-se de lhe dizer que adicionou este serviço e agora não foi enviada embalagem extra. É sábado e todos os outros funcionários ​​estão envolvidos em outras demandas.

Se você tivesse essa informação um dia antes, poderia ter providenciado a entrega expressa.

A confusão que vai acontecer em uma situação como essa (sem falar nos níveis de ansiedade da equipe e do cliente) pode ser totalmente evitada quando você gerencia todas as peças em movimento.

Afinal, vale a pena adotar o formato One Stop Shop? 

Portanto, o modelo One Stop Shop tornou-se uma forma prática, eficiente e econômica de atender às necessidades do varejo e do atacado.

Entre as vantagens dessa estratégia, destacamos a possibilidade de pesquisas de mercado mais precisas (que garantem satisfação do cliente), a facilidade de fechar negócios, a economia e a gestão eficiente dos projetos contratados.

E quando se trata de mercados de tecnologia, essas características são de importância estratégica.

À medida que a transformação digital acelera, a adoção de ferramentas digitais é fundamental, especialmente aquelas que fortalecem a segurança online.

Isso, por sua vez, aumenta as vendas, tornando o formato de One Stop Shop uma escolha especialmente vantajosa para o departamento de TI de uma organização.

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