rder Management System cria valor agregado para sua cadeia de suprimentos, pois permite a movimentação de informações confiáveis.
Entre a pandemia e o boom do e-commerce, o varejo mundial vive uma verdadeira revolução! As expectativas do consumidor mudaram, eles querem transparência em toda a jornada do cliente, desde o pedido até o recebimento do produto.
Portanto, você, como varejista deve, portanto, adaptar-se rapidamente a essas novas necessidades, garantindo a lucratividade do seu modelo de negócios.
Um Order Management System (OMS) ajuda você a enfrentar esses desafios. Ao sincronizar seus produtos, pedidos e estoque futuro, o sistema permite informações confiáveis. Assim, o gerenciamento de pedidos fortalece suas relações comerciais e as torna mais flexíveis e individuais.
Seus custos de armazenamento também são reduzidos: como a cadeia de suprimentos se adapta automaticamente aos pedidos e necessidades omnichannel, não há necessidade de bloquear estoques.
Enquanto o valor agregado é visto principalmente do lado do cliente, a tecnologia OMS garante melhor capacidade de resposta e também leva em consideração as restrições de fornecedores e transportadoras. Isso otimiza toda a sua cadeia de suprimentos.
5 vantagens do Order Management System (OMS)
Order Management System, como você já sabe, é o processo do pedido ao pagamento no coração de todas as empresas B2C e B2B que vendem mercadorias.
Ou seja, inclui todo o processo responsável pela gestão geral do ciclo de pedidos da empresa. Ele atende desde o momento em que o cliente compra, passando pelo seu processamento dentro do estoque até a chegada ao destinatário final.
A gestão de encomendas não é um processo isolado, mas baseia-se em quase todos os departamentos de uma empresa: desde o serviço ao cliente à gestão do estoque, desde a contabilidade aos parceiros de entrega.
O gerenciamento de pedidos (OMS), feito de maneira eficaz, garante o bom fluxo de trabalho em uma empresa graças a processos eficientes, que, como resultado, podem se desenvolver ainda mais e, assim, manter a satisfação do cliente e fazer jus à reputação da empresa. A seguir, confira outras vantagens:
1. Criação de valor agregado para a sua empresa
O Order Management System (OMS) processa todos os pedidos automaticamente. A maioria dos pedidos são feitos após às 22h.
Nesse momento, suas equipes estão no local para editá-los. Com um sistema de gerenciamento de pedidos, você pode definir regras de orquestração específicas para essas horas de folga e/ou, por exemplo, estabelecer domingos.
Os pedidos da Web podem ser atribuídos automaticamente a armazéns, pagamentos processados, etiquetas impressas e e-mails de confirmação enviados. A velocidade de processamento de pedidos é significativamente aumentada e seus níveis de estoque são atualizados em tempo real.
2. O Order Management System apoia o crescimento da sua empresa
O aumento da concorrência no mercado de varejo significa que você precisa escolher ferramentas que possam se adaptar constantemente à medida que sua empresa cresce. O sistema de gestão de pedidos é uma ferramenta ágil e flexível que acompanha o seu crescimento – e não apenas para grandes corporações!
As pequenas e médias empresas também se beneficiam dessa solução, pois otimiza os canais existentes, gera vendas adicionais e oferece novos serviços omnichannel que atendem às demandas cada vez maiores dos clientes. Além disso, os custos logísticos são otimizados.
3. Melhora sua lucratividade e ajuda a reduzir seus custos
Graças a um Order Management System, você tem uma visão geral em tempo real de seu estoque em toda a empresa. O inventário é instantâneo em todas as suas plataformas.
O cliente pode, assim, ter a certeza de que o produto de sua escolha está realmente disponível e o processamento de seu pedido é significativamente acelerado, principalmente se for recebido na loja.
Menos custos com transporte
Embora o cliente possa escolher entre diferentes métodos de envio, graças à promessa de entrega é possível destacar as opções de levantamento na loja na página do produto.
Dessa forma, se uma de suas filiais tiver o estoque necessário para atender o pedido, isso reduz custos tanto para o cliente quanto para a empresa.
O mesmo se aplica aos custos de devolução: se você aceitar devoluções da web na loja, reduz os custos para você.
4. O Order Management System (OMS) aumenta a satisfação do cliente
Na era atual do comércio eletrônico, mídia social e reputação online, o impacto das avaliações negativas dos clientes é maior do que nunca. Num ambiente tão competitivo, é por isso essencial fidelizar os clientes.
O processo de compra deve ser pensado com precaução e com o maior cuidado, porque os seus clientes exigem tanto a qualidade dos produtos encomendados como o próprio processo de compra.
Com um sistema de gestão de encomendas e as soluções omnicanal associadas, pode melhorar a experiência do cliente ao longo de todo o processo para melhorar:
Visualize informações de inventário confiáveis por meio da unificação de inventário
Convertendo suas lojas locais em armazéns para reduzir os tempos de entrega e os custos de transporte.
5. O Order Management System (OMS) funciona em um ambiente omnicanal
Ao escolher um sistema de gerenciamento de pedidos, você pode oferecer aos seus clientes uma experiência de compra consistente, tanto online quanto na loja.
Fornecer diferentes canais de vendas é uma área chave de desenvolvimento hoje para atender e alcançar seus clientes onde quer que estejam!
Na prática, muitos varejistas possuem sites, atuam em redes sociais e marketplaces. Todas essas são maneiras de as marcas promoverem seus produtos
Ao escolher um sistema de gestão de encomendas, pode oferecer aos seus clientes uma experiência de compra consistente, tanto online como nas lojas. Fornecer diferentes canais de vendas é uma área chave de desenvolvimento hoje para alcançar seus clientes, não importa onde eles estejam! Na prática, muitos varejistas possuem sites, atuam em redes sociais e marketplaces. Todas essas são maneiras de as marcas promoverem seus produtos!
Com um sistema de gerenciamento de pedidos, você pode gerenciar todo o estoque por meio desses diferentes canais. Independentemente do canal de venda utilizado, é importante lembrar que seus compradores podem querer ter vários métodos de entrega: na loja ( Click & Collect), retiradas na loja ou ao domicílio.
Com todos os benefícios que um sistema de gerenciamento de pedidos oferece, é de se perguntar como alguns varejistas ainda administram sem um! A Infrashop faz parte do ecossistema Infracommerce, e através de sua Plataforma Digital Marketplace In e Out, muitas marcas estão crescendo.
A plataforma omnichannel garante experiências únicas e integradas para o seu consumidor, além de Order Management System: IA, machine learning e soluções de abastecimento para conquistar maior agilidade e menor ruptura de estoque; e muito mais.
Conte com a Infracommerce! O nosso ecossistema digital é baseado nas seguintes soluções: Infrashop, Infradata, Infrapay, Infralog e Infradigital.