Infracommerce

Infracommerce
B3

Estoque parado: o que fazer para movimentar as vendas

Estoque parado: o que fazer para movimentar as vendas

estoque parado é uma das piores queixas que uma equipe pode ter. Se há um objetivo que a maioria das empresas compartilha,é o desejo de aumentar as vendas.

E isso é perfeitamente legítimo, já que a sobrevivência de qualquer negócio depende em grande parte de seus ganhos. Mas e se a sua situação for de poucas saídas de vendas? Onde você pode começar a obter o maior retorno do seu investimento?

Continue a leitura deste artigo e veja como superar o estoque parado.

Estou com o estoque parado! Como movimentar vendas? 

Ninguém merece ver o estoque parado. Para superar esta situação, comece refletindo sobre as suas estratégias.

Muitas empresas se concentram quase exclusivamente na aquisição de novos clientes. Inevitavelmente, no início, esta é a única forma de gerar receita inicial.

Mas adquirir novos clientes exige muito esforço. Portanto, antes de investir ainda mais tempo e dinheiro na aquisição, que tal considerar cuidar mais dos clientes existentes?

Afinal, essas pessoas já conhecem seus produtos e serviços e estão entusiasmadas com sua oferta e sua empresa.

Na verdade, se você se concentrar em fortalecer o relacionamento com os clientes, seu ROI (Retorno sobre o Investimento) será até 7 vezes maior em comparação com as medidas de aquisição de novos clientes.

Isso também ocorre porque os que já existem em seu negócio estão dispostos a pagar preços mais altos do que os novos.

Existem várias estratégias que você pode usar para aumentar as vendas, reter clientes e movimentar o estoque parado.

Ao contrário da primeira impressão, isso não significa necessariamente um grande volume de trabalho extra. Mesmo medidas simples podem fortalecer o relacionamento com seus clientes e aumentar significativamente suas vendas:

1. Use o feedback de seus clientes para sair do estoque parado

Indiscutivelmente, a maneira mais fácil de melhorar a retenção em seu negócio – além de ter produtos e serviços atraentes – é responder ao feedback do cliente.

Os consumidores  geralmente vêm até você por vontade própria e dizem o que gostam em seus produtos e serviços e onde veem espaço para melhorias.

Apenas agradecendo o feedback e fazendo um esforço para ajudar seus clientes (por exemplo, substituindo mercadorias danificadas gratuitamente), você fortalece seu relacionamento.

Qual é o efeito de uma experiência positiva?

Se os clientes tiverem uma boa experiência com sua empresa, continuarão comprando de você,contarão a amigos, familiares e conhecidos e darão uma avaliação positiva online positiva espontânea.

Na próxima etapa, você pode usar o feedback de seus clientes para otimizar seus produtos e serviços e adaptá-los às necessidades de seu público-alvo. Você também pode usar feedback positivo para o seu marketing online.

2. Promoções exclusivas para incentivar compras repetidas

Se você abordar ativamente seus clientes existentes, poderá se beneficiar de suas satisfações.

Por exemplo, ofereça aos seus clientes campanhas de desconto exclusivas que os motivem a comprar de você novamente. Também é uma boa oportunidade de up-selling e cross-selling para aumentar suas vendas. Ambas são técnicas de vendas, com diferenças sutis que valem ser consideradas.

Enquanto up-selling incentiva os clientes a adquirirem soluções mais completas, portanto mais caras, o cross-selling oferece algo que complementa a experiência do cliente.

Além disso, você pode desenvolver campanhas de fidelidade e recompensar cada um de seus clientes com mais descontos ou brindes de alta qualidade se eles comprarem de você repetidamente ou inspirarem pessoas de seu ambiente pessoal a comprar seus produtos e serviços por meio de marketing de recomendação.

3. Melhore a experiência do cliente para fortalecer sua estratégia de vendas

Você pode aprimorar a experiência do cliente antes que novos façam sua primeira compra, pesquisando cuidadosamente os desejos, medos, problemas e esperanças de seu público-alvo.

Reserve um tempo para entender seus clientes por meio de pesquisas de público e grupos focais. A pesquisa também é uma boa maneira de transformar mais compradores ocasionais em clientes regulares, por exemplo, por meio de vendas adicionais.

Depois de ter uma imagem clara do que envolve seu público-alvo, você pode posicionar sua marca com base nos resultados de sua pesquisa. Para descobrir o que move o seu grupo-alvo, fique atento aos grupos relevantes nas mídias sociais, comentários no YouTube e análises de produtos semelhantes em várias lojas online.

4. Reduza as maiores frustrações do atendimento ao cliente

Seu atendimento ao cliente é a parte do seu negócio que tem o contato mais próximo.

Com uma equipe de atendimento ao cliente cortês, profissional e produtiva, você pode garantir que a retenção aumente exponencialmente. A base eficaz é eliminar as maiores frustrações.

Seus funcionários devem ter os conhecimentos necessários e uma atitude positiva em relação aos seus clientes.

Certifique-se também de que não precisam esperar muito para entrar em contato com um de seus funcionários ou para obter uma resposta às suas perguntas.

Tenha um menu de navegação em seu site organizado, que suas transferências de chamadas funcionem e que você resolva as dúvidas dos clientes durante a mesma interação sempre que possível.

E você deve evitar irritá-los com informações repetidas ou respostas com script.

5. Use um software de gestão da experiência do cliente

O mais tardar, quando você começar a pedir ativamente feedback aos seus clientes para aumentar posteriormente sua frequência de compra, você deve usar um software para processar dados e consultas do cliente.

Um bom CRM (Customer Relationship Management), como o nosso Infradigital, ajuda você e sua equipe de suporte a acompanhar e promover a produtividade de sua equipe – entre outras coisas, automatizando tarefas administrativas repetitivas.

O software de CRM e helpdesk não é caro e pode aumentar significativamente o sucesso de suas medidas de fidelidade do cliente.

Se você quer essa história de estoque parado para trás, é hora de priorizar o relacionamento com o seu cliente.

6. Otimize sua estratégia de experiência do cliente para superar o estoque parado e aumentar as vendas

Você implementou uma ou mais dicas para melhorar a experiência do cliente?

Então você deu o primeiro passo importante para aumentar suas vendas, e sair do estoque parado, de forma sustentável.

Mas você não deve parar por aqui. Colete dados regulares sobre o desempenho da retenção e experiência do cliente. Analise o desempenho de sua equipe de suporte e otimize regularmente sua estratégia de satisfação do cliente.

Conte com a Infracommerce

O nosso ecossistema digital é baseado nas seguintes soluções: Infrashop, Infradata, Infrapay, Infralog e Infradigital.

A Infracommerce tem as soluções ideais para quem almeja aproximar a marca do consumidor final e potencializar o negócio, seja ele B2B ou B2C. Somente um ecossistema digital é capaz de trazer os resultados esperados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

A entrega antecipada funciona para e-commerce?

Inicialmente, o conceito de entrega antecipada surgiu com a Amazon, patenteada em nome de Frete Antecipado. Uma…

Os melhores métodos de prospecção de clientes

A prospecção de clientes é o primeiro passo de uma longa jornada no processo de negócio, e…

Já ouviu falar em Behavioral targeting?

Behavioral Targeting, traduzido para o português (ao pé da letra) como segmentação comportamental, tem sido um…

Precisa de uma solução para sua empresa ou indústria?

Nós ajudamos algumas das empresas que mais crescem do mundo a encontrar novas oportunidades de negócios D2C e B2B.

Com soluções abrangentes em Full Service e Fulfillment, quer saber o que podemos fazer pelo seu negócio?

Fale com um especialista!

Conte-nos sobre seu negócio

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.

Fale com um especialista!