Infracommerce

Infracommerce
B3

O que diferencia os custos de armazenagem e os custos de estoque?

O que diferencia os custos de armazenagem e os custos de estoque?

Neste artigo abordaremos sobre as diferenças de custos de armazenagem e de estoque. Acompanhe!

Para entender que há diferença entre custos de armazenagem e custos de estoque, é necessário partir do seguinte entendimento: o estoque afeta diretamente o fluxo de caixa e a estratégia de vendas. O armazenamento está conectado à cadeia de suprimentos e centros de distribuição. Portanto, a estratégia utilizada para cada processo é completamente diferente.

Parece haver muita confusão entre os custos de estoque e os custos de armazenagem. Como parece se referir ao mesmo tipo de gerenciamento de materiais, mas na realidade existem diferenças sutis entre os dois. É importante que as empresas entendam as diferenças entre gestão de estoque e gestão de armazém, pois o tipo de sistema de gestão de materiais que você usa para catalogar seu estoque depende de vários fatores que podem afetar a eficiência do seu negócio.

Custos de armazenagem X custos de estoque: por dentro da gestão 

Para entender os custos de armazenagem, observe qual é o papel da gestão.

O que é Gestão de Armazém? 

A gestão de armazém refere-se aos vários processos relacionados com a manutenção e controlo do armazém de uma empresa. Ele passa por todas as etapas do processo, do início ao fim, e geralmente é supervisionado por gerentes de armazém.

Começando pelo frete de entrada e passando para o rastreamento e logística de ativos, o gerenciamento de armazém abrange tudo o que acontece em um armazém. Quer possuam um armazém ou vários, as empresas podem controlar a totalidade das suas operações de armazenamento. Um Warehouse System (WMS) pode ajudar a realizar todas essas tarefas.

O que é Gestão de Estoque?

O gerenciamento de estoque envolve acompanhar os produtos estocados de uma empresa. Ele monitora seu peso, dimensões, quantidades e localização. Isso ajuda os empresários a saber quando é hora de reabastecer os produtos ou comprar mais materiais para fabricá-los.

O gerenciamento eficaz de estoque é essencial para garantir que uma empresa tenha estoque suficiente disponível para atender à demanda do cliente. Se o gerenciamento de estoque não for tratado adequadamente, pode resultar em uma empresa perdendo dinheiro em vendas potenciais que não podem ser preenchidas ou desperdiçando dinheiro estocando muito estoque. Um sistema de gerenciamento de estoque (IMS) pode ajudar a evitar esses erros.

Principais diferenças entre custos de armazenagem e custos de estoque

Complexidade / Recursos

Uma das principais diferenças entre gerenciamento de estoque e de armazém, para compreender seus custos, está na complexidade de cada tipo de sistema de estoque. Os sistemas de gerenciamento de estoque são um pouco mais simples, pois um sistema de gerenciamento de estoque pode fornecer uma indicação da quantidade total de estoque que você possui para um local de armazenamento específico.

Os sistemas de gerenciamento de armazém, por outro lado, permitem que uma empresa gerencie sistemas de armazenamento inteiros dentro de uma estrutura como um armazém. Portanto, se um depósito tiver várias posições de armazenamento do mesmo produto, os sistemas de gerenciamento de depósito podem ajudá-lo a gerenciar todos eles, enquanto um sistema de gerenciamento de estoque informará apenas quantos produtos específicos você possui.

Controle e Armazenamento

A diferença de simplicidade e complexidade também afeta o controle e o armazenamento de estoque. Em um sistema de gerenciamento de estoque, você só pode saber se tem o produto específico em mãos e quanto dele está disponível.

A gestão do inventário dentro do armazém depende da utilização da gestão de armazém, que permite encontrar locais específicos para colocar o inventário ou mesmo recuperá-lo posteriormente. Em suma, o gerenciamento de estoque fornece as especificidades do controle de estoque, enquanto o gerenciamento de estoque simplesmente fornece a quantidade.

Integração

Outra diferença fundamental entre o gerenciamento de estoque e de armazém é a extensão em que um sistema pode ser integrado à logística geral do gerenciamento de suprimentos e estoque de uma empresa. A gestão de estoques é geralmente o primeiro passo nos outros processos que ocorrem na gestão de armazéns.

No entanto, a gestão do armazém está intimamente ligada a outros aspectos da gestão da empresa, como o abastecimento de produção, vendas e distribuição e gestão da qualidade. Em outras palavras, o gerenciamento de armazém é parte integrante das operações contínuas em outros departamentos, enquanto o gerenciamento de estoque não é.

Soluções de software

Quando se trata de software de gerenciamento de inventário versus software de gerenciamento de depósito, o software de gerenciamento de armazenagem tende a oferecer a uma empresa a oportunidade de analisar e alterar seu inventário e armazenamento conforme necessário, enquanto o software de gerenciamento de estoque geralmente não faz isso. Vários dispositivos de comunicação utilizados na gestão de armazéns geralmente permitem analisar e fazer alterações conforme necessário, resultando em uma operação mais ágil e eficiente.

Se você procura por mais soluções para a logística de seu negócio, a Infracommerce planeja a operação de sua empresa de forma integrada, focada em resultados, satisfação do seu cliente e omnicanalidade. O nosso ecossistema digital é baseado nas seguintes soluções: Infra.shop, Infra.data, Infra.pay, Infra.log e Infra.digital. Entre em contato para conhecer nossas soluções!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

Omnicanal é o futuro do atendimento

O futuro do omnicanal foi drasticamente acelerado pela pandemia, alterando para sempre a face dos…

Gestão de cadeia de suprimentos e sua importância

Neste artigo, você irá conferir a importância da gestão de cadeia de suprimentos em negócios modernos! A importância…

A melhor forma de fazer um investimento online

Se você deseja aumentar suas vendas mais rápido, reduzir os custos operacionais e aumentar também…

Precisa de uma solução para sua empresa ou indústria?

Nós ajudamos algumas das empresas que mais crescem do mundo a encontrar novas oportunidades de negócios D2C e B2B.

Com soluções abrangentes em Full Service e Fulfillment, quer saber o que podemos fazer pelo seu negócio?

Fale com um especialista!

Conte-nos sobre seu negócio

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.

Fale com um especialista!