O carrinho abandonado é incômodo para os varejistas. Acontece que,quando a venda está próxima,o cliente em potencial se despede sem comprar nada.
Isso não é apenas motivo de desespero para os varejistas online. O abandono repentino de uma compra deixa uma sensação ruim, principalmente para os gerentes de produto.
Claro, pode ser que os preços tenham sido simplesmente comparados no carrinho de compras e, portanto, tenha servido ao seu propósito por enquanto. Até porque o cancelamento não é um caso especial, pois acontece muito.
Mas também pode atrapalhar a jornada do cliente neste momento crucial da experiência de compra. As perguntas o oprimem: o check-out foi muito complicado ? O UX não era intuitivo o suficiente? Houve algum problema técnico na interface do usuário? Temos obstáculos no processo que desencorajam as pessoas a comprar de nós?
Confira, neste artigo, quais razões levam um cliente a deixar o carrinho abandonado e como você pode superar isso.
Carrinho abandonado: motivos comuns pelos quais seus clientes abandonam o carrinho
Problemas técnicos no checkout são uma razão comum pela qual potenciais compradores se abstêm de comprar de você. Páginas de erro, longos tempos de carregamento, problemas de login, entre outros muitos aspectos…
Além disso, uma má experiência do usuário é um obstáculo recorrente em muitas lojas online. Acima de tudo, um complicado processo de check-out ou a exigência de criar uma conta por bem ou por mal desencoraja muitos usuários.
No setor de comércio eletrônico, as compras online que ficam inacabadas por qualquer motivo são chamadas de “carrinho abandonado“. Ou seja, o usuário entrou na loja e iniciou o processo de compra depositando um ou mais produtos, mas não realizou todas as etapas necessárias para formalizar a conversão.
Para os donos de e-commerces, um carrinho abandonado é uma fonte de dúvida: o que está falhando em nossa loja e o que precisamos fazer para transformar aquele carrinho em cliente? Antes de responder a esta pergunta, há dois pontos que precisamos esclarecer:
- Nem todos os carrinhos abandonados são recuperáveis
É possível que o usuário simplesmente não esteja interessado o suficiente em nossa oferta e tenha pensado melhor, ou que depois de comparar produtos e custos de envio, tenha decidido optar por um concorrente. Portanto, metas realistas devem ser definidas.
- Carrinhos abandonados também são fonte de informação
Os carrinhos abandonados não são apenas uma oportunidade perdida, mas também uma fonte de informação muito valiosa. Graças às suas ações em nosso site, sabemos em quais produtos nosso potencial cliente está interessado, por isso temos todos os dados necessários para dar um último empurrão se eles realmente desejam comprar.
Razões pelas quais um potencial cliente abandona um carrinho
Para resolver o problema dos carrinhos abandonados, a primeira coisa que temos que fazer é entender os motivos que levam um usuário a esta situação. Estes são os mais importantes:
- Os custos de envio ou os prazos de entrega são excessivos
De acordo com um estudo norte americano da Moonsend, esse é o principal motivo de abandono de carrinho, já que representa 60% dos abandonos no mundo.
- O processo de pagamento é muito complicado
Você pede muitos dados, não tem a forma de pagamento preferida do seu cliente, tem muitas páginas intermediárias para chegar ao checkout… e o resultado é que o usuário se frustrou e saiu sem comprar.
- O usuário na verdade não pretendia comprar nada, mas sim investigar
Alguns usuários usam diferentes lojas online para colocar os produtos de seu interesse no carrinho e, assim, comparar o custo total adicionando custos de envio e prazo de entrega.
Se for esse o caso e o carrinho foi abandonado, eles podem ter decidido ir com um concorrente… ou talvez você ainda tenha tempo para seduzi-los com uma oferta que supera a concorrência.
- Você não está dando informações suficientes
Se faltar alguma informação importante sobre seus produtos (descrição completa, fotos detalhadas, tabela de tamanhos…) é possível que o usuário decida que não pode confiar em sua loja e desista do processo de compra.
- A página está muito lenta
Outra fonte comum de frustração do usuário são as páginas que demoram uma eternidade para carregar e causam um “efeito de rejeição”.
6 estratégias para reduzir a taxa de carrinho abandonado
Para finalizar, vamos ver brevemente 6 estratégias possíveis para recuperar mais carrinhos abandonados, aumentar o faturamento do seu e-commerce e reduzir o índice de abandono:
- Ofereça melhores informações sobre seus produtos
O objetivo é gerar confiança e deixar o cliente bem claro sobre o que vai receber. Você também deve incluir informações detalhadas sobre sua política de remessa e devolução em um local de destaque na web.
- Melhore o atendimento ao cliente
Para reduzir a frustração entre os visitantes do seu comércio eletrônico, você deve ser capaz de oferecer respostas rápidas e precisas a quaisquer perguntas que possam surgir durante o processo de vendas.
- Melhore seu processo de pagamento
Revise minuciosamente tudo o que pode estar falhando e certifique-se de que o processo funcione perfeitamente do início ao fim: vários métodos de pagamento, condições de envio claras, design responsivo…
- Lance campanhas específicas de e-mail marketing
Para recuperar carrinhos, uma forma rápida e eficaz de resposta é enviar ao usuário um e-mail com um desconto especial ou frete grátis. Para fazer isso, certifique-se de que os clientes deixem seu e-mail no início do processo de compra.
- Faça remarketing
Algumas plataformas de anúncios sociais, como Facebook e Instagram, permitem que você carregue listas de usuários para campanhas de remarketing personalizadas. Aproveite-os para recapturar os usuários que abandonaram o carrinho.
Faça também remarketing no Google Ads. O processo é semelhante ao uso das redes sociais, mas aproveitando o alcance potencial da rede de anúncios do Google.
Por fim, conte com a Infracommerce! O nosso ecossistema digital é baseado nas seguintes soluções: Infrashop, Infradata, Infrapay, Infralog e Infradigital.